Aos 17 anos, Quant já tem música lançada — mas este é apenas o começo


Quant, aka Rafael Prata Ramos, é um DJ e produtor que promete dominar o mundo da música eletrônica com o seu talento, criatividade e garra. Rafael nasceu no Brasil, mas é naturalizado em Portugal. Além disso, foi fortemente influenciado pelo trap/drill e sempre fica entusiasmado quando escuta o 808 drill com muitas variações de notas musicais. 

Quant começou a escutar música eletrônica cedo e, por ser da geração Z, já logo baixou o aplicativo Drum Pads e começou a fazer batidas nele. O DJ começou a produzir música eletrônica de forma séria aos 15 anos de idade e, em 2021, aos 17, lançou “Yo 90”. Nela, o elemento de drop é sempre presente junto a vozes de G-House, com kick e bass agressivos. Ele se declarou fã da moda e das músicas da época, mas isso não faz dele vintage. 


A sua identidade é uma mistura com o melhor que o momento presente pode oferecer. Quant possui uma pegada Gangsta e envolvente, difícil não se apaixonar. E é por isso que trouxemos este bate-papo com ele, para que você possa conhecê-lo um pouco mais:

VI$H MIDIA: Bem-vindo ao VI$H, Quant! Nos conte, enquanto metade do mundo esteve estagnado devido à pandemia, você esteve produzindo música de qualidade. Como foi esse momento pra você?
Quant: Muito obrigado! Olha, foi um momento de muito aprendizado, foi durante a quarentena que comecei a ficar cada vez melhor na produção e aprender a passar as ideias para a DAW. 

VI$H MIDIA: Poucos têm o privilégio de começar a discotecar e a produzir nessa idade. Como foi para você aceitar que abraçar o mundo da música era um sonho? Onde você deseja chegar com ela?
Quant: Foi um processo muito tranquilo porque sinto que nasci para fazer isso e não me vejo fazendo outra coisa a não ser música. Gostaria de fazer uma Euro Tour, sempre foi um sonho realizar uma. 


VI$H MIDIA: De onde você tira suas inspirações para produzir?
Quant: A maior parte da minha inspiração vem de filmes, séries e documentários, como “Straight Outta Compton”  e “Get Rich or Die Tryin´”.  

VI$H MIDIA: Qual é a conexão que você continua tendo com o Brasil e com a cultura brasileira?
Quant: Ainda tenho uma conexão muito forte com o Brasil, seja através da música ou através de amizades. Portugal também tem muitos brasileiros, muita coisa que tem no Brasil também tem aqui em Portugal, então de uma forma ou de outra estou sempre conectado com o Brasil.

VI$H MIDIA: Você irá lançar em breve, no começo de março, a faixa Boy Groovin. Qual a história por trás dela?
Quant: Essa música representa a minha mente. Eu sou uma pessoa que pensa demais em tudo e quis passar isso na música através do vocal que fica repetindo no drop e durante a música também, ou seja, esse vocal representa os pensamentos que nunca param de aparecer na minha cabeça.


VI$H MIDIA: Você já enxerga uma evolução nas suas músicas desde que começou a produzir? 
Quant: Sim, mas sempre estou em constante evolução e vou melhorar cada vez mais

VI$H MIDIA: O que podemos esperar de Quant para este ano e para a próxima década?
Quant: Este ano podem esperar mais lançamentos, sets, behind the scenes… muito material novo! 

VI$H MIDIA: Por fim, com quem você sonha tocar e onde?
Quant: Pergunta difícil de responder… mas sonho em tocar com a dupla “The Martinez Brothers” no Ultra Music. 
Obrigada pela entrevista! Com certeza, estaremos de olho na sua trajetória!

Texto por Inez Mustafa