Entrevista com o diretor/fotógrafo Helder Matheus


Conhecido como Daddy, Helder Matheus é diretor e fotógrafo da Scalco. Helder Matheus é novo na cena mas já vem mostrando bastante diferença em suas fotografias e vídeo clipes lançados.


Seu último trabalho foi com o rapper Renato Alves (Froid) e Yan Vinicius (Menestrel) com á música "Lamentável" que tem cooperação do roteiro com Froid, Helder Matheus e Mark Alves. Com a direção de fotografia de Mark Vales e Paola Resende o vídeo clipe em três dias já passou de 121.118 visualizações.
Tá ruim?! Fraga! 


Em uma entrevista feita na "excrusiva" com Helder Matheus que ele falou sobre suas referências, planos futuros e projetos. 

Como que o audiovisual te conquistou?

Eu sempre curti muito o audiovisual e principalmente o universo das imagens, sempre soube que havia algo mágico por ali... Um poder, digamos assim. Eu só não tinha a mínima ideia de como aquilo tudo era feito, mas sempre me amarrei. De maneira geral, sempre fui comunicativo. curtia liderar o grupo nos trabalhos escolares e tudo mais... Quando era moleque, assistia filmes, dezenas de desenhos animados, lia alguns os gibis da Marvel e ficava viajando em como aquela imagem havia sido criada kkkk Mas eu pensava que era algo muito distante, entendeu?! Uma parada totalmente fora da minha realidade... Em 2012 o meu professor de história e jornalista Luiz Almeida, do terceiro ano, trouxe um projeto da hora, de uma televisão na Escola, eram muito interativas e eu já curtia audiovisual então logo pilhei participar do projeto.


Quais são suas referências?

Falar de referência comigo é um pouco complicado rs. Dentro do universo Cinematográfico, eu busco me inspirar em períodos; Expressionismo Alemão, Cinema Noir e Neo-realismo italiano. A arte e os artistas não podem ser neutros ou apáticos, isso é uma parada que eu busco em meus trabalhos. Individualmente a lista é muito extensa, a arte me apresentou grandes personalidades para que eu pudesse construir a minha... Nomes que vão desde George Méliés, até Estevan Oriol, passando por Banksy, Rog Walker, Jamel Shabazz, Felix Gary Gray, Julien Christian (Director X), Stan Lee, Christopher Nolan, entre vários outros, um dos meus maiores ídolos é o Will Smith. Entende?! Tudo e todos são referencias. Bem, por aqui, eu busco me inspirar nos meus amigos artistas de convívio, sabe?! Tenho sorte em trabalhar e aprender com pessoas extremamente talentosas diariamente. Mas não deixo de admirar muito o trabalho e conhecimento de caras como Fernando Meirelles, José Padilha... E uma galera que vem feito trabalhos com identidade visuais incríveis e mesclando muito bem o underground ao mainstream, como Fred Ouro Preto, Rafael Kent, Renato Lucena e Naio Rezende. São pessoas que tenho vontade de trabalhar junto um dia.

Quais seriam seus planos futuros?
Eu e meus amigos temos planos audaciosos, nós somos fascinados pelo Rap e a cultura underground em geral...O nosso objetivo maior e viver 100% disso e muito bem.
É extremamente motivador saber que o Rap se organizou em grandes gravadoras, produtoras, bancas, fraternidades e coletivos pelo mundo... Enfim, conseguiram criar selos fortes que abrangem não só a musica, mas a fotografia, a moda, o cinema, o skate, o grafite... Tudo relacionado a arte e cultura, com força dentro indústria e de forma independentes... Isso é genial pra gente, pegando como exemplo:
Aftermath (Dr Dre), OFWGKTA (Tyler The Creator), A$AP - EUA
Laboratório Fantasma (Emicida), Tudu Bom (Ret e MãoLee), Medelín Records (Felp) e o Damassaclan, Novo Egito (3030) - BRA

Bem, não posso esplanar os projetos e planos kkkk, mas quem conhece os nomes que eu citei devem saber do que estou falando... Ou vai dizer que não é o máximo prosperar juntamente com seus amigos em algo que todos trabalham juntos e se somam na arte que podem oferecer melhor?! Pegou a visão, hermana?! Eu falo de crescimento coletivo, falo de jovens sendo donos das suas próprias empresas e selos, o bang é virar e ajudar os outros a crescerem também... Tudo isso graças as conquistas da arte. O sistema já fechou a porta na nossa cara por tempo demais, nos organizamos, aprendemos com os erros e acertos dos mais velhos e isso nos preparou e ensinou a nossa geração a não querer só abrir as portas, queremos comprar a casa inteira kkk de preferência à vista. É nossa vez de citar as regras do jogo. 

Eu sei que não é fácil e ainda temos um longo e árduo caminho pela frente, estou começando, ainda no aquecimento... Mas tenho pessoas que torcem e me ajudam diariamente, não vou citar nomes mas elas sabem...são pessoas que apoiam e trabalham comigo em prol da nossa bandeira, e isso é o que nos faz continuar e nos superar diariamente. Quero agradecer muito a todos vocês por essa oportunidade, sou fã do que fazem aqui e de como são autênticos, organizados e profissionais. Sucesso, hermana! Nossa geração precisa de mais gente como vocês!



UM SALVE DO HELDER! 

Quero mandar um salve aos meus irmãos de corre da Scalco, Cinese Filmes, Young Gang, Leozão Hoodz e o Bruno Bastos (Rittual Caps) que me deu uma oportunidade impar esse ano de colar lá do RJ e desenvolver um trampo irado. Salve a toda família, progresso.



Esse mano vem chegando pra mostrar do que á cena deve ser feita de simplicidade e união, até o topo. Um dos seus trabalhos requisitados é com o Rapper Fumaça YG ft. Gryn no vídeo clipe "Vilão".
FRAAAGA LÁ!