Joshua Howard Luellen (nascido em 2 de fevereiro de 1989), profissionalmente conhecido como Southside, ou pelo seu nome artístico Young Sizzle (também conhecido como Southside On Da Track e Sizzle), é um produtor de discos, compositor e rapper americano. Southside ganhou reconhecimento na indústria do hip hop ao produzir músicas para artistas proeminentes em toda a esfera do hip hop americano. Em 2010, Southside e seu companheiro Lex Luger estabeleceram suas produções com a 808 Mafia, onde Southside atualmente está no comando do grupo. A base para o seu nome artístico veio do lugar de onde cresceu, Southside, Atlanta.
Vida antes da fama e carreira
Southside cresceu na região sul de Atlanta, na Geórgia. Crescendo, ele era um jogador de beisebol realizado e se destacou em inúmeras posições de beisebol, mas desistiu do esporte depois de sofrer uma contusão quando foi atingido na cabeça com uma bola. Ele começou a engendrar beats aos 14 anos, quando ele conseguiu seu primeiro computador graças ao seu tio. Foi em torno de sua adolescência que Southside decidiu começar a levar a carreira de produção a sério. Mais tarde, foi descoberto pelo então desconhecido rapper Waka Flocka Flame quando tinha 17 anos, e através da ligação com o próprio, conheceu Gucci Mane, que logo ofereceu uma proposta para ele, e assinou com ele para fazer parte do seu selo 1017 Brick Squad Records. Já no selo de Davis, Luellen conheceu Lex Luger, que foi outro produtor de Waka Flocka, e os dois começaram a trabalhar juntos para estabelecer a base de produção para o álbum de estréia de Waka Flocka Flame.
O primeiro grande lançamento de Southside foi a música "Fuck the Club Up", que apareceu no álbum de estréia, 'Flockaveli', de Waka. Em 2011, Southside co-produziu a faixa "Illest Motherfucker Alive", do aclamado álbum 'Watch the Throne', de Kanye West e Jay-Z, aclamado pela crítica. Isso ajudou a impulsionar sua carreira e trazê-lo para a cena mainstream do hip hop. Ele já trabalhou com artistas como Rick Ross, B.o.B, Wale, Meek Mill, Lil Scrappy, MGK entre outros.
Southside foi o principal produtor do álbum de colaboração de Gucci Mane e Waka Flocka, 'Ferrari Boyz', e no segundo álbum de Flocka, 'Triple F Life: Friends, Fans & Family'.
Em janeiro de 2013, Southside produziu "Millions" – o single principal da mixtape 'Wrath of Caine', de Pusha T. O videoclipe da música foi disponibilizado em 10 de fevereiro. A música provocou controvérsia quando o produtor Rico Beats foi convidado a modificar o instrumental de Southside para a versão final da música. Southside não foi notificado sobre as mudanças, o que levou os dois produtores a trocar ameaças no Twitter. Na lista de faixas oficiais da Wrath Of Caine, Kanye West é creditado como co-produtor, em vez de Rico Beats. Também em 2013, Southside & TM88 produziram a música "Tapout", de Birdman, para o álbum 'Rich Gang: Flashy Lifestyle'. A música alcançou a posição 44 no Billboard Hot 100 e ganhou certificado de ouro pela RIAA.
Ao longo do início de 2010, as produções de Southside foram apresentadas em várias mixtapes. Juntamente com o TM88, 808 Mafia, o single "Danny Glover" se tornou imperioso no início de 2014 para o projeto de Gucci Mane Young Thug, que foi engendrado pelo Southside. No final de 2014, a produção de Southside continuou a se perpetuar para o hip hop de Atlanta, quando a mixtape 'Monster', de Future, passou a se tornar um dos lançamentos de rap mais bem aclamados durante esse ano. O projeto bem recebido já teve mais de um milhão de visualizações e downloads através do site DatPiff, um site de mixtapes. Da mixtape 'Monster' a música "Commas" foi definida como um single comercial oficial em março de 2014 e passou 20 semanas no Billboard Hot 100, atingindo a posição 55 concomitantemente, ganhando uma certificação de ouro da RIAA, consolidando ainda mais o aumento de carreira de Southside.
