Alguns kits da Nike na Copa do Mundo foram produzidos a partir de garrafas plasticas

Nawaf Alabid, jogador da seleção saudita, com o uniforme assinado pela Nike cuja versão 2018 tem o novo material Astro Mesh

A Nike deu um passo dentro do mundo da sustentabilidade, a copa do mundo de 2018 na Russia permitiu a marca alcançar um novo patamar. Alguns  kits e uniformes sendo utilizados pela Nike nessa copa da Fifa são de origem sustentável, contando com produção a partir de garrafas de plastico. 

Foram usadas ao menos 12 garrafas plasticas para a produção das camisetas, as seleções do Brasil e de outros seis países, entre eles Portugal, França e Inglaterra, são feitos de uma tecnologia pouco aplicada em produtos da grife esportiva, o Vaporknit, que combina respirabilidade com leveza e mobilidade. 

Nike 2018 fifa World Cup Kits sustainability Recycled Plastic bottles nigeria federation uniform football jersey

Mesmo feitos pela mesma empresa, a Nike, os uniformes de dez seleções classificadas para a Copa da Russia têm outras variações além das cores e estampas usadas em cada um deles: as tecnologias empregadas têm diferentes níveis de avanço.

Quando questionada sobre o por que do uso de tecnologias distintas para uniformes de uma mesma modalidade, a marca se limitou a informar que aposta “em oferecer a melhor tecnologia da Nike para a maioria das federações a fim de garantir a melhor performance para todos os atletas dentro de campo”.