"MTV feelings": mesmo na era do streaming, o duo Claxy segue apostando na produção de clipes

Imagem e música, duas paralelas que despertam sentidos distintos em nós: audição e visão. Paralelas essas que, juntas, se transformam em forças complementares capazes de estimular áreas de nossos cérebros e potencializar sinapses. Não precisa nem se aprofundar em teoria sobre isso, é só lembrar de um show que tenha marcado sua história e pensar: havia música? Claro que sim, mas com certeza haviam estímulos visuais de sobra para tornar essa experiência uma volta completa.

 Além das vivências ao vivo, existe outra abordagem capaz de narrar algo em camadas distintas, transformando a jornada em um conto coerente e coeso: os videoclipes. Difícil não lembrar instantaneamente da saudosa MTV, canal de música criado nos anos 80, nos Estados Unidos.

Se hoje, muitos dispensam essa ideia, outros ainda consideram importante para o storytelling do projeto musical, fazer uso de clipes. Um projeto que abraça essa ideia é o Claxy. Formado pela cantora, compositora e pianista Clara Valente, ao lado do produtor musical e baterista Gui Gautreaux, o duo tem criado paisagens sonoras, literalmente, através de seus clipes. E desde que deram um passo adentro como uma dupla de Downtempo em formato live act, eles apresentam seus lançamentos assim.

Quem produz os clipes são eles mesmos, através de curadoria visual e técnicas de edição, deixando a história ainda mais personalizada e sincronizada com o conceito central do projeto. O debut veio com o clipe de “Dancing Eyes”, seu primeiro trabalho de estúdio materializando o projeto através do EP Out Of Veil, que foi assinado pela gravadora italiana Natura Viva. Com cenas incríveis de um bailarino, que junto à música, tornou tudo mais visceral e emocionante. O vídeo foi dirigido por Hans Peter Schepp e performado por Donnie Duncan Jr., um momento totalmente poético e que transpira perfeitamente a energia do Claxy.

A verdade é que após o primeiro, eles não pararam mais e o projeto segue apostando na combinação de música e imagem de forma profunda e poética. O mais recente acabou de ser lançado. “Little Bird” faz parte do novo EP Afloat, lançado pela Natura Viva e novamente, teremos o Claxy se esmerando quando o assunto é entrelaçar estímulos. Mas, neste caso, só usar palavras não seria suficiente e por essa razão, deixamos a playlist de clipes do Claxy para você desfrutar de uma sequência cheia de musicalidade e estímulos visuais contemplativos. Desfrute!


Acompanhe Claxy no Instagram, Youtube e Facebook.

Texto assinado por Maria Angélica Parmigiani. Foto usada na publicação pelas lentes de Eduardo Alonso.