Em 2015, Southside continuou a corroborar seu trap na indústria do hip hop ubíquo, especialmente em várias faixas produzidas pelo seu coletivo 808 Mafia. Luellen foi responsável por produzir uma parte significativa do álbum do Future, 'DS2', além de ser responsável por produzir nove das dez faixas da mixtape do Future, '56 Nights', nas quais Southside fez o valor total do projeto em apenas uma noite. Ademais, Southside também contribuiu para a produção de 3 faixas na mixtape colaborativa, 'What A Time to Be Alive', de Future com o canadense Drake.
Estilo de produção e influências
Southside usa FL Studio, juntamente com plugins VST instalados personalizados para compor seus beats fascinantes. Cada beat trap seu acaba soando rude, sombrio e estrondoso, cujo é semelhante ao de seus colaboradores Lex Luger e seu grupo 808 Mafia. Apesar de tais semelhanças, o som de Luellen é claramente conhecido por ser mais gângster, bombástico, arenoso, agressivo e ameaçador em comparação com o de seus colaboradores. Luellen é conhecido por seu som de hip hop sombrio, beligerante e ameaçador, juntamente com kicks fortes de 808, tambores de barulhos nítidos, fast-hats rápidos, sintetizadores frenéticos, instrumentos de chumbo sinistro e uma sinistra orquestra sintetizada de latão sintetizado, sucessos, cordas, Instrumentos de madeira e instrumentos de teclado.
Como muitos outros produtores, Southside usa uma marca de assinatura musical em muitas das músicas que ele produziu. Sua tag principal é uma voz inclinada dizendo seu nome. Ele também usa sua tag da equipe [808 Mafia] e, mais recentemente, uma amostra da série Ironside (série TV de 1967) produzida por Quincy Jones.
De volta ao início de sua carreira, Southside afirmou que é capaz de engendrar um único beat em 15 a 30 minutos, mas a partir de 2015, ele afirma ser capaz de fazer uma única batida em menos de 6 minutos e sem som. Ele cita Lil Jon como seu produtor favorito e se privilegia do trabalho de produção feito por Pharrell, Shawty Redd e Drumma Boy. Ele também é influenciado pelas obras de produção de Kanye West, Dr. Dre, Timbaland e Swizz Beatz.
Southside também acredita que a tecnologia moderna e internet, particularmente através da monetização de música através de sites de streaming, como SoundCloud, YouTube, Spotify e Apple Music, o ajudam a ganhar a vida com sua paixão pela música hip hop e também a fazer sua própria carreira de produção.
Ética no trabalho
Dentro do estúdio, Southside é conhecido por sua forte ética de trabalhar e perspicácia de marketing estratégico ao produzir batidas para artistas e obter a via finalizada para o circuito mixtape ou para reprodução na rádio. Desde 2013, Southside começou a se concentrar em ser um produtor como uma perspectiva empresarial, cultivando o talento ao mesmo tempo em que aprendeu os prós e contras da legalidade no negócio de produção musical, além de negociar negócios e tomar as decisões financeiras em cada ponto que ele é responsável pela produção.
Vida pessoal
Luellen nasceu quando sua mãe tinha 18 anos e ainda estava no ensino médio. Seu pai, Masaba Tyson, também foi produtor de discos, conhecido como CAPP1, que produziu vários eventos de hip hop em Atlanta, inclusive para os gigantes locais do OutKast. Southside atualmente têm 4 filhos: Karmello, Legend, RJ e uma filha chamada Karlye.
Fonte: Wikipedia
Southside, o produtor incomparável
Reviewed by Duarte
on
01 junho
Rating:
