TuKo libera seu primeiro videoclipe oficial em 2021, assista "Fugindo da Inércia"


2021 promete trazer a inserção de diversos talentos na cena. Iniciando o ano com tudo, temos a presença de Tuko, apresentando oficialmente a chegada de seu primeiro videoclipe. O artista independente de 18 anos, vem diretamente de Brasília/DF, com uma composição forte, fazendo seu ouvinte repensar na vida no lançamento do audiovisual batizado "Fugindo da Inércia".

O single possui instrumental, mixagem e masterização realizadas pelo próprio TuKo. A produção audiovisual tem vida pelas mãos de Patiff_000. Assista ao trabalho na integra abaixo:


A VI$H teve o prazer de trocar uma ideia direta com o artista. Te deixando por dentro dos processos por trás do som. Flagre o papo abaixo:

VI$H: Você lançou o single "Fugindo da Inércia", qual a principal ideia por trás deste single? 
TuKo: "Fugindo da inércia" é um single que traz muitas ideias, mas no geral podemos dizer que ele foi feito pro ouvinte parar pra repensar sobre a vida, como por exemplo, porque que tem pessoas que ele menospreza, pra ele entender que cada um tem a sua própria opinião, pra ele repensar sobre as pessoas que ele vangloria, pra ele pensar sobre como ele usa o seu tempo, pra ele aprender que ele ainda tem coisas a aprender, pra mostrar pra ele que ele pode ser mais do que ele quer ser, e... depois de repensar sobre várias coisas da vida, a identificação do ouvinte com a música é só uma consequência desses pensamentos!

VI$H: Como foi o processo de criação do single? 
TuKo: Eu tinha acabado de finalizar o meu Álbum "Bem vindo à minha atmosfera" e fui brincar no FL STUDIO, e acabou que saiu um beat muito dahora, quando eu fiz eu senti que era o melhor que eu já tinha feito, então comecei o processo de composição do som, que demorou umas 2/3 semanas, e parecia que a cada frase que eu escrevia eu ficava mais motivado pra lançar ele, quando vi ele pronto eu tive certeza absoluta "NESSA EU ME SUPEREI", assim que ficou completo eu gravei o som, 2 semanas depois eu mixei e masterizei, então demorou mais ou menos 2 semanas até gravar o clipe, e mais 2 semanas pra editar o clipe e ajeitar tudo pra distribuição, e no dia 01/01/2021 essa bomba foi lançada!


VI$H: A faixa tem produção musical feita por você mesmo. Quanto tempo levou para a realização da música? Nos deixe por dentro deste processo! 
TuKo: Desde o processo de criação do beat até o processo de finalização da masterização durou cerca de 2 meses, geralmente gasto a maior parte do tempo de todo projeto com a composição, cobro muito de mim mesmo nessa parte!! Mas o mais engraçado dessa faixa é que eu gravei ela inteira com uma febre de 39 graus kkkkkkk, e no mesmo dia da gravação eu fui internado em um hospital (pois é... no verso que eu falo "aposto minha vida em tudo aquilo que eu faço" eu não tava brincando kkkkkkk) depois de uma semana saí, e na semana que saí do hospital já mixei e masterizei o som, finalizando assim a parte sonora do projeto, logo depois fui em busca de alguma produtora pra gravar o clipe e encontrei o Patiff, gravamos, lançamos e o som foi distribuído pela "subaze", então... no fim deu tudo certo!

VI$H: Por que  "Fugindo da Inércia" foi escolhida para ser o seu clipe de estreia? 
TuKo: Eu sinto que em "Fugindo da inércia" eu já sou um artista consolidado, um artista que não tá mais perdido no meio do HIP HOP e já conseguiu achar qual vertente quer seguir, e e eu vejo essa consolidação como uma consequência de ter batido cabeça por 5 mêses com o meu Álbum solo que eu lancei, intitulado de "Bem vindo à minha atmosfera"!! Então, com essa consolidação, eu decidi que já tava mais que na hora de colocar minha cara e me lançar com um videoclipe!

VI$H: O audiovisual tem realização por Patiff. Nos relate como foi a gravação do videoclipe. 
TuKo: A gravação do clipe foi muito foda! Como foi a minha primeira vez gravando um videoclipe, eu não sabia direito como funcionava na prática, porém o Patiff me ajudou muito com isso!! Nos encontramos no local de gravação e começamos a reunir nossas ideias, gravamos o que estávamos discutindo, e eu curti pra caralho o resultado!! Tenho que dizer que o Patiff é ótimo no que ele faz e que pretendo gravar mais clipes com ele, admiro muito o trabalho dele!

VI$H: O que podemos esperar do TuKo em 2021? Pode nos revelar algo? 
TuKo: Autenticidade! A originalidade sempre é meu foco!! Em 2021 pretendo ser o mais "EU" possível! Esse ano quero focar bastante em single, talvez até um EP possa rolar, mas o foco principal é nos singles!!  E em relação às novidades... por enquanto o que eu posso revelar é que eu já tenho o meu próximo projeto estruturado, e que pretendo lançar ele com clipe!

VI$H: Ser artista não é fácil. Nos conte como tem sido sua caminhada como rapper até aqui. 
TuKo: Eu sempre fui viciado em eletrônica e principalmente em dubstep, só ouvia isso kkkkk até que eu conheci o RAP, comecei a ouvir o RAP internacional, depois de um tempo comecei a curtir o RAP BR e quando fui ver só ouvia RAP BR kkkkk, e foi em 2018 que eu baixei o FL STUDIO (DAW que eu uso até hoje), fiz uma música ou outra, mas nunca gravava, até que eu resolvi gravar uma, que ela era total na brincadeira, meio que em uma pegada shittrap, aí eu lancei só pela zueira mesmo, e acabou que um bando de gente curtiu a música, achou massa e tals... Então eu pensei, poxa vou começar a fazer umas só por fazer mesmo, então eu comecei como quem não quer nada a fazer uns sons, pegando beat "FREE FOR PROFIT" da internet, gravando em um celular e tentando escrever sobre temas mais sérios, até que eu lancei "Nike em Tudo", esse som teve uma aceita& ccedil;ão muito grande pelo público que eu tinha, que no caso não era muita gente, mas os que ouviam gostavam verdadeiramente, e me encorajavam a não parar com o trampo porque eu tinha futuro e tals, então foi ali que eu comecei a pensar "e se eu fizesse isso sério mesmo? Acho que eu consigo hein!" Então em 2020 eu coloquei todas as minhas energias nisso, como eu sempre fiz todos os meus sons sozinho, eu estudei MUITO sobre TUDO que pudesse envolver a minha música... mixagem, masterização, produção de beat, composição, marketing digital, canto e várias outras coisas... Comprei equipamentos adequados ao nível do mercado, e ralei muito!! Hoje, em 2021, vejo que eu aproveitei o máximo que eu pude o ano de 2020, porque hoje eu sinto que eu consegui atingir a qualidade que eu sempre quis em todas as áreas do meu som, beat, composição, voz, mixagem, masterização... TUDO! To muito orgulhoso com a qualidade que tá saindo os últimos projetos e é muito gratificante pensar que isso tudo só tende a melhorar!! Em 2020 eu consegui aprender tudo o que eu queria, mas já em 2021 eu quero me profissionalizar e aprender além do necessário!


VI$H: Antes de terminar a entrevista, deixe um recado para os leitores musicais que estão te conhecendo?
TuKo: O meu recado é... Foque nos seus sonhos!! Quando você encontrar eles, não largue deles jamais! Você é maior do que qualquer desculpa que seu cérebro pode inventar pra te fazer desistir!! E saiba... você nunca vai chegar na linha de chegada se você nunca largar!

Ouça "Fugindo da Inércia" no Spotify: