10 documentários sobre música na Netflix para te tirar do tédio na quarentena


Em tempos de caos, crise e confinamento, ter acesso ao melhor do entretenimento é essencial para sobreviver sem perder a cabeça de vez. Pensando nisso, a VI$H separou dez documentários informativos e interessantes sobre artistas influentes de diversos gêneros musicais. 

Todos os filmes dessa lista estão disponíveis na Netflix e são realmente imperdíveis, então pegue sua pipoca e aproveite!

Quincy (2018) 

O lendário produtor, compositor e multi-instrumentista Quincy Jones expõe tudo sobre sua carreira icônica, seus problemas de saúde, ativismo e sua influência nos artistas dessa geração. O documentário foi co-dirigido e co-produzido por Rashida Jones, uma de suas filhas, dando um ar muito mais acolhedor à história de um ícone intocável. 


O Diabo na Encruzilhada (2019) 

Um intrigante documentário sobre o místico Robert Johnson, um dos maiores artistas de Blues de todos os tempos e uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos do gênero. 

Apesar de ser considerado um dos melhores guitarristas de Blues e ter sido tão influente, pouco se sabe sobre o artista. “O Diabo na Encruzilhada” recolhe as migalhas de informações sobre a vida artística e pessoal de Johnson e monta um complicado quebra-cabeça acompanhado de belos desenhos gráficos. 


Whitney (2018)

Com imagens, entrevistas e áudios nunca vistos antes, "Whitney" é um retrato íntimo e honesto sobre o sucesso e a vida pessoal turbulenta da lendária Whitney HoustonO documentário também toca em assuntos trágicos e sensíveis, como o abuso sexual que a cantora sofreu na infância e sua luta contra as drogas e depressão na vida adulta.

"Whitney" é um lembrete do talento imensurável e o legado gigantesco de uma das maiores artistas do mundo até hoje.


O Pai da Black Music (2019)

A vida e história de Clarence Avant, mentor e revelador de diversos artistas e celebridades influentes, é exposta em detalhes nesse documentário que mostra o início humilde e a caminhada bem sucedida de um dos empresários mais influentes de Hollywood. "O Pai da Black Music" mostra o poder de estabelecer conexões e como conhecer as pessoas certas, nos lugares certos, pode te levar muito longe.



Chasing Trane (2016)

Com vídeos caseiros e imagens de arquivo inéditas, a história do lendário John Coltrane é contada pelos músicos que trabalharam com ele, artistas que se inspiram nele e seus filhos. “Chasing Trane” explora o impacto da música de Coltrane e revela as paixões, experiências e forças que moldaram sua vida e sons revolucionários.


Reincarnated (2012)

O versátil Snoop Dogg se aventura nas terras jamaicanas em busca de inspiração artística e espiritual para seu primeiro álbum de reggae. É um documentário engraçado e divertido, mas que também mostra o encontro de Snoop com o movimento Rastafári e os problemas políticos, sociais e econômicos da Jamaica. 


What Happened, Miss Simone? (2015)

A cantora, pianista, compositora e ativista Nina Simone é decodificada nesse documentário lindíssimo que se aprofunda na mente e voz de uma das maiores artistas de todos os tempos. “What Happened, Miss Simone?” conta com gravações inéditas e imagens raras de arquivo da artista, além de relatos exclusivos de Lisa Simone, sua única filha. 



Homecoming: A Film By Beyoncé (2018)

Em 2018, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra a ser atração principal do Coachella e trouxe uma declaração sociopolítica, levando a temática e história das HBCUs para o palco. Em “Homecoming”, Beyoncé mostra ser um ícone da cultura pop e uma artista de talento ilimitado que não tem pretensão nenhuma de parar tão cedo. 


Travis Scott: Voando Alto (2019)

O começo humilde da carreira de Travis Scott faz contraste com estádios lotados, singles no topo das paradas e um sucesso mundial repentino no primeiro documentário sobre o artista.

“Travis Scott: Voando Alto” deixa um rastro de inspiração e motivação a cada cena, além de mostrar a trajetória pessoal e artística do rapper no processo de criação do álbum “Astroworld”, seu primeiro projeto a receber uma indicação ao Grammy.


Miles Davis, Inventor do Cool (2019) 

Nesse deslumbrante documentário sobre a vida do lendário Miles Davis, conseguimos ver detalhadamente o caminho da criatividade e audácia do artista que mudou a forma de fazer Jazz para sempre.

“Inventor do Cool” mostra o início da carreira de Davis nos anos do bebop e suas experimentações que levaram ao surgimento do Fusion e do Cool Jazz. Além disso, o documentário revela o vício em heroína e as dificuldades pessoais do artista. 


Escrito por @samariusk