Uma das vertentes mais importantes e revolucionárias da música eletrônica é, sem sombra de dúvidas, o Techno. Mais do que um gênero, ele é um movimento cultural que atravessa gerações e se converte num estilo de vida e identidade, isso desde sua criação, pautada por volta da década de 1980. De lá para cá, vem crescendo gradualmente e conquistado cada vez mais adeptos, principalmente por sua capacidade de se reinventar e ramificar em diferentes estéticas, desde as mais introspectivas e sombrias até as mais energéticas e vibrantes.
Acid Techno, Raw Techno, Peak Time, Dark Techno, Minimal Techno, e outras linhas. Fato é que o Techno é um gênero atemporal que mantém, através da passagem do tempo, seu senso inovador e contemporâneo. Esta ascensão tem sido assistida há anos, alcançando recentemente um pico elevado nos últimos anos.
Esse crescimento e reconhecimento internacional tem como base a evolução de festas e coletivos voltados ao gênero, além de, principalmente, DJs e produtores que fomentam esta cena. No Brasil, o Techno é uma das vertentes mais amadas, com vários artistas em destaque, e outros em ascensão que prometem continuar a dominação por aqui. Se você ainda não foi carregado pela onda techneira, se prepare porque esses cinco artistas que listamos têm convertido multidões pelo país.
Bervon (Techno Peak Time)
Graves poderosos e kicks acelerados compõem a estética sonora do DJ e produtor curitibano Bervon. Com uma carreira promissora, o artista já possui em seu catálogo uma coleção de highlights, seja em produções assinadas por labels renomadas como Odd Recordings, Cartel Recordings, Kaligo Records e Urban Soul, ou por suas apresentações inesquecíveis nos clubes D-Edge, Surreal Park, Club Vibe e no festival Universo Paralello. Além disso, aos 22 anos, é DJ residente da Momentum, idealizador da label Overdrive_72, integra o time da D.Agency e é ½ do b2b New Old Technology, ao lado de Tarter.
Colussi (Melodic Techno/Techno Peak Time)
Nome de peso na cena underground catarinense, Colussi se destaca por suas composições versáteis e apresentações únicas que condensam diferentes estilos do Techno, como o melódico, progressivo e peak time. O artista é residente do El Fortin, e também já esteve presente em outras pistas importantes como Xxxperience e Green Valley, além de colecionar lançamentos por labels renomadas como Prisma Techno e Nin92wo. Colussi ainda é co-fundador da Prototype Music e integra o duo Innure.
LuizFribs é conhecido por seu Hard Techno e Acid Techno que combinam referências do synthpop dos anos 80 e 90 com a estética do Techno contemporâneo. O artista começou sua jornada na música como violinista, tendo, inclusive, participado do projeto de eletrônica Violink Live, e hoje, explora este instrumento em suas apresentações de Live Act, de forma criativa e inovadora. Os lançamentos de Fribs tem chamado atenção por sua qualidade e construção técnica como em sua faixa “Raver Dynasty”, que saiu pela compilação Tektones #6 da label italiana Autektone e ganhou o suporte de Deborah de Luca. Seu mais recente EP, “Control”, lançado pelo selo espanhol IAMT, tem apresentado ótimos resultados como o apoio de artistas de peso, como Ramiro Lopez, Salvatore Mediana e outros.
O Techno pesado e dinâmico do catarinense hngT tem conquistado públicos pelo mundo. Com pouco tempo de carreira, mentorado por tarter, Ricardo Hingst já abraçou labels internacionais como Neu Gravity, com EP “Black Hole”, que impressionou Victor Ruiz, além de Panterre Musique e mais recentemente Rubik's Recordings.
A identidade techneira de 2stroke ainda não é tão difundida no Brasil, mas ele é, com certeza, um daqueles artistas que merece seu play. Seu Acid Techno se constrói com base na vertente londrina, cheia de linhas quentes e enérgicas que com sua habilidade e mixagem apurada tem conquistado o público por onde passa, com destaque para suas passagens por D-EDGE, Surreal e Club 88. Como produtor, seus lançamentos flertam com nuances sonoras de outros estilos do Techno, essa versatilidade pode ser vista em lançamentos pela Transensations, Kaligo, Cartel Recordings e Urban Soul.