O streetwear nacional tem ganhado adeptos com a intenção de fazer a cultura brasileira ir além de onde está. O primeiro drop oficial da BAOG trouxe bem essa ideia. A marca traz uma preocupação em valorizar tudo que é feito em solo brasileiro, explorando e homenageando um grande patrimônio da nossa terra.
A BAOG, sigla de Brasil Artes Originais, teve inicio em julho deste ano, refletindo toda a ligação de Victor, proprietário da marca, com o samba e o conhecimento histórico que carrega.
A sua primeira entrega merece destaque, sendo composta por três modelos de camisetas. As estampas batizadas “Dois mil e sempre”, “A roda de Samba” e “Sick World” trazem como principal intuito a valorização da cultura nacional. Os itens da coleção podem ser encontradas para venda no Instagram dos caras, com cada peça no valor de R$79,90.
Trocamos uma breve ideia com o responsavel pela marca, nos deixando ainda mais por dentro das atividades da BAOG e seu propósito expressivo. Confira:
VI$H: Quais foram as principais influências por trás do primeiro drop da marca?
BAOG: vivência em rodas de samba, valorizar cultura nacional, atualidade do mundo moderno .
VI$H: O samba é um grande patrimônio nacional. Como foi a escolha da estampa que remete a sua paixão samba? Como foi o processo criativo da arte?
BAOG: O samba sempre esteve presente no nosso país, trazido com os escravos vindos da áfrica foi implantado no país assim como danças como a capoeira e religiões como candomblé. O samba era uma das únicas alianças que os negros possuíam no Brasil, pois nem todos eram da mesma cidade ou país. O samba sobreviveu no Brasil devido aos terreiros onde eram realizados os encontros, assim como a casa da Tia Ciata que será relatado no nosso Drop 3 .
VI$H: Valorizar a cultura nacional é ponto forte. Você enxerga que o streetwear nacional tem falhado em impulsionar a cultura brasileira?
BAOG: As marcas nacionais nos últimos 3 anos vem crescido no cenário com grandes nomes, não acho que valorizar a cultura seja só em forma de estampas e sim dar oportunidades e ajudarmos artistas que não tem uma visibilidade de buscarem seus sonhos, ajudar a cultura com uma ajuda financeira ou algo que falte ao artista. Porém as marcas nacionais não relatam a nossa cultura mais antiga, somente a cultura atual.
VI$H: Pode nos revelar algo sobre o segundo drop da marca que está a caminho?
BAOG: O Drop 2 sai no mês de novembro com 6 opções de compra, terá personagens importantes da cultura nacional misturado com classe e simplicidade.
VI$H: Deixe um recado para aqueles que estão conhecendo a BAOG agora.
BAOG: A BAOG não foi planejada, somente tinha que acontecer no momento certo e já que aconteceu não vamos perder nunca nossa essência e poder atingir positivamente o maior número de pessoas, levando nosso modo de pensamento positivo e arte em forma de camisetas e outras peças de vestuário. BAOG só vai parar quando tiver citado todo movimento cultural que participou da história do nosso país.
Valorizando a cultura nacional! A marca BAOG apresenta seu primeiro drop
Reviewed by GU$TAVERA
on
03 outubro
Rating:
