MacLove conduz com maestria o primeiro projeto da 13 Gang, ouça "OGB13"


A VI$H já havia cantado a bola sobre a chegada do primeiro projeto do coletivo 13 Gang. Recebemos o grupo independente em atividade com o primeiro material de 2021, trazendo muita vivencia diretamente das regiões do Bairro 13, Jardim Catarina, Las Vegas e São Gonçalo.

O material ganha vida com idealização por MacLove, artista que conduz de maneira versátil a mixtape batizada Original Bairro 13, ou OGB13, apresentando composições recheadas de verdades diretas, deixando tudo que lutam presente em sete faixas. 

A mixtape espelha bem o underground do RJ, recebendo participações sinceras de JhonStreet, Mk7, Owvit e McFilhão. Os instrumentais do projeto foram assinados por AmaDeus49, Terra e Owvit. A produção visual chega na conta de Nulo e Anthonykasakewitch. Confira a mixtape completa abaixo:


A VI$H teve a satisfação de trocar uma ideia direta com o idealizador da tape. Te deixando por dentro dos processos por trás do projeto. Flagre o papo abaixo:

VI$H: Você lançou a mixtape "ORIGINAL BAIRRO 13 (OGB13)". Qual a principal ideia você deixa para quem está curtindo esse projeto?
MacLove:  Baseada em anos de vivência, de uma forma bem sutil a ideia é nos destacar, desde o início eu vinha buscando uma forma de fazer meu bairro crescer, ser visto além do que só uma comunidade, mas sim como berço de muita arte, muita luz, muita gente que vive um dia pelo outro arriscando tudo pra ter uma vida melhor um futuro melhor, eu MacLove como uma de muitas pessoa também quero meu lugar ao sol, viver da forma que quero, sonhar e realizar, mas quero ver toda a minha comunidade tendo a mesma oportunidade! então de início, sejam bem vindos a cidade dos jogos, Bairro 13, jardim Catarina, São Gonçalo

VI$H: Como funcionou o processo criativo do projeto?
MacLove: De anos eu pessoalmente já idealizava essa mixtape, como o inicio de algo muito maior que está por vir, depois de muitas experiências boas e ruins que passamos correndo atrás dos sonhos, me veio através de contatos, e ideias, a oportunidade de finalmente assumir esse projeto, que com a ajuda de pessoas certas e muito sigilo, fluiu da melhor forma!


VI$H: E como foi a produção da mixtape? Nos relate esse processo. 
MacLove: Então, começamos com o AmaDeus, fornecendo 5 beats, que resultou nas primeiras músicas da mixtape, "cidade dos jogos", "ice", "bolt" e "os incríveis", que foram escritas na mesma semana em algum mês de 2020, daí trocando uma ideia com Owvit visamos o feat da música "crazy", que é braba, logo em seguida entrei em contato com o terra grande produtor que já acompanhava a tempo, saiu a musica "risco e arrisca" e no final de tudo saiu a final dos tempos que fechou a mixtape com chave de ouro, e pra deixar tudo muito profissional, deixei a mixagem e masterização nas mãos do owvit, que sem poupar esforços deixou a mixtape com todo aquele gás e brilho, menor e brabo!! e o processo de criação das letras foi bem simples e natural, como se já estivesse ali na minha mente e os feat muito bem selecionado regado de fumaça na sessão, só podia sair hit mesmo!

VI$H: Nos conte por que a mixtape foi batizada "ORIGINAL BAIRRO 13 (OGB13)"? 
MacLove: Esse nome também vem de tempos, no início mesmo a minha ideia era bota uma pegada bem underground com uns beat boom bap bem sujo e tal, tempo passa, as coisas mudam, então mantive o nome Original Bairro 13 em referência a onde fui criado, uma forma também de homenagear meus amigos, minha comunidade, a todos que vivem aqui, se não fosse o bairro, as pessoas que vivem nele, nem existiria a mixtape, então mantive a ideia do nome e cheguei pesado com os beats e os versos mais brabos do momento!

VI$H: A tape conta com participações de JhonStreet, Mk7, Owvit e McFilhão. Como foi a escolha dos feats? 
MacLove: Jhonstreet cria da 13 desde o início, cria de freestyle no intervalo do trabalho, ele faz parte da Gang, juntamente com mk7 cria de infância, talento nato, artista natural do funk também pertence a Gang então já era certo esses dois monstros na tape, vit ele já fez parte da 13 Gang em uma primeira formação, e por ser uma pessoa de caráter, mantivemos contato, e nisso visando um feat, saiu crazy, e pela qualidade da música e história com a Gang chegou pesado na tape, na minha opinião vit também é um dos melhores artistas/produtor independente do Brasil, só que vocês ainda não estão preparados para esse assunto, e no final, filhão que é cria aqui do bairro 13, artista natural do funk, que conta com vários hit bolado na pista, chego junto na faixa os incríveis, não houve escolha, a vida e o tempo fizeram tudo!


VI$H: Tem algum videoclipe da tape á caminho?
MacLove: Com certeza, clipe da música "Os incríveis" e também vai ser disponibilizado novamente o clipe da música cidade dos jogos, com essa nova mix e master, fora outros de outras músicas!

VI$H: O que podemos esperar do MacLove após o drop deste projeto? Pode nos revelar algo?
MacLove: Do MacLove é difícil dizer, eu sou muito inesperado, tenho pensado em muitas coisas, sonhado muito, buscando sempre uma forma de me encontrar melhor, mas dá 13 Gang posso garantir muita originalidade, de cada artista envolvido, sabemos o que fazemos e fazemos o que precisa ser feito, sigilo sempre, sem pena e medo do mundo estamos correndo atrás de conquistar a eternidade, 2021 já está ganho, todo canetado já, muita musica boa!

VI$H: Ser artista não é fácil. Nos conte como tem sido a sua caminhada musical até aqui. 
MacLove: Uma pergunta que eu poderia passar horas falando aqui sobre muitas experiências vividas desde quando realmente comecei a seguir a minha carreira artística, mas vou resumir em poucas palavras, a caminhada não é fácil, e muitas vezes por falta de informação, falta de oportunidade muitos desistem, a vida é dura quando ela chega te jogando as responsabilidades na cara muitos param e pesam na balança pelo meio mais rápido de se conseguir sustento, governo nunca foi de apoiar sonho de ninguém, então são poucos que sonhando conquistam, parece que eles apagam a verdade, como se sonhar fosse coisa de preguiçoso, que só dorme, mas pensando na própria barriga mascaram a verdade, e omitem toda uma luta todo um trabalho que é realizar um sonho viver de sonhos, e isso se remete a todas as carreiras, todas as pessoas, e os que não podem seguir até o fim em busca do seu sonho, eles privam de várias formas, iludem de varias formas que acaba sendo normal vc desistir de você mesmo!

VI$H: Antes de terminar a entrevista, deixe um recado para os leitores musicais que estão te conhecendo?
MacLove: De início agradecer a Deus por tudo! todas as oportunidades, tudo e rapaziada, 13 Gang é o futuro, não tem jeito, meus amigos são o futuro, vamos dominar o mundo, foda-se o sistema opressor destruidor de sonhos e famílias, fé pra tudo, um salve pra geral do Bairro 13, abraço pra minha família também.

 Se inscrevam no canal pra ficar por dentro dos próximos lançamentos pôs mixtape segue lá nas nossas redes sociais e é isso! tamo junto.

Ouça a 13 Gang no Spotify: