VNDROID & Yannick Hara conduzem a chegada de uma nova era com o single "CYBERPUNK"


A parceria entre VNDROID e Yannick Hara dita a chegada de uma nova era do rap nacional. Os artistas assumem a frente de uma estética única com um lançamento liberado nesta nova década, explorando de forma fiel e verdadeira a proposta do que é "CYBERPUNK"

Nascido E criado no Rio de Janeiro, VNDROID é um artista que esbanja originalidade. O rapper e produtor independente tem trabalhado neste ritmo desde 2014, se inspirando integralmente na estética cyberpunk. Em 2018, lançou seu primeiro álbum, intitulado Dopamina, e desde então já lançou 6 outros singles, todos se encontram disponíveis nas plataformas de streaming e no YouTube.

O paulista Yannick Hara é pura personalidade, também sendo um nome que trabalha com inspiração no universo cyberpunk. Possuindo uma trajetória de respeito, Yannick Hara que no final de 2019, lançou o disco O Caçador de Andróides inspirado no livro Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? do escritor Philip K. Dick que originou a franquia Blade Runner e Blade Runner 2049. Yannick Hara é o autor também do EP Também Conhecido Como Afro Samurai (2016) baseado no anime Afro Samurai.

A colaboração dos artistas foi lançada no primeiro dia de 2021, retratando com uma composição forte o atual momento que distópico do Brasil e do mundo. O single "CYBERPUNK", conta com produção musical assinada por Vndroid. A arte visual da musica recebendo capa juntamente com um card em formato de história em quadrinhos realizadas pelo desenhista Law Tissot.


A VI$H teve o prazer de trocar uma ideia com os artistas. Te deixando por dentro do que é CYBERPUNK, flagre o papo na integra abaixo:

VI$H: Primeiramente, nos conte como surgiu essa conexão entre VNDROID e Yannick Hara.

VNDROID - Quando começou a pandemia, eu comecei a entrar em alguns grupos de whatsapp com pessoas que ia conhecendo online. Aí um dia no grupo da Empty Kids, grupo de Facebook que eu frequentava muito eu vi uma mensagem do Yannick. Eu já conhecia e era fã do som dele, então vi aquela oportunidade e fui falar c ele, mandar meu som tb pra ele ver, hahahah, e desde o começo já vimos que nossa vibe bateu muito.

YANNICK HARA – Estava divulgando se eu não me engano o single Pandemia ou o Vida Offline e alguém me mostrou a música Meu Tempo do VNDROID (fui tentar achar quem foi, se vc que me mostrou esse som estiver lendo isso, comente minha memória anda muito fraca graças a Fluoxetina rs). Vi o clipe e me identifiquei na hora, é muito importante se conectar com pessoas que enxergam o mundo de uma outra perspectiva. Tempos depois estava eu no grupo de Whatsapp da Empty Kids e trombei o VNDROID lá. Falamos um com o outro rapidamente e rolou uma sincronicidade e sintonia nas ideias, prontamente o convidei para um feat e tudo muito a distância, sem nunca ter se visto rolou a parada. 

VI$H: Vocês acreditam que a era Cyberpunk já está aqui? 

VNDROID - Sim, e já faz muito tempo, mas é cada vez mais gritante. O capitalismo se baseia na noção de que a vida vai ser melhor no futuro, que é a única forma de justificar o sofrimento que é a vida no presente. 

O Cyberpunk surgiu como uma crítica a essa visão de progresso capitalista. Eles diziam que as novas tecnologias trariam vantagens mas também trariam ferramentas cada vez mais poderosas de controle e exploração.

E é isso que vivemos hoje, nos últimos 10 anos, perdemos toda nossa privacidade para gigantes tecnológicos que sabem tudo sobre nossa vida, mais do que nós mesmos somos capazes de saber.

Tudo que a gente pensa, tudo que consumimos, essa entrevista mesmo, chegou em quem tá lendo ela através de um algoritmo proprietário de uma grande corporação. Nunca houve tanta concentração de poder na história da humanidade.

YANNICK HARA – A alta tecnologia garante que a baixa qualidade de vida se mantenha sob controle na humanidade há anos. Parecemos não nos importar com isso, tudo hoje é descartável, tudo é online 24 por 48, 7 dias na semana, 365 dias por ano. Imagine agora a humanidade sem internet e energia, um colapso total. Isso é cyberpunk, é sobre o social mas até nisso a controlepatia controla a estética do sentido da palavra através das franquias cinematográficas e dos games.

VI$H: A estética explorada no trabalho é além do tempo. Quais as principais influencias encontramos por trás deste single?  

VNDROID - Sonoramente, eu andava ouvindo muita Arca, lembro que na semana que fiz esse beat eu tinha descoberto que ela tinha trabalhado na produção do Yeezus, e tava me inspirando muito na produção desse álbum do Kanye West e do último da Arca.

Eu queria trazer essa sonoridade industrial, mas cheia de silêncios também, explorando o excesso junto com o vazio. O Roteiro pra Ainouz, do Don L, também era uma grande referência, e um dos meus álbuns favoritos.

YANNICK HARA – O que me inspirou mesmo foi a necessidade de falar mais sobre o que significa o CYBERPUNK, é a cultura da alta tecnologia e baixa qualidade de vida. Dizer na música que a não ficção é real, é o hoje não é o ontem nem o amanhã, é o agora. E dar as boas vindas a uma era que já estamos há um bom tempo, mas acreditamos ser muito recente e não é.

VI$H: O single fala sobre a realidade de forma impactante. Como funcionou o processo de criação da faixa? 

VNDROID - O Yannick que começou a escrever primeiro, levando aquela vibe bem cinemática pra letra já no começo. Aquilo já me inspirou e me colocou dentro desse universo de um filme, cada linha era como uma cena diferente.

Mais do que entrar fundo demais em qualquer assunto, a música parecia uma introdução mesmo a esse universo Cyberpunk, dentro do qual tanto eu eu quanto o Yannick ja tínhamos feito vários sons explorando coisas mais específicas.

YANNICK HARA – Sim, canetei primeiro e em seguida o VNDROID amassou.

VI$H: Teremos mais colaborações entre VNDROID e Yannick Hara neste ano? Pode nos revelar algo? 

VNDROID - Siim! O Yannick ja me enviou um som dele produzido pelo Verderame, no qual escrevi uma parte minha também, agora falta só eu gravar e aí mixar tudo.

A música vai chamar Antidepressivos, com uma vibe pos-punk e temática focada em uma questão também extremamente atual, o uso de substâncias psiquiátricas: Verdadeiras tecnologias da mente, compostos químicos capazes de alterar a própria percepção da realidade humana. 

YANNICK HARA – Desde setembro de 2020 fui diagnosticado com depressão, quando comecei o tratamento tive muitas reações químicas, físicas e psíquicas com os remédios. Acreditei que isso comprometeria minha criatividade cheguei a cogitar a parar com a música. Depois de muito esforço e tratamentos paralelos pude escrever sobre. Me inspirei numa banda de pós punk chamada LEBANON HANOVER e fiz uma versão da música deles a Galledance. Acionei meu grande amigo Verderame que já havia produzido o single NECROPOLÍTICA e escrevi o que sentia exatamente naquele dia. Como o VNDROID disse acima a música se chama ANTIDEPRESSIVOS e sairá muito em breve, com a participação do meu irmão Law Tissot, em mais uma incrível capa.

VI$H: "É tão real a tanto tempo, que até já tá parecendo natural. É tão sem sal, tanto veneno, que eu já tô até me vendendo pra não passar mal". Esse verso nos chamou atenção no single, dissesse um pouco da letra. 

VNDROID – Cara, é essa coisa, que nem as pessoas têm usado essa expressão do “novo normal”, porque quando você passa tempo o bastante vivendo qualquer coisa você acaba aceitando em algum nível, se não aceitando totalmente, pelo menos naturalizando, como se sempre tivesse sido assim. 
E por essas coisas serem tão reais e tão inescapáveis, a gente acaba de fato aceitando elas em alguma medida, a gente tem que se vender pra sobreviver. Não adianta fingir que não, pagando de o mais rebelde, a gente tem que sentir essa contradição na pele, o que é extremamente angustiante, mas vale a pena, porque caso contrário, você acaba uma hora perdendo pra realidade e aceitando as coisas como são.

 

YANNICK HARA – VNDROID amassou nessa parte e na rima toda, o lek é brabo.

VI$H: Qual a historia que se passa nos quadrinhos realizados pelo desenhista Law Tissot?

YANNICK HARA – Law Tissot é um grande desenhista que pude conhecer através do também desenhista Sandro Saraiva que fez as capas do single Pandemia e Vida Offline. Law tem um trabalho chamado CIDADE CYBER onde justamente ele retrata um futuro altamente tecnológico e totalmente distopico. E dentro dessa narrativa, Law construiu sua visão sobre cultura cyberpunk .

 

VNDROID – Nossa, fiquei chocado quando o Yannick me mostrou o trabalho do Law, achei muito incrível. Agora, quanto à história, hahahah, acho que fica aberto pra interpretação. Acho que é mais uma apresentação desse universo, assim como a música é, do que alguma narrativa específica localizada dentro dele.


VI$H: Antes de finalizar a entrevista, deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho agora. 

VNDROID – Po, muito obrigado por estarem aqui e pela Vish proporcionar o espaço, e se vocês tiverem curtido esse single, deem uma ouvida no meu álbum, Dopamina, e o do Yannick, Yannick Hara é o Caçador de Andróides.
Nós dois, separadamente, estávamos trabalhando essa estética e ideia do Cyberpunk há anos até chegar aqui e tem muito conteúdo lá pra quem quiser mergulhar mais nesse universo.

YANNICK HARA – Quero agradecer imensamente ao site Vish Media pela oportunidade de falar sobre esse novo trabalho e dizer a todas e todos leitores, que sejam sempre vocês mesmos, acreditem e ponham ação em seus sonhos, seja lá o que for.

Ouça o trabalho dosartistas no Spotify e em todas as plataformas digitais: