Fino apresenta nova estética ao Drill do Rio de Janeiro em “Mea Culpa”, colaboração com Palito, veja


2021 foi um ano marcado por diversas estreias na cena. Após 5 anos de trabalho com o coletivo Faixa de Gaza, recebemos o rapper Fino, vivendo um novo momento, agora realizando sua estreia como artista solo. 

A primeira aparição de Fino nessa fase chega de forma especial, trazendo o single nomeado “Mea Culpa”, em colaboração com o produtor Palito e a participação sincera do rapper Leonicio.

A música conversa sobre o cenário atual do Rap no Brasil e aborda pontos como: a relação entre fãs e artistas, a influência das drogas e a busca pelo hype a qualquer custo. De forma irônica e bem desenvolvida, Fino e Leonicio acabam chegando à conclusão de que a culpa por tudo isso é deles mesmos.

O audiovisual gira em torno de uma visita de Fino à Igreja em um momento solitário e de reflexão até que ele percebe não estar realmente sozinho. O trabalho recebe direção criativa e produção executiva liderada por Luiz Gaspar, tendo Gabriel Vitiello na direção e roteiro do vídeo, com still nas lentes de João Pedro Baraúna e design assinado por Jessica Maia. Assista abaixo:


A faixa já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming. Escute abaixo pelo Spotify: 


A VI$H teve o prazer de trocar uma ideia direta com o artista sobre o seu retorno, te deixando por dentro de alguns detalhes. Flagre:

VI$H: Você lançou o single “Mea Culpa”. Qual a principal mensagem deseja passar para quem está curtindo este trabalho?
Fino: A mensagem é a autocrítica. Precisamos ser críticos quanto a cena em que fazemos parte, apontar os erros, os acertos também, mas sempre se responsabilizando. Se você tá vendo uma parada errada e não tá falando nada, provavelmente você tá errado também. 
 
VI$H: A faixa vem repleta de sintonia. De onde surgiu a colaboração entre Fino, Palito e Leonicio?
Fino: O Palito é um irmão que ganhei nessa caminhada, que já trabalhou comigo em outros projetos dentro do Faixa de Gaza, e quando eu comecei a pensar a minha carreira solo fiz questão de convidar ele pra ser um dos produtores, já a colaboração com o Leonicio sempre esteve nos meus planos, ele foi um dos primeiros amigos que o Hip Hop me deu e que me ensinou muita coisa quando eu tava começando, então era questão de acontecer a música certa, e foi assim, quando eu escrevi “Mea Culpa” eu já sabia pra quem iria mandar. 


VI$H: Como foi o processo criativo do single? 
Fino: Começamos a fazer a faixa no período de quarentena no ano passado, então o processo criativo acabou sendo bem particular de cada um. Eu comecei a escrever em cima de uma base que o Palito tinha mandado, que ainda não era essa oficial, e depois de pronto mandei uma guia pro Leonicio junto do convite pra participar do som, ele curtiu muito a ideia e no dia seguinte eu já acordei com uma guia dele nas mensagens, o cara fez quase toda letra em uma madrugada… Depois disso levamos pro estúdio e o resto é história. 
 
VI$H: A produção musical assinada por Palito se destaca. Quanto tempo levou a produção musical?
Fino: Como eu disse na pergunta anterior, o beat em que fizemos toda a composição na verdade não era esse que vocês conhecem, nós gravamos e enviamos tudo pro Palito e durante o processo de mix ele resolveu fazer alguns testes pra trazer uma textura mais atual pro som, mas foi tudo bem rápido, em menos de um mês a gente já tinha a música pronta. 
 
VI$H: O clipe chega repleto de qualidade. Nos relate como foi trabalhar na direção de Gabriel Vitiello e Luiz Gaspar?
Fino: Espero poder trabalhar com eles por muito tempo… Foi uma experiência nova pra mim fazer um audiovisual totalmente encenado, dentro de uma igreja, com poucos recursos de equipamento e com certeza a direção deles passou bastante tranquilidade e confiança pra tudo sair como planejamos. 


VI$H: O que podemos esperar do Fino nessa nova fase solo? Pode nos revelar algo?
Fino: Muita lírica. Muito ódio. E acima de tudo muita verdade. O que eu posso revelar é que to trabalhando um EP colaborativo com Palito no momento e que em breve vocês vão saber mais detalhes sobre isso. 
 
VI$H: Deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho neste momento.
Fino: Quero convidar vocês a conhecer esse trabalho foda que acabou de sair e caso gostem, não deixem de nos acompanhar nas plataformas porque esse é apenas o primeiro passo. Anotem esses nomes.