SoundCloud prepara atualização que permitirá fãs pagarem aos artistas diretamente


O SoundCloud está se preparando para apresentar um novo sistema de pagamento que permitirá ao publico pagar aos artistas diretamente, de acordo com várias fontes próximas ao projeto para a Billboard, ditando o que poderá ser uma ação revolucionário para o mundo do streaming.

A decisão poderá ser única para o universo do streaming e para o mundo da música, que há muito tempo se queixa da deficiente distribuição de rendimentos aos artistas por parte das grandes plataformas. O SoundCloud não deu declarações oficiais, mas a revista norte-americana refere que “várias fontes próximas da situação” dizem que o processo está em processo e assinala que a empresa deverá anunciar os seus planos quanto aos novos métodos de pagamento antes do fim do primeiro trimestre.


Se o modelo avançar, o SoundCloud passará a ser a primeira grande plataforma de streaming a contemplar a possibilidade de uma compensação monetária aos artistas sem mediação. O sistema já existe na QQ Music, a plataforma chinesa detida pela empresa Tencent Music, que por sua vez é uma “joint venture” entre a Tencent e o Spotify, mas o modelo que prevalece nos principais serviços, como o Spotify, a Apple Music e (pelo menos para já) o próprio SoundCloud, é o modelo PRO: as empresas recolhem as receitas geradas pelas subscrições e distribuem-nas segundo uma determinada proporção, direccionando a maior parte dos lucros para os artistas com mais streams.