As 10 melhores mixtapes do Lil Wayne que você precisa relembrar


Nos últimos vinte anos, Lil Wayne foi uma das figuras mais enigmáticas do hip-hop e conseguiu dominar todos os cantos da indústria musical com sua estética única e influência que reverbera até hoje. Entre prêmios e turbulências na carreira, uma das maiores conquistas do artista foi ajudar a popularizar as mixtapes na internet. 

Lil Wayne lançou mais de quarenta projetos ao longo de vinte anos de carreira e, apesar de alguns deslizes ambiciosos, como a tentativa de fazer um álbum de rock, a maior parte desse catálogo são obras inesquecíveis. Pensando nisso, a VI$H separou dez mixtapes que você definitivamente precisa ouvir de novo, ou pela primeira vez, se estiver morrendo de tédio.

Da Drought 3 (2007)

É impossível falar das melhores mixtapes de todos os tempos sem citar a lendária “Da Drought 3”. Considerada por muitos como o blueprint das mixtapes na era digital e um dos melhores trabalhos da discografia de Wayne, “Da Drought 3” é repleto de flows ácidos, metáforas inesperadas e algumas das melhores rimas da carreira dele. 

Em uma época onde projetos de rap são meticulosamente organizados a fim de conseguir uma boa nota na Pitchfork, a magia de “Da Drought 3” ainda reside na bagunça, espontaneidade e humor das músicas. 

Faixas imperdíveis: Sky’s The Limit, Upgrade, Dough Is What I Got, We Takin Over, Back On My Grizzy. 


The Dedication (2005)

“The Dedication” é a primeira mixtape da série que se estendeu até 2017 e foi lançada apenas uma semana depois do “Tha Carter II”, álbum cujo Wayne entregou alguns de seus versos e rimas mais incríveis até aquele momento. O projeto iniciou o reinado do rapper no topo das paradas e, por mais que uma mixtape com remixes e freestyles de hits de outros artistas parecesse desinteressante após a atmosfera única de “Tha Carter II”, “The Dedication” serviu para mostrar que Lil Wayne ainda não tinha chegado em seu ápice artístico.

Faixas imperdíveis: Like Dat, Motivation, Down & Out, I’m A Ridah, Weezy F Baby.



The Suffix (2005)

"The Preffix", lançada em 2004, não é uma das melhores obras no catálogo de mixtapes, mas "The Suffix", o sucessor do projeto, merece ter um espacinho na sua memória. Em termos sonoros, essa tape marcou o renascimento do rapper e abriu espaço para um aprimoramento sensacional de suas técnicas líricas, que presenciamos em primeira mão com o “Tha Carter II”, lançado apenas dezesseis dias depois do “The Suffix”.

A mixtape é recheada de rimas estonteantes e ótimos instrumentais, e se você conseguir ignorar os gritos escandalosos do DJ Khaled, você com certeza vai aproveitar muito.

Faixas imperdíveis: You Don’t Know Weezy, Damage Is Done, Fireman, We Da Kings, Give Head. 



Dedication 2 (2006)

Uma das melhores mixtapes de todo o catálogo do rapper, "Dedication 2", que foi lançada um ano após “The Dedication”, é um lembrete de que a genialidade de Lil Wayne está em sua capacidade de brincar com vocábulos e subverter a expectativa do público.

Com rimas surpreendentes em quase todas as faixas e metáforas cortantes, Wayne levou sua criatividade a um novo patamar e coroou a si mesmo, mais uma vez, como o melhor rapper vivo. 

Faixas imperdíveis: Sportscenter, Get Em’, Cannon, Georgia Bush, No Other.



Sorry 4 The Wait (2011)

Composto de apenas doze faixas, sendo que onze são freestyles, “Sorry 4 The Wait” é um pedido de desculpas do rapper aos fãs pelo atraso do lançamento do “Tha Carter IV”. 

O projeto balanceia muito bem faixas amenas e eletrizantes, mas o maior destaque é o remix inusitado de “Rolling In The Deep”, da Adele, que tinha tudo para dar errado, mas o artista conseguiu encaixar um ótimo flow e punchlines com maestria. 

