Kélanie libera segundo single oficial, veja o mergulho ascenstral da artista no clipe "Pulando"


Guarde bem o nome da artista kélanie. A artista que reside em São Paulo, trouxe seu segundo trabalho oficial para o cenário. A cantora de 27 anos, explora forte suas raízes africanas e indígenas nos trabalhos apresentando até aqui, esbanjando sua bela voz, transitando entre o R&B e o pop.

Se importando em transmitir fortes mensagens através de suas composições, recebemos kélanie, de forma versátil, com uma composição mesclando português e inglês. O single batizado "Pulando", é coberta por uma atmosfera ancestral, traduzindo um sentimento puro. “Pode ser uma love song ou uma self-love song, depende de quão profundo você pula”, diz a compositora que entoou sozinha o coro de vozes nessa faixa.

A produção musical foi realizada em parceria com a produtora . O material tem mixagem por Felipe Parra e masterização de Rafael Pacheco. Pulando conta com uma inovação, trazendo a voz de Kélanie, acompanhada por uma mixagem em 8D, uma técnica usada para deixar o som imersivo, ocupando o espaço e se movimentando ao redor. A tecnologia deixa as gravações de rituais indígenas e do mar, registrados pela cantora, bem pertinho de quem ouve.


O clipe é guiado com uma narrativa indígena, com roteiro sobre a da origem do povo sateré mawé. A origem do guaraná, que vem da força de uma mulher que enterra seu filho e dos olhos do menino nasce a planta do guaraná. A artista assina o roteiro e a direção do clipe. Em uma dança de mar e floresta, de se esconder e se mostrar, de temer e pular, de estar sozinha e junto, kélanie conta sua trajetória como artista e mulher que está sempre começando e encerrando ciclos, cheia de medo e coragem. Mal podemos esperar para pular com ela em sua próxima criação. Assista ao clipe abaixo:


O trabalho já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming. Ouça abaixo pelo Spotify: 


A VI$H teve o prazer de ter uma conversa direta com kélanie, nos revelando alguns processos por trás do audiovisual. Confira:

VI$H: Como funcionou o processo de criação do single? 
kélanie: Escrevi essa música em 2019, e é como se ela tivesse vindo pronta para mim. Meu processo de composição funciona no freestyle: eu toco violão ou guitarra e vou sentindo o que vem pra mim de letra e transformo em música. Sinto que foi um recado da kélanie do futuro dizendo "pode pular de cabeça para sua música, o vento sopra ao seu favor."
 
VI$H:  Você lançou o single “Pulando”. Qual a principal mensagem deseja passar para quem está curtindo este trabalho? 
kélanie: Esse é meu segundo single, quero que as pessoas que me acompanham e quem está chegando agora embarquem nessa jornada de autodescoberta, tanto na música como de sentimentos! Pulando é sobre se arriscar, se jogar pro mar e se deixar ser vista/tomar espaço, pra mim ela é sobre minha decisão de mergulhar na minha carreira musical. Sinto que também é sobre honrar minha ancestralidade.
 
VI$H: A faixa conta com uma tecnologia pouco explorada, como foi a ideia de se aproximar ainda mais do ouvinte nesta canção? 
kélanie: A produtora deste single, a Zá, que trouxe a mixagem biaural (também conhecida como 8D), e que fez total sentido dentro da proposta da música, que é trazer uma experiência imersiva. É uma experiência incrível ouvir música de fone – recomendo!

"A ideia surgiu a partir de todo o conceito inicial, baseado em sensações e texturas. A busca era para que quem ouvisse pudesse alcançar todas as percepções sonoras possíveis, como se estivesse de fato imerso na história contada pela música. O lance do binaural nada é mais é que uma simulação de como a gente ouve sons no mundo real - com nossos dois ouvidos em um espaço - e todas as percepções diferentes que rolam se comparado com a mix convencional de uma música, criando toda uma atmosfera de intimidade." Zá, produtora.
 

VI$H: E a produção musical, nos relate como foi esta etapa.
kélanie: Foi muito potente produzir com uma mulher, um processo cheio de confiança, colaboração e respeito. Nosso foco foi em ser bem intencional nas sensações que queríamos passar, tanto na minha voz quanto no beat. 

"A produção desde o início foi pautada por escuta, acolhimento de identidades e respeito à história que seria contada. Para isso a busca por sonoridades reais, texturas e moods sonoros foi intensa, apesar de ser uma produção enxuta, cada espaço foi muito bem pensado. Sons de conversa, ambiência e efeitos na voz tiveram um papel fundamental em toda a identidade musical, era preciso fazer com que o ouvinte acompanhasse cada sensação da Kelanie, cada sentimento que ia se desdobrando ao longo da música. Os contra cantos também foram preenchendo a faixa de sensações emocionais e sonoras (através da mixagem binaural). As camadas da música foram sendo construídas com a entrada de elementos aos poucos, um início bem voltado para a voz, um baixo bem desenhado entrando firme, uma guitarra com um desenho melódico marcante, até tudo se reunir ao final. No final a busca foi por algo legítimo, carregado de intensidade e emoção, com sonoridades atuais e que pudesse acessar os mais diferentes ouvidos." Explica Zá, novamente.
 
VI$H: O roteiro do clipe é único, trazendo a narrativa do povo indígena á tona. Conte nos como foi trabalhar na direção do vídeo ao lado de uma grande equipe. 
kélanie: Esse clipe é um mergulho na minha ancestralidade e foi inspirado na lenda indígena da origem do povo Sateré Mawé que conta da força de uma mulher que, vivendo numa floresta encantada chamada Noçoquém, teve seu filho morto por seus dois irmãos que não aceitaram sua gravidez gerada por uma cobra. Ela enterra seu filho sozinha e dos olhos dele nasce a planta do guaraná. Ao ralar o guaraná na água, a primeira forma desaparece para fazer emergir um novo ser que é o Sakpó. Ao fazer surgir o Sakpó, a mulher transgride toda a lógica racional e se lança pelas dobras do próprio tempo, e isso pra mim é pular de cabeça pro mar. Eu sou formada em cinema, então, foi uma grande honra ter profissionais do audiovisual colaborando comigo nesse projeto.
 
VI$H: O que podemos esperar da kélanie daqui pra frente? Pode nos revelar algo? 
kélanie: Este ano tenho mais 3 lançamentos planejados com peças visuais, nos quais vou continuar explorando sensações e o RnB. 
 
VI$H: Deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho neste momento. 
kélanie: Espero me conectar com quem me ouve, acredito na intimidade que a música traz, de sentimento para sentimento. coração para coração. Que minha música traga cura, autoconhecimento e acalanto.