Nego Joca conversa com a timidez no audiovisual "Te Olhando de Longe"


2020 fica marcado como o ano da chegada do álbum de estreia do Nego Joca. O artista de 27 anos, que reside em Porto Alegre, presenteou a cena em abril com o lançamento de seu primeiro disco. O rapper embarcou com muito conceito e versatilidade, seguindo em trabalho com as faixas apresentadas no projeto, liberando o drop oficial de um novo clipe que integra parte do álbum "Pré-História: Introdução ao Sonho de Guri Vol. II".

A música da vez a ganhar seu audiovisual, é a track "Te Olhando de Longe". Faixa a qual representa uma conversa direta com a timidez do rapper, menos quando ele porta o microfone em suas mãos. 

O single possui produção musical por Liip Beats, tendo gravação pela OCorre Lab, trazendo mixagem e masterização nas mãos de Léo Braga. O audiovisual foi dirigido e editado por Bruno dos Anjos, recebendo assistência de Guilherme Becker, com produção realizada por Brenda Vidal, Gabriela Dias, Isadora Aires e Thaianny Pontes. Assista o material na integra abaixo:


Trocamos uma ideia com os artistas sobre todo o processo envolvido na construção do álbum e seu último clipe lançado. Confira abaixo:

VI$H: O álbum "Pré-História: Introdução ao Sonho de Guri Vol. II" segue ganhando ouvintes. Conte nos um pouco como foi o processo criativo do projeto?
Nego Joca: Eu trago as minhas vivências, saca? O que eu vivo "estando na pré-história". De certa forma, a maioria das músicas já estavam prontas.Tipo, faz muito tempo que eu formulei o conceito de "Pré-História", que nomeia o meu EP (meu primeiro trabalho) e esse álbum, e as letras especificamente desse a maioria eu escrevi faz anos também. Como eu não consigo escrever sem um beat, a maioria já tinha eu já tinha um beat de referência que eu catei no youtube pra escrever as letras e tal, ou no mínimo um sample, e poucos meses antes de largar liguei o Liip (que produziu a maioria) e os outros produtores pra ter os beats de fato. Eu não consigo escrever a hora que eu quero, dependo de "bater a inspiração", e se ela vai embora e eu não terminei a letra, só quando aquela vibe exata bater de novo pra terminar, o que pod e demora r anos. Aconteceu isso em algumas músicas do disco, e eu fui obrigado a terminar na marra, dias antes de gravar ou até no estúdio mesmo, o que me permitiu adicionar coisas mais atuais.



VI$H: Qual a principal visão/ideia você espera que o público absorva e usufrua do projeto e principalmente do audiovisual Te Olhando de Longe?
Nego Joca: O conceito do disco, "Pré-História", é uma metáfora com uma marginalização de cena que a gente sofre perante ao Eixo Rio-SP, em questão de oportunidade mesmo. Figuradamente, eu coloquei a gente como sendo o "homem pré-histórico", o atrasado em questão de ferramentas pra "sobreviver" e "evoluir", e a galera do Eixo (principalmente os que já ganham dinheiro com isso) como o "homo sapiens sapiens", o evoluído. E quando eu digo "a gente" não falo só do Sul, mas sim de todas cenas que não são do Eixo, acredito que todas elas sejam marginalizadas. No meu caso ainda tem um agravante: ser um gaúcho preto. Então, quando as pessoas ouvirem esse disco, quero que elas se abram pra o que eu tenho a dizer e passem a valorizar os artistas de fora do Eixo, principalmente os pretos do Sul, a g ente tem muito a dizer. 

Sobre o clipe: As músicas do disco falam sobre as vivências de "estar na Pré-História", as vivências de uma pessoa que sonha em ser um artista, mas como tá longe disso, é uma pessoa normal. Se eu fosse alguém famoso com certeza seria muito mais fácil chegar na mina, mas como sou um nego comum, não cheguei kkkkk. Quando as pessoas ouvirem a música, quero que elas adaptem pra elas, se apropriem do som e se imaginem na minha situação.

VI$H: A faixa Te Olhando de Longe pode ser utilizada como um hino para aquela galera tímida?   

Nego Joca: Com certeza! Acho que toda pessoa tímida vai se identificar muito com essa música. Na verdade, acredito que mesmo que não é tímido já tenha passado por uma situação de querer chegar em alguém e não conseguir, seja pela falta de coragem ou pela ocasião não contribui. Tímido ou não, todo mundo já olhou alguém de longe e ficou só na vontade.