Faixas imperdíveis: Marvin’s Room, Tunechi’s Back, Sure Thing, Groove St. Party, Hands Up. 



Dedication 3 (2008)

“Dedication 3” pode não ter sido grandiosa como as antecessoras, mas foi nessa mixtape em que Lil Wayne mergulhou completamente no uso excessivo do auto-tune. Lançada no mesmo ano que "Tha Carter III", a terceira edição da série mostra um lado mais desleixado do rapper. 

Após o sucesso explosivo de "Tha Carter III", que vendeu mais de um milhão de cópias somente na primeira semana de estreia, o artista estava curtindo um sucesso nunca presenciado antes na carreira dele, e conseguimos ouvir isso nitidamente em "Dedication 3".

Faixas imperdíveis: Dick Pleaser, She’s A Ryder, Got That Gangsta, My Weezy, Put On For The Game.



No Ceilings (2009)

Antes de passar oito meses na cadeia por posse ilegal de armas, Lil Wayne lançou a mixtape “No Ceilings”, repleta de remixes bruscos e rimas poderosas. 

“No Ceillings” é sem dúvidas uma das mixtapes mais populares do rapper, provavelmente porque em 2009 mudanças drásticas na forma de consumir música começaram a ocorrer, além de claro, ter sido lançada no auge da fama do artista.

Faixas imperdíveis: Run This Town, Swag Surf, Sweet Dreams, No Ceiling, Single. 



The Drought Is Over 2 (The Carter III Sessions) (2007)

“The Drought Is Over 2” é um compilado de vinte faixas vazadas que supostamente eram para estar na versão final do álbum “Tha Carter III”. 

Apesar de não ser uma mixtape lançada oficialmente, igual o EP “The Leak”, e sim vazada pelo DJ The Empire, “The Drought Is Over 2” tem a marca do Wayne em todas as faixas. Ademais, é um ótimo aditivo para relembrar o auge da carreira do rapper e como o clássico "Tha Carter III" quase soou completamente diferente.

Faixas imperdíveis: I Feel Like Dying, Let’s Talk It Over, I’m A Beast, Prostitute Flange, Something You Forgot.  



Dedication 5 (2013)

Alguns amam “Dedication 5”, outros odeiam, mas não tem como negar que o projeto cumpriu muito bem o seu propósito despretensioso e divertido.

“Dedication 5” é mais memorável pelos artistas novatos que Lil Wayne permitiu terem um momento na mixtape. Nomes como The Weeknd, Chance The Rapper e Future são alguns dos colaboradores, sendo que todos ainda estavam no começo da carreira na época. 

Faixas imperdíveis: I’m Good, Started, Way I’m Ballin, FuckWitMeYouKnowIGotIt, Type Of Way.



The W. Carter Collection 1 & 2 (2006)

Em 2006, além do “Dedication 2”, Lil Wayne também lançou o projeto “The W. Carter Collection”, dividido em dois volumes. 

Na época, o rapper focava mais em um lírico um pouco mais sério do que nos anos seguintes. “The W. Carter Collection”, apesar de não ter ganhado tanto reconhecimento, segue uma vibe parecida do “Tha Carter II” e tem ótimas músicas que merecem ser revividas, ou até mesmo descobertas.  

Faixas imperdíveis: Gangsta, When You See Me, Ain’t Got Time, Ridin With A Body, Someone Like Me.



Dedication 6 / D6 Reloaded (2017)

A mixtape começa com DJ DRAMA lembrando a todos que eles são o blueprint das mixtapes, dedicando essa sexta edição a todos os filhos e filhas de Weezy. É uma introdução perfeita e verídica para um dos projetos mais esperados de toda a série “Dedication”.

Lançado em 2017, um ano antes do aguardado “Tha Carter V”, Lil Wayne mostrou ao mundo, mais uma vez, que ainda é um dos maiores artistas de sua geração. 

Faixas imperdíveis: Eureka, 5 Star, What’s Next, Fly Away, Yeezy Sneakers.



Escrito por @samariusk