Entrevista com Slow Motion

Desde que o cenário da música eletrônica no Brasil passou a ser, de fato, "mais brasileira" ao invés de focar apenas em referências americanas e europeias, muitos jovens talentos começaram a aparecer para criar e reverberar suas próprias identidades musicais. Neste contexto, os DJs e produtores Slow Motion, de Santa Catarina, e Victor Lou, do Goiás, demonstraram talento de sobra. 

Os dois produtores são amigos há muitos anos, mas nunca lançaram oficialmente uma música juntos. Esta realidade acaba de mudar e chega em grande estilo, acompanhada de um videoclipe muito bem produzido em pleno município de Tijucas-SC. Embalado pela faixa musical dançante e, ao mesmo tempo, minimalista, "I'm Flying" mostra a dupla pulando de paraquedas para fugir de um contratante malicioso.

Lançado na gravadora Astralwerks, marca importante lá dos EUA que já lançou nomes considerados lendários, como Fatboy Slim e The Chemical Brothers, este single representa não somente o potencial artístico da junção entre Victor Lou e Slow Motion, mas o poder e talento que os artistas têm de levar nossa música para além de nossas fronteiras. 

Para entender melhor como foi esta parceria, conversamos com Kaynã Reis (o Slow Motion). Veja! 

VI$H - A narrativa do clipe é inusitada e bem específica. Na vida real, você já precisou mesmo de planos de extração para fugir de propostas indesejadas? 

Slow Motion - Acredito que não só eu, mas todo artista acaba sendo exposto a este tipo de situação com frequência. Mas com as pessoas certas ao redor e a experiência adquirida com o passar dos anos, estamos cada vez mais sábios nesse meio. 

VI$H - Essa faixa foi produzida há quatro anos, mas vocês só lançaram hoje. Mesmo assim, continua com as vibes que o público curte atualmente. Mas poderia, sim, por azar, ter ficado datada. Riscos calculados, né? Me conta, então, como funcionam essas decisões de "segurar" uma música? Qual é o momento certo de jogar uma obra para o mundo? 

Slow Motion - Acho que isso está muito relacionado ao momento ideal para ambos os artistas. Como se trata de um trabalho colaborativo, o 'timing' correto para os dois deve fazer muito sentido para que possamos lançá-la. O fato é que temos muitas produções e elas acabam ficando em esquecimento muitas vezes, porém quando voltamos a tocar essa track nas pistas nós sentimos que agora seria o momento ideal. 

VI$H - Conta um pouco dos bastidores do clipe. São muitas dúvidas, muitas por curiosidade minha mesmo: por que Tijucas-SC? Como foi com a produtora Juice Rec? E o lance dos paraquedas?

Slow Motion - Sou natural de Tijucas e tenho muito amor por essa cidade, onde moro até hoje. Por se tratar do meu primeiro videoclipe, em que trabalhei junto com minha equipe (que também reside em Tijucas) achamos que seria o cenário ideal para realizar esta produção. Como o nome da track é "I´m Flying", fez total sentido gravar o clipe num clube de paraquedismo, o Dz47. A Juice Rec é uma parceira em nossas produções de aftermovies e desta vez conseguimos estender esta parceria para o clipe. Eles foram muito criativos, desde a concepção do roteiro até a execução das cenas, principalmente a parte do avião, quando contamos com o auxílio dos paraquedistas do Dz, que foram super prestativos e abraçaram totalmente a ideia. 

VI$H - Você parece ter aderência à linha de som essencialista, de "menos é mais". Groovado e houseiro, mas minimalista. Tem synths e tem graves fortes, mas em doses cuidadosas, um flow bem específico. Pretende manter daqui pra frente essa estética musical ou haverá experimentações também, a depender da collab ou do contexto?

Slow Motion - Sempre busco manter minha identidade sonora, a qual venho desenvolvendo com o passar dos anos e, mesmo em colaborações, procuro seguir esta estética. 

V!$H - Como se deu esta primeira parceria oficialmente lançada com o Victor Lou? Como foi o processo criativo da faixa no estúdio? 

Slow Motion - Este é nosso primeiro lançamento, mas a parceria é de longa data. Victor e eu começamos a carreira juntos e desde então sempre compartilhamos ideias e pensamentos. Acredito que essa música expressa muito bem um pouco da nossa visão, e o videoclipe representa nosso crescimento como artistas no decorrer desses anos de parceria. 

Acompanhe Slow Motion no Instagram.