The Ogoin, nome artístico para João Lucas Prado, 21 anos, é um cantor, rapper e produtor nascido e criado em Itabira, Minas Gerais. O Amarelo Manga é seu primeiro projeto musical autoral, composto, produzido e performado inteiramente por ele.
O projeto conta com 6 faixas, sendo elas 4 sons, uma intro e um interlúdio, e tem como conceito base interpretações e exposições de variados sentimentos. O processo de criação do EP foi finalizado no meio do ano passado, em julho, e o de produção em dezembro.
O EP foi todo gravado e produzido caseiramente, captado e masterizado por Kevem William e mixado por Hugo Dias, ambos músicos e produtores itabiranos que já trabalharam com o The Ogoin em projetos anteriores.
“Eu fazia parte de um outro projeto musical que envolvia pouco da minha identidade pessoal e eu o fiz pra poder canalizar certas vontades e sensações que não podia expressar dentro do projeto.” explica Ogoin. “Eu estava passando por um momento delicado psicologicamente e queria fugir de algumas sensações, então desafiei a minha criatividade a projetar em mim outros sentimentos que não estava sentindo no momento, mas que os via muito presentes no meu meio social, e expressá-los de forma musical da maneira em que eu sempre quis fazer caso eu tivesse um projeto solo. Assim fui buscando incorporar ritmos que eu sempre escutei, como o Rap, o R&B, mas que fazia muito pouco no outro projeto em que eu participava, que era mais voltado para MPB, Pop e algumas vertentes do Rock.”
O Amarelo Manga tem como ritmos principais o R&B e o Rap, mas também traz elementos do Rock e do Trapsoul em alguns sons. O trampo também marca a entrada oficial do músico no selo da Tumor, sendo o primeiro membro do coletivo que não é morador da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Será lançado hoje, dia 21/03, no Youtube, Soundcloud e Bandcamp a primeiro plano, e estará em todas as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Tidal e etc.) em breve (a expectativa é que ele seja lançado nas plataformas no dia 21 também, mas o coletivo aguarda respostas da distribuidora).
Finalmente, Ogoin dá seu veredito para nos guiar diante do seu projeto. “Busquei soar o mais original possível, tanto nas linhas melódicas da voz quanto nos elementos dos arranjos instrumentais, mas de uma forma que agradasse e comunicasse com o público de Rap e R&B no geral. Queria que o EP soasse único, diferente do que já temos de comercial na cena, mas que não chegasse a soar experimental de mais, por mais que tenha sido feito de forma bastante experimental, já que estava testando nele o que havia aprendido pouco tempo antes quando comecei a estudar produção de beats.”
Confira o EP nas plataformas
YouTube:
SoundCloud:
Conversamos com The Ogoin sobre seu ambicioso lançamento, o EP 'Amarelo Manga'
Reviewed by Rafael Mafra
on
21 março
Rating: