O rapper Sujeito é um nome a ser guardado, o artista de Brasília possui um novo material na pista, trazendo rimas afiadas em um beat envolvente. Recebemos a chegada oficial de seu terceiro single, nomeado "Vendaval". A obra se importa em registrar a vivência local dos jovens da capital federal e região. Retratando a correria diária, com narrativas que ocorrem dentro das cidades periféricas, em uma linguagem de fácil entendimento.
Com pura versatilidade, Sujeito se impõe na faixa, brincando com flows e trazendo um jogo de palavras diferenciado, tratando de deixar um sentimento de superação e vitória, inspirando jovens a correrem atrás dos seus sonhos.
Vendaval soma mais de 50 mil views no Youtube em apenas 2 semanas. A música já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming. Veja o vídeo:
Ouça "Vendaval" no Spotify:
A VI$H teve o prazer de trocar um papo direto com o artista, te deixando por dentro de detalhes exclusivos envolvendo o single. Flagre o papo:
VI$H: Para começar, qual a principal mensagem deseja passar para quem está curtindo a faixa “Vendaval”?
Sujeito: A mensagem que quero deixar em Vendaval, é que nenhuma barreira é capaz de nos parar. Que somos capazes de pular os obstáculos que encontramos pela frente. E que mesmo sendo da margem, a gente pode alcançar qualquer lugar do mundo. Nada é impossível para quem tem fé e acredita no seu sonho.
VI$H: Sobre a criação a faixa. Como fluiu todo esse processo de composição do trabalho?
Sujeito: Após a gravação do clipe de Herança, voltando na estrada, Teodoro me disse que tínhamos que fazer uma faixa com a palavra “BR-040”. Fiquei com aquilo em mente, escutando alguns clássicos do RAP DF. Isso foi em Fevereiro. Mas o estopim para iniciar a composição. Foi o fato se sofrermos uma abordagem policial, tempos após. Na saída de um baile, onde um amigo nosso foi espancado por um dos agentes, de uma maneira desnecessária. Eu estava ao lado da cena, e me sentir culpado pelo fato do irmão estar comigo. Fiquei com aquela cena na cabeça durante umas duas semanas. Até começar a escrever Vendaval, inspirado na vivência local das noite dos jovens periféricos, junto a uma resposta ao ocorrido.
VI$H: Quanto levou do início das produções até o lançamento oficial?
Sujeito: Escrevi o primeiro verso de Vendaval no dia 13 de Março de 2021, pela madrugada. Lembro de ter postado uma prévia dela na época, mas tirei rápido devido a grande repercussão. Fui gravar ela de fato no dia 29 de Março de 2022. 1 ano após, na Bala Clava Music (salve Phyre!). Do refrão em diante, eu acabei fazendo na hora. Escrevia e depois passava a voz. Pois queria que o feeling falasse mais alto. Gravamos o clipe em Abril e soltamos o projeto em Setembro. Vendaval teve seus 1 ano e 6 meses de projeção, antes de ser mostrada para o mundo.
VI$H: Vendaval traz sua conexão com @iamteodoro na produção. