Tuçã comanda o segundo lançamento da produtora Selado, assista ao novo episódio do Fortalece Concert


A cada dia que se passa, o Brasil tem recebido novos projetos com o intuito de disseminar a música encontrada e criada em solo nacional. Recebemos na última quinta-feira (05), a chegada do novo episódio do Fortalece Concert, projeto audiovisual realizado pela produtora Selado Prod, trabalhando com maestria no intuito de expandir a cultura nortista de jovens pretos, autênticos e percursores de suas vertentes em suas regiões. 

A primeira aparição do projeto, aconteceu em março deste ano, trazendo o piloto oficial do programa, contando com a presença dos artistas, MC Super Shock e Nic Dias, hoje o vídeo da apresentação acumula quase 20.000 visualizações no canal da Selado no YouTube. O Fortalece Concert pode ser caracterizado como um evento musical, feito de forma orgânica e original, explorando o melhor de cada artista durante a apresentação, sendo fortemente inspirado nos espetáculos marcantes do “Tiny Desk”, da rádio norte-americana NPR. O projeto carrega o importante fardo, de manter viva a expressão artística dos músicos e cantores independentes durante a pandemia que assola o país.

O segundo episódio desta edição é comandado por Tuçã, um músico, produtor e professor nortista que traz consigo influências raras, endossando uma mistura de elementos locais refletidos em artistas convidados de destaque da cena paraense como, Arthur da Silva, Anna Suave e Reiner. Este é o primeiro lançamento profissional de Tuçã, como músico solo, estreando na Fortalece com uma performance de abrir os olhos. 


A banda é composta por
Anna Suave e Arthur da Silva nos vocais, Marcos Adles na bateria, Tuçã no vocal e teclado, Daniel Kahwage no baixo, Walber Moraes no sax e Reiner na guitarra. A primeira temporada foi gravada em fevereiro no estúdio Floresta Sonora, em Belém do Pará. A produtora espera lançar mais uma temporada ainda neste semestre envolvendo artistas locais seguindo o mesmo formato, mas com uma expectativa de novas cenografias e novos elementos de performances que se destacam.

O vídeo recebe direção e edição por Denys Costa, tendo produção de Henrique Neto, cenografia por Alessandra Torres, trazendo imagens pelas lentes de Paulo Muniz, Denyz Costa e Renan Chady. O áudio foi captado via Floresta Sonora, com mixagem e masterização de Luan Sanches. Assista ao trabalho na integra abaixo:


A VI$H trocou uma ideia direta com os responsáveis pelo projeto, te deixando por dentro de alguns detalhes desta edição. Confira:

VI$H: A valorização dos artistas do norte é um tema a ser abordado. De onde surgiu a ideia para o projeto Fortalece Concert?
Nós tivemos a ideia para o Fortalece Concert quando sentimos a necessidade dos artistas independentes de manter a subjetividade e expressão artística durante a pandemia, além de uma vontade que tínhamos de promover e ampliar esses artistas para fora da cena da região norte, mostrar ao mundo quem eles são. O projeto é uma série de números musicais, gravada em novas versões e de forma orgânica, inspirada nas apresentações do “Tiny Desk”, da rádio estadunidense NPR.
O primeiro episódio do "Fortalece Concert", com o rapper MC Super Shock, foi lançado em março de 2021. O episódio conta hoje com um alcance de quase 20 mil visualizações no canal da Selado no YouTube.

VI$H: A apresentação da banda é uma experiência única. Como flui essa sintonia entre os integrantes e a produção?
A produção musical é definida pela Selado em parceria com cada artista. Deixamos o artista de cada edição livre para trazer os músicos de sua escolha para compor a banda ou para fazerem participações durante o show. Caso o artista não traga músicos junto, temos uma rede de apoio de artistas locais que geralmente convidamos para compor o projeto, como foi o caso na edição 1 do Mc Super Shock e a próxima temporada que está por vir. As gravações, até o momento, foram feitas em Belém, capital do Pará.


VI$H: O talento Tuçã é algo incrível. Por que ele foi o escolhido desta edição?
O Tuçã foi escolhido por ser uma aposta da cena regional, achamos que ele conversa muito com a nossa proposta, além de ser um baita músico. É um artista com mais de 10 anos de estrada na música e que hoje é professor, produtor, já atuou em algumas bandas da cena alternativa de Belém e seu último trabalho foi a produção da faixa 1 do disco da Nic Dias “1999”.
O Tuçã apresenta no seu som formas e contextos criativos de fazer música com, ao mesmo tempo, referências de fora (como o Toro y Moi, Gorillaz e Kanye West) e referências regionais. Esse “elemento local” do episódio se reflete nos artistas convidados para o show - os músicos paraenses Arthur da Silva, Anna Suave e Reiner. Com isso, o elenco para o episódio representa bem a diversidade e a transversalidade da cultura nortista.
         
 VI$H: Qual será o artista do próximo episódio? Pode nos revelar algo?
A artista da próxima edição será a rapper Matemba. Nesta edição, que será disponibilizada em outubro e faz parte da segunda temporada do projeto, a banda terá apenas mulheres, em sua maioria minas pretas. Todas as artistas convidadas são referência na música local da cena paraense, como “A guitarrada das manas”.
E para encerrar a temporada 2, lançaremos o segundo episódio em dezembro - neste, o convidado será o rapper Drin. Ele já é destaque na cena nortista, e seus últimos lançamentos foram o disco “Caos Lapsos e Poesia” e a música W.D.D, no disco da rapper Nic Dias, “1999”.

VI$H: Como foi para você a experiência de se apresentar no Fortalece Concert?
“Incrível. O Henrique, que é o produtor executivo da Selado, faz todo o possível pra montar uma equipe e um ambiente agradabilíssimos pra se trabalhar. E quando o time montado é competente e gente boa, o trabalho flui muito melhor. No dia da gravação a gente só chegou ali pra se divertir e foi isso o que fizemos. Eu tava cercado de gente legal então tudo o que eu podia fazer era aproveitar e me divertir s2.” - conta Tuçã


VI$H: Deixe um recado para o público que está conhecendo o projeto neste momento.
O que é preciso para que um artista de fora do eixo sul-sudeste seja reconhecido como um artista nacional - e não apenas regional? Estamos acostumados a considerar apenas artistas de determinadas regiões como “referências nacionais”, sendo que em todo o país, e principalmente na região norte, temos artistas tão bons ou até melhores que os mesmos da cena tradicional.
Nossa meta, com a Selado, é seguir saindo do eixo, entendendo as dinâmicas do mercado e aumentando nossa rede pelo Brasil - tentando gerar alcance não importa quão estreito e difícil isso possa ser. Nunca foi fácil: somos do norte, seguimos no norte e daremos o norte.
VI$H: A Selado é uma produtora independente super promissora. O que esperar mais da produtora?
Eu, Henrique, lancei a Selado em 2019, com a ideia de divulgar e valorizar artistas do universo hip-hop do norte do país. Hoje, em 2021, a produtora conta com um outro sócio no time, o rapper MC Super Shock - que além de ter sido o artista do primeiro episódio do Fortalece Concert, também é produtor musical.
A produtora está com inúmeros projetos no papel e queremos caminhar por outros estados, fechar collabs e parcerias com artistas de outras regiões, principalmente do eixo norte/nordeste. Ainda estamos ganhando corpo como selo, focamos em produções culturais e também estamos com planos de entrar no mercado da moda nos próximos meses.
Desde seu nascimento, a Selado realiza pequenos shows, lives no YouTube e Instagram e concorre a editais de fomento à cultura. Com o formato do Tiny Desk para o Fortalece Concert, que é mais intimista e deixa o artista com mais liberdade criativa para a performance, a ideia é divulgar da forma mais interessante possível a cultura nortista de jovens pretos, autênticos e precursores de suas vertentes, é realmente “fortalecer” rs.