
Shawntae Harris (nascida em 14 de abril de 1974), mais conhecido por seu nome artístico Da Brat, é um rapper americano e atriz de Joliet, Illinois. Começando sua carreira em 1992, mas o álbum de estreia foi 'Funkdafied', em 1994, vendendo um milhão de cópias, fazendo dela a primeira rapper a receber uma certificação de platina.
Vida antes da fama
Harris nasceu em Joliet, Illinois, e cresceu no lado oeste de Chicago. Seus pais nunca se casaram, e Harris foi posteriormente criada em duas famílias díspares. Viveu parte do tempo com sua mãe e sua avó e frequentava uma igreja apostólica quatro vezes por semana, onde cantar no coro. Harris frequentou a escola Kenwood Academy quando nova, onde jogou basquete. Ela se formou na Academy of Scholastic Achievement, uma escola que atende estudantes em risco, em 1992.
1992-1995: Sucesso inicial
Em 1992, o grande apogeu de Harris ocorreu quando ganhou o grande prêmio em um concurso de rap local patrocinado pela Yo! MTV Raps. No evento do prêmio, conheceu a jovem dupla de rap Kris Kross. Eles a apresentaram a sua produtora, Jermaine Dupri, que a assinou com seu selo So So Def. Dupri cultivou a imagem de Da Brat como uma "Snoop Doggy Dogg fêmea", e ela se tornou uma das primeiras mulheres "com base na realidade". Da Brat disse ao Atlanta Journal-Constitution: "Escolhi esse apelido porque sou como um único filho mal criado".
O álbum de estréia de Da Brat, 'Funkdafied', foi lançado em 1994 e entrou no 1º lugar na parada de álbuns de rap. O álbum foi platinado, fazendo dela a primeira mulher rapper solo a vender um milhão de cópias. O single homônimo alcançou o nº 1 no quadro de singles de rap e a posição 6 no Billboard Hot 100. Seu single de acompanhamento do mesmo álbum, "Give It 2 You", alcançou a posição 26 no Hot 100.
1996-1999: Colaborações e projetos cinematográficos
Em 1996, Da Brat lançou seu segundo álbum completo, 'Anuthatantrum', que incluiu o single "Ghetto Love" com T-Boz, da TLC. Durante o resto da década de 1990, Da Brat passou a ser mais conhecida graças às suas apresentações ímpares em outros álbuns de rapper e R&B. Da Brat também foi destaque com Kris Kross na faixa-título de seu álbum 'Da Bomb' (1993), bem como no seu terceiro álbum 'Young, Rich and Dangerous' (1996). Ela contribuiu no remix de Mariah Carey, que repercutiu muito bem na época, "Always Be My Baby" (1996); e fez uma longa-metragem nesse ano em "Kazaam" (1996) com Shaquille O'Neal. Durante o verão de 1997, Da Brat compactuou junto com Dupri em um remix de "Honey (So So Def Mix)" de Carey; gravou o remix de "Ladies 'Night (Not Tonight)" (1997) com Lil' Kim, Left-Eye (TLC), Angie Martinez e Missy Elliott; ainda em 1997, participou da faixa "Sock It 2 Me", no álbum de estréia de Missy Elliott, 'Supa Dupa Fly'. Em 1999, ao lado de Krayzie Bone (Bone Thugs-N-Harmony), participou do remix de Mariah Carey "I Still Believe", como cover de Brenda K. Starr de 1998. Ela também foi convidada a participar, em 1999, com Missy Elliott do remix "Heartbreaker", que é de Mariah Carey, do mesmo ano, e no remix de "U Do not Know Me", de Brandy. Naquele ano, também soltou umas rimas no single remix do Destiny's Child "Jumpin', Jumpin'", em 1999.
2000-2003: Retorno ao trabalho solo
No início de 2000, Da Brat lançou seu terceiro álbum completo, que teve os singles moderadamente bem-sucedidos "That's What I'm Looking" e "What Chu Like", com o cantor de soul, Tyrese. O álbum não foi bem aclamado pela crítica em comparação ao primeiro.
Abandonando sua personalidade "gangsta", decidiu seguir a tendência da música pop e tentou adicionar seu sex appeal. Em 2001, continuou sua tendência de ser apresentada nos remixes de outros artistas, chegando ao nº 1 na Billboard Hot R&B/Hip Hop Singles juntamente com o rapper Ludacris no remix "Loverboy", de Mariah Carey, e sendo também artista destaque no remix "Survivor", de Destiny's Child. Da Brat também apareceu como Louise no filme de Carey, em 2001, 'Glitter'. Em 2003, Brat lançou seu quarto álbum, intitulado 'Limelite, Luv & Niteclubz', e apareceu na 4ª temporada de "The Surreal Life", do canal VH1.
2005-presente: Atividades atuais
Em 2005, ela fez um espécime de retorno quando apareceu no remix da música "I Think They Like Me", de Dem Franchize Boyz, que também apresentou Bow Wow e Jermaine Dupri. A música alcançou o número 1 na Billboard Hot R&B/Hip Hop Singles e na posição 15 no Billboard Hot 100.
Em 2006, ela foi convidada de palco no "The Adventures of Mimi Tour", de Mariah Carey, em Atlanta, Nova York, Long Island, Washington, DC, Chicago e Los Angeles, realizando seus versos de rap nos remixes "Heartbreaker" e "Honey". Ela também foi destaque no "Gotsta Go" de Kelly Rowland, uma trilha bônus de seu álbum de 2007, 'Sra. Kelly', e também aparece em "4real4real", uma faixa bônus do 'E = MC²' de Carey. Ela também co-escreveu uma música com Carey chamada "O.O.C.", que aparece em no álbum citado anteriormente.
Em 2007 participou da quinta temporada do reality da VH1, 'Celebrity Fit Club'.
Em 2011 engendrou um remix com Kelly Rowland chamado "Motivation" e Lil Wayne.
Em 2 de julho de 2013 lançou seu novo single "Is It Chu?" no iTunes e outros serviços digitais.
Agora trabalha para o show da Rickey Smiley Morning como co-anfitriã desde julho de 2015.
Fonte: Wikipedia
Da Brat, a primeira mulher solo que conquistou mundo do hip hop
Reviewed by Duarte
on
02 junho
Rating:
