Conheça a Spread Design Studio, uma empresa notável de branding e criação fashion


Hoje em dia os processos por traz de uma marca de sucesso possuem como base uma equipe. Neste mundo do consumo no qual cada vez mais as marcas competem entre si, são fatores de identidade que fazem a diferença, otimizando essas ações, a VI$H te apresenta um estúdio que age como um facilitador para a sua marca alcançar todas as metas que deseja. 

Visando essa ideia te deixamos por dentro da Spread Design, um estúdio de branding e criação fashion de Vila Velha/ES, que tem trabalhado de forma consistente na identificação visual e criação de coleções de múltiplas marcas nacionais. A empresa é uma verdadeira realizadora de sonhos, dando vida as principais ideias na mente de seus clientes, agindo desde o desenvolvimento de sua coleção fashion, dando os primeiros passos com pesquisas e levantamento de dados, levando até o passo da criação das peças, estampas e a produção final.

Não pense que a agencia se limita ao território nacional, com um engajamento worldwide, a Spread age com notoriedade em seus serviços designados. A empresa tem estado lado a lado de futuros talentos da moda nacional, tais como Marlon Santos DNZL, um promissor designer e artista carioca. Além de estar diretamente ligada ao crescimento de nomes que tem se destacado dentro do streetwear nacional, como a originalidade apresentadas na marca Cetti.

Realizando um serviço indispensável para o cenário atual desde 2014, a Spread ainda se envolve diretamente com a cultura, desenvolvendo trabalhos especiais, com foco em intervenções urbanas, contando com a apresentação de projetos relacionados a arte, música e cultura. 

Trocamos um papo com os idealizadores do projeto, confira abaixo como funciona a Spread Design Studio.

VI$H: Primeiramente por que do nome Spread?
Spread significa propagar.

O termo tem muito a ver com a comunicação e o design. de forma simplista, podemos dizer que nosso intuito principal é disseminar os ideais e a voz de nossos clientes. 

VI$H: Como e quando tudo começou?
Tudo começou em 2014 em uma sala minúscula em um sobrado no centro da cidade.
desisti da faculdade de administração e de um emprego fixo em que passei dois anos gerenciando a parte criativa de uma marca masculina de surfwear para seguir meu próprio caminho e abrir meu próprio estúdio, onde eu pudesse ter liberdade de criação.

hoje, seis anos depois, após testar vários formatos de atuação, vários calotes, algumas brigas e amigos perdidos, kkk, estamos colhendo os frutos do trabalho em equipe e temos orgulho em dizer que estamos por trás de uma grande parcela de marcas emergentes, principalmente no streetwear. 

VI$H: Qual o tamanho da importância que uma empresa de branding como a Spread tem dentro de uma marca?
Ele serve tanto para criar a alma da empresa como para direcioná-la nas suas ações ao longo dos anos. é levado em consideração os fatores externos e internos que compõem o processo.

Nós basicamente pegamos a ideias e sonhos de nossos clientes e os transformamos em algo tangível por meio de intensa pesquisa e levantamento de dados, criando um plano de ação pautado em nossas experiências, uma comunicação assertiva e uma identidade visual forte que transpareça a alma da marca.   

Certa vez em reunião com um cliente chegamos na conclusão que o branding é como o plano de JK: ''50 anos em 5" kkk, é de fato é uma boa analogia! podemos dizer que Branding é vital para que a marca se estabeleça de forma verdadeira e cresça de forma saudável antecipando futuros problemas e queimando algumas etapas iniciais. 



VI$H: Quais são os serviços realizados pelo estúdio? 
Hoje nosso foco são dois:

BRANDING
Estudos de mercado e levantamento de dados, desenvolvimento e co-criação da alma e conjunto de características tangíveis da marca, posicionamento de marca no mercado e nicho de atuação, estudo e traçado de consumidores e público, desenvolvimento de identidade verbal e visual da marca, criação do plano de comunicação e ações, assessoria e manutenção de redes sociais, sites, pontos de venda e outros pontos de contato com o cliente;  

FASHION
pesquisa em tendência, desenvolvimento de coleções e produtos, assessoria, viabilização e acompanhamento de produção de vestuário e acessórios premium com parceiros da indústria, além da direção artística e viabilização de ensaios e fashion films. 

VI$H: Tirando esse momento atual de pandemia, como vocês enxergam esse mercado fashion no brasil?
De fato não é nenhuma novidade que a moda é feita de ciclos, e no momento os holofotes se voltam mais uma vez para o streetwear.