VI$H: "Te Olhando de Longe" teve origem através de uma troca de olhares em alguma festa?
Nego Joca: A música é baseada em uma história real sim, mas na real eu acho que nem teve uma troca de olhares, era só eu olhando pra ela mesmo kkkkk. Eu ia numa festa de rap aqui em Poa todo final de mês, e sempre via essa mina lá, só que a timidez sempre imperava na hora de chegar nela. Como o meu principal receio era não ter o que falar quando chegasse, achei que tendo uma música escrita, decoradinha, conseguiria chegar. Eu não sei onde eu tava com a cabeça quando pensei isso, mas quando eu escrevi a letra eu percebi que não ia chegar de jeito nenhum kkkk mas já que a música tinha saído e saído foda pra car****, não podia descartar. Aliás, até hoje eu acho que a mina que inspirou o som não sabe que é pra ela.

VI$H: Fala um pouco como foi a gravação do clipe? Como foi trabalhar com direção de Bruno dos Anjos e todo o elenco recrutado? 

Nego Joca: O Bruno é muito talentoso. Conheci ele na faculdade (estudo publicidade e propaganda), e desde então vi que ele era um mano muito talentoso. No dia ele soube me guiar muito bem, conseguiu fazer eu me soltar pra que as imagens ficassem boas. E pra galera que participou, sem palavras. Tanto a minha equipe que fez a produção, tanto os meus amigos que compuseram o elenco, foi muito foda. A gravação foi cansativa demais, mas nos divertimos e rendeu boas risadas.

VI$H: A composição da track é inspiradora de atitude. O beat produzido por Liip Beats se destaca. Consegue nos relembrar a sua impressão ao escutar o beat pela primeira vez? 

Nego Joca: Então, na verdade eu mandei uma referência pro Liip, a qual eu tinha usado pra escrever a letra. Eu sou muito chato pra beat, tipo, tem que ficar muito similar ao que escrevi, senão eu não me sinto à vontade pra escrever. Quando ele me mandou pela primeira vez, eu fiquei louco! Ele conseguiu deixar a vibe muito similar, mas ainda dar a cara dele. Ele é muito brabo, não à toa assina a produção da grande maioria do álbum.

VI$H: O que podemos esperar do Nego Joca após o lançamento deste clipe? 
Nego Joca: Eu tô preparando uma versão deluxe do Pré-História Vol. II, que deve ser lançada no final desse ano ou começo do ano que vem. Vai ter 4 faixas inéditas e com participações de artistas reconhecidos na cena nacional.



VI$H: Ser artista não é fácil. Fale um pouco como tem sido a sua caminhada como rapper até aqui. 
Nego Joca: Como falei antes, ser de fora do Eixo Rio-SP torna o corre 10x mais difícil. Ser um gaúcho negro é pior ainda, porque, tipo, meio que alguns manos daqui viraram meme (e não tiro a razão), mas nessa de zoar os "brancos do sul", muitas vezes o discurso acaba virando "sulista não sabe fazer rap" ou  "só tem branco no sul". Vejo pra car**** isso, e me irrita, porque muitos dos que dizem isso são pessoas que são pelos pretos, militantes, exaltam minorias e tal, mas não percebem que quando reproduzem esse discurso construído pela parte branca aqui do Estado acabam nos silenciando. As únicas pessoas que poderiam ouvir nossa dor, a dor de nascer e crescer no Estado mais racista do RS acabam nos silenciando. Isso me machuca pra car****. Tem preto no Sul, e tem preto talentoso. A gente segue meio que gritando pra surdo, mas seguimos. Acho que &eacut e; sobre isso.

VI$H: Antes de terminar a entrevista, qual recado você deixa para os leitores musicais que estão te conhecendo?
Nego Joca: O gaúcho, o amazonense, o mato grossense, com certeza todos eles têm tanto pra falar quanto os cariocas e paulistas. Peço pra que deem uma chance pro meu trampo, escutem minhas vivências e que apoiem artistas de fora do Eixo, sempre. E não reproduzam mais o discurso de que no Sul só tem branco, elucidem que tem preto no Sul. Tem quilombo no sul. Tem cultura preta no Sul. Não é porque somos minoria que não existimos. Tamo junto rapaziada, axé pra geral e ouçam Nego Joca!

Ouça "Pré-História: Introdução ao Sonho de Guri Vol. II" no Spotify:




Siga Nego Joca