Não é novidade o Hip-Hop samplear e ressignificar faixas de outros gêneros musicais para a produção de novos sons. Até, talvez, seja um de seus maiores méritos sonoros.
Em seu ápice de popularização, o rap recentemente vem invadindo festivais de Indie Rock, um gênero musical também com bastante visibilidade e lealdade dos fãs, como o próprio Lollapalooza aqui no Brasil. Esse intercâmbio cultural trouxe à tona diversas colaborações interessantes entre os artistas dessas duas vertentes, denunciando, inclusive, a aproximação de algumas bandas do meio com as tendências do Hip-Hop e do R&B. Desde os beats, aos samples e autotune, tais tribos têm demonstrado uma amizade saudável, resultando em incríveis obras musicais.
A partir desse cenário, juntamos o melhor do Minuto Indie e da V!$H Midia para listar os principais frutos dessa relação.
Flatbush Zombies - Crown feat. Portugal The Man
O grupo novaiorquino de rap já havia colaborado com a banda Portugal The Man anteriormente, em um remix de faixa do álbum ’Woodstock’, chamado ‘Feel it Still (Flatbush Zombies Remix). A estrutura musical de ‘Crown’, no recente álbum do Flatbush Zombies, ‘Vacation in Hell’, originalmente fazia parte de um projeto descartado da banda indie em 2016. Renascida dessa colaboração, a faixa inclusive puxa os rappers para explorarem novas melodias, denunciando uma sinergia muito boa entre os dois grupos.
Eminem - Revival (Interlude)
sample de Regina Spektor - Human Of The Year
Dentro de um álbum tão maçante, essa música é um grande mérito. Embora a faixa que intitula o projeto não tenha nenhum vocal do Eminem, ‘Revival’ é uma homenagem à cantora Alicia Lemke a.k.a. Alice and the Glass Lake. Eminem não a conhecia pessoalmente, mas já pretendia usar sua voz, gravada em 2013, em seu álbum. No meio do processo, Em foi noticiado da morte da artista, e assim resolveu não rimar em cima da faixa, deixando espaço para o tributo. O sample dos instrumentais são inspirados na música ‘Human Of The Year’, da musicista indie Regina Spektor. O interlúdio funciona muito bem no álbum, marcando a passagem de músicas agressivas e satíricas com sonoridades do Rock n’ Roll para um ambiente mais pessoal e denso.
Kid Cudi - Mojo So Dope
sample de Choir of Young Believers - Claustrophobia
'Mojo so Dope' é a sexta faixa de um dos álbuns mais versáteis do Kid Cudi. 'Man on the
Moon, Vol. 2: The Legend of Mr. Rager' é uma sequência do 'Man on the Moon: The End of Day', e assim como esse, investe na mistura do rap com o rock. O álbum acabou abordando temas semelhantes ao antecessor de modo mais sombrio, o que implicou no uso de recortes musicais mais pesados. 'Mojo so Dope' é uma das canções em que isso fica mais perceptível, já que o sample na música, além dos instrumentais, usa de um backing vocal muito bem encaixado na construção do ambiente profundo que Kid Cudi procurou construir. O resultado é uma track envolvente, que puxa a base instrumental sólida do indie, especificamente da música Clautrophobia, e as beats do hip-hop, o que colaborou para criar uma espécie de nicho pessoal do artista na coesão do álbum.
Future - Might as Well
sample de Arcade Fire - Owl
O álbum homônimo do Future traz a faixa com o instrumental baseado em 'Owl', do Arcade Fire. A faixa foi originalmente escrita pela banda de indie-rock para a trilha sonora do aclamado filme 'Her', que ganhou o Oscar de melhor roteiro original, em 2014. Além disso, faz referência a discursos machistas de Donald Trump durante sua campanha para a eleição presidencial dos EUA. A base do Arcade dá o tom da faixa e soa muito bem embaixo dos 808’s, transformando 'Might as Well' em uma música bem mais sensitiva e pessoal do Future.
Travis Scott - Don’t Play feat. Big Sean, The 1975
O primeiro single do, cá entre nóis, melhor projeto do Travis Scott, ‘Days Before Rodeo’. A música sampleia ‘M.O.N.E.Y.’ do The 1975, embora estejam creditados na faixa como uma participação. A banda teve a oportunidade de estar com o rapper no estúdio, e segundo eles, Travis queria fazer um remix da faixa ainda não lançada, porém os integrantes enxergaram que ele não estava apenas remixando.. ‘No final, não tinha nada a ver só com a nossa música, ele estava fazendo algo grande. Então decidimos que a música deveria ser dele, e não um remix’ conta a banda. A track também conta com recortes da música ‘If There’s Hell Below’ do Curtis Mayfield e a participação do rapper Big Sean.
Lana Del Rey - Summer Bummer feat. Playboi Carti, A$AP Rocky
Desde 2012, ASAP Rocky e Lana Del Rey têm colaborado em várias músicas e vídeos, e por enquanto nada que saiu dessa relação decepcionou. A cantora indie pop incorpora o trap em conjunto dos versos do Rocky e adlibs do Playboi Carti, rodeando um assunto de autoridade em sua carreira: relacionamentos.
Lil Peep - Cobain feat. Lil Tracy
sample de Owen - Bad News
Homenageando o maior nome do Grunge e sampleando a música Bad News, do Owen, o talento do Lil Peep em resgatar essas sonoridades do Rock para o Rap com certeza nos fará falta.
Young Thug - Me or Us
sample de Bright Eyes - Day of My Life
Essa é mais uma prova de que o Thugga é um dos artistas mais versáteis da cena. Na versão de vinil do álbum Beautiful Thugger Girl, esse som ainda tem os vocais do Travis Scott. O riff de violão sampleado de Day of My Life, da banda indie Bright Eyes, é preenchida por melodias únicas do rapper.
Big K.R.I.T. - Multi Til The Sun Die
sample de M83 - Wait
Outro sample bem encaixado, o rapper usa a faixa Wait, do M83 e ambienta um rap motivacional e cheio de barras.
Lil B - I Wanna Be Bill Gates
sample de Arcade Fire - Neighborhood #3 (Power Out)
Uma lista não é uma lista sem nosso BASED GOD. Esse som nem é oficial, mas não há dúvidas da sua autoria. A música sampleia Neighborhood #3, do Arcade Fire, e não tem como ouvir isso sem um sorriso no rosto. Genial como sempre.
The Neighborhood - #000000 & #FFFFFF EP
Para finalizar o texto, a mixtape Black & White do The Neighborhood entra no clichê do ‘por último, mas não menos importante’. Conhecida como a primeira mixtape já lançada de uma banda na história, esse projeto foi apoiado pelo DJ Drama e pelo DJ Don Cannon, trazendo participações de inúmeros rappers. Entre eles estão: OG Maco, Skeme, Raury, 100s, Casey Veggies, YG, G-Eazy, French Montana, Danny Seth, Dej Loaf e Danny Brown, além de um sample de uma performance ao vivo do Kanye West. Também o primeiro trampo da banda Indie, é com certeza a prova de que esses dois gêneros musicais funcionam muito bem juntos.
Texto por Rafael Mafra, da V!$H Midia, e Lillie Lima, do Minuto Indie.
As melhores colaborações entre o Rap e o Indie Rock
Reviewed by Rafael Mafra
on
14 maio
Rating: