Do inicio como brechó, passando pelo custom de peças, a Nove Zero entrega sua primeira coleção autoral






Estamos vivendo um momento único dentro do streetwear nacional, apesar de toda a crise, tem sido um marco o adendo de novas marcas de qualidade influenciado diretamente no crescimento deste mercado. Trazemos um exemplo claro disto, te deixando por dentro da primeiro coleção autoral da marca Nove Zero.



Vindo diretamente de Vila Velha, no Espirito Santo, a Nove Zero deu seus primeiros passos no final de 2016, surgindo inicialmente no formato de brechó. A fase inicial da marca operou desta forma, também trabalhando com peças em custom, personalizando com um toque único as próprias roupas do brechó. Esse processo serviu como um investimento, recrutando fundos, utilizados para o lançamento oficial de sua própria linha de produção, que chegou oficialmente no dia 17 de Agosto.

Uma estética própria pousa sobre a primeira coleção capsula da marca, intitulada Ponto de Partida, material que marca uma nova fase a ser seguida pela Nove Zero. O lançamento da coleção chegou acompanhado de um belo filme de apresentação, contando com produção audiovisual de Wellington Luz.


Tivemos o prazer de trocar uma ideia com Pedro da Mata, fundador e responsável pelas operações da marca, que nos deixou por dentro do próximo drop e mais algumas visões. Confira o papo na integra abaixo:


VI$H: Como surgiu a marca Nove Zero? 
Sempre estive envolvida nessa relação de compra e revenda de produtos, desde a infância, ainda em Minas Gerais, onde nasci e morei até o início da adolescência.  Já na metade da minha graduação em Administração busquei oficializar esse negócio, porém no ramo da moda. Ciente dos desafios e também dos investimentos e conhecimentos necessários, optei por tentar um brechó, na qual me daria base para administrar uma empresa e juntar recursos.

VI$H: Nove Zero. Revela ai qual a historia por trás do nome que assina a marca.
Já com a direção apontada para a moda e na forma de brechó inicialmente, comecei uma pesquisa no sentido de criar uma marca, não apenas um nome de uma loja, pois o desejo da linha própria já existia. Percebi que minhas referências em sua maiores se concentrava nos anos 90, então comecei a pensar nomes a partir dessa referência macro. Passei por opções como “atemporal” “vhs” etc. Mas percebia que esteticamente combinava para um nome de loja, mas não de uma marca. Até que veio uma luz de escrever de forma discursiva o “9” e o “0” soou muito bem e também não ficou aquela coisa tão tão na cara, anos noventa.

VI$H: Qual é a essência por trás das peças da linha Ponto de Partida? Quais as influencias levam presença na coleção? 
. A essência das peças é essa vibe streetwear noventista de poder combinar as peças com tudo, principalmente com o jeans. A intenção era criar peças que não comprometessem o look, e sim que combinassem com outras e materiais diversas (tênis/sapato, jeans/sarja, short/bermuda etc) e trazer sugestões de uso em postagens.


VI$H: Deixe a gente por dentro dos passos criativos que levaram ao resultado da ultima entrega.
Ao começar o desenvolvimento da coleção em parceria com o Studio Spread também sediado em Vila Velha, a intenção era apresentar uma coleção mais completa com mais estampas, acessórios e tipos de peças. Mas logo a necessidade de comunicar esse nova fase (que veio pra ficar) e também nova identidade, optamos por fazer um recorte e criar uma coleção cápsula. Daí veio a ideia da Ponto de Partida, cores neutras e que dessem vida e evidência a logo.

Sobre a estética visual do ensaio e filme, foram produzidos pelo meu amigo de infância Wellington Luz (@vizualwtz - Instagram) que topou sair de MG e ficar umas semanas aqui no ES comigo imerso na coleção para passar da melhor forma a ideia (partida, início, viagem etc) que a coleção propõe.


As fotos e vídeos aconteceram em um lugar muito simbólico aqui do estado, que é a prainha de Vila Velha aos pés do Convento da Penha, por onde os portugueses chegaram em solo capixaba. Onde também começa a viagem da Nove Zero rumo ao objetivo global.
VI$H: A figura de uma pantera estrela a estampa das camisetas. Por que uma pantera? 
pantera tem um significado pessoal muito grande e motivador que foi transportado para a marca, que além de estampar peças ela também está presente na identidade visual. A pantera demonstra uma presença e imagem de seriedade junto com agressividade e representatividade. A referência do uso da pantera também tem inspiração através do “Black Panther Party” (Partido dos Panteras Negras) e o próprio herói Pantera Negra. O detalhe do globo que também ficou em evidência se tem a partir do objeto global que a marca quer alcançar.

Nos conte mais sobre o processo de produção das peças apresentadas no último drop da marca.
Como a fase de produção estava planeja para o mês de junho/julho, ainda estávamos em meio a pandemia, então busquei fornecedores locais para não ocorrer atrasos, único acessório que veio de fora do estado foram os buckets. A produção foi toda local. Inclusive a produção das t-shirts e hoddie aconteceu em fábrica comum a grandes marcas locais e de presença nacional, o que de certa forma garantiu a qualidade das peças.

VI$H: Será possível encontrar essas peças para venda novamente, ou foi uma edição limitada?
Da coleção Ponto de Partida será bem difícil kkkk, pois no momento presente em que escrevo, encontra-se em sold out quase todos os modelos e peças. Mas a mecânica será de drops sempre com peças limitadas, e que poderiam serem relançadas um dia de acordo com sucesso das mesmas. Um exemplo é a T-shirt Logo Pantera Off White, que teve sold ou ainda na primeira hora do lançamento. Mas esses relançamentos deram estudos, pois já estamos com 2/3 coleção e planejadas a frente. Podem acompanhar a marca no instagram @novezerobr, e em nosso site que ainda está em construção novezero.com.br.

VI$H: Após um sold out em seu primeiro drop. Qual o próximo passo da marca. O que podemos esperar em sua próxima entrega? 
O próximo passo será revisar alguns detalhes da segunda coleção para que possa entrar em produção com data prevista para daqui 3 meses. “Dia de jogo” vem aí 👀.

No intervalo das coleções ocorreram pequenos lançamentos que serviram de spoilers e ambientaram as coleções posteriores.


VI$H: Um recado para os futuros consumidores da Nove Zero.
Esperem experiências e sensações nostálgicas.


Siga Nove Zero

Instagram
Shop