Estamos vivendo em um mundo onde as grandes marcas e corporações dominam o mercado e a tecnologia, adolescentes que nunca subiram em um skate se acotovelam em filas quilométricas na porta da Supreme para comprar um deck e um 5-panel, rappers estão milionários com a criação de linhas de tênis e o mercado paralelo da venda de itens deadstock e vintage gera números astronômicos.  
No Brasil, sentimos esses efeitos também. os brechós e perfis de vendas de roupas hype se multiplicam todos os dias, assim como marcas de street nascem, crescem e morrem em um ritmo impossível de mensurarmos. as grandes marcas nacionais como High co. começam a ser reconhecidas internacionalmente e têm seus nomes atrelados comercialmente a gigantes do varejo como Zumiez, sendo vendidas em lojas na Califórnia e Japão, e sendo divulgadas na icônica Thrasher. estamos vendo ainda outras marcas como a Class e Quadro Creations elevando o nível do game em conceito e qualidade. recentemente vi uma farmácia online vendendo Jordans, kkk.
Bbservando mais a fundo, de maneira antropológica vemos que o streetwear vai muito além do mercado,  estando totalmente ligado a contra-cultura e movimentos sociopolíticos, artísticos e musicais. é interessante ver como esses elementos se mesclam ao mundo da moda gerando novas correntes de pensamento, novas estéticas, novos grupos e novos ídolos.

A real é que muitos querem fazer parte do que o streewear vem se tornando – e ainda tem espaço.

VI$H: Atualmente quais são os clientes que a Spread trabalha?
Hoje temos em nosso portfólio e cartela de clientes de criação e produção algumas das marcas conhecidas internacionalmente como a High co., e muito orgulho de trabalharmos com o designer e artista Marlon Santos DNZL, inclusive em peças conceito para desfile. Nosso principal foco é nas marcas emergentes do streetwear, como Cetti, Chance, Giant Company, Fourleaves, Panorama Studios e Lepre. além dessas, trabalhamos também com outras marcas do setor de surfwear e moda feminina.

VI$H: Quando se fala em branding, as pessoas associam somente a parte visual. Além disso, o que está incluído no branding?
Existe uma ideia totalmente equivocada de que o Branding é apenas identidade visual, quando na verdade essa é apenas a ponta do iceberg. 

A forma de se portar, a escolha das palavras e do tom de voz nas redes sociais e anúncios, as cores, banners e disposição do site, a organização, escolha e o visual merchandising dos pontos de venda, a escolha dos modelos, fotógrafos e mood dos ensaios e fashion films, tudo o que faz contato com o público é ditado e faz parte do Branding de alguma forma. 

VI$H: Todos os processos de criar uma identidade merecem ser ressaltados. Quais são os principais pontos que compõe os trabalhos da Spread para essa construção de identidade? 
Gostamos de pautar nosso processo na co-criação. acreditamos que as marcas que são gerenciadas com dedicação e entrega pessoal tendem a ser mais genuínas, portanto os donos e criadores das marcas são agentes importantes no processo de desenvolvimento das identidades. criamos com eles e para eles, eles são os primeiros consumidores do que vai se tornar uma marca. 

Dado esse ponta pé, começamos a moldar a marca através da pesquisa de mercado, entendendo quem são os concorrentes que compõem o nicho que vamos inserir essa marca, o que o público quer e o que ele consome. 
Bobby Kim no seu livro diz que um dos passos para crescer sua marca é entender que os números que encontramos nessa parte do processo são pessoas, e essas pessoas têm vontades, opiniões e anseiam por uma marca que terão empatia, e é exatamente nisso que acreditamos. Com esses dados em mãos o que fazemos é simplesmente tentar criar uma identidade que transpareça quem é essa marca e no que ela acredita. 

VI$H: Antes de terminar a entrevista, qual recado você deixa para os leitores que estão te conhecendo?
Para os criadores e donos de marcas: valorizem os profissionais da área. pode não parecer as vezes, kkkk, mas nós sabemos exatamente como é estar na sua posição, estudamos arduamente para entender quais são os caminhos para se chegar nos objetivos que vocês almejam. contrate, faça parte do processo, aprenda e ensine. 

Para os consumidores, sneakerheads e hypebeasts: tudo o que você consome passou, em algum momento, pela mão de um profissional ligado ao branding, design e comunicação. valorizem também esses profissionais, eles estão por trás das grandes marcas, dos gigantes da indústria fashion e musical, por trás das inovações e dos modelos icônicos que amamos.

Para ficar por dentro das novidades apresentadas pela Spread, acesse o site do estúdio e siga os nas redes.

https://www.studiospread.com.br/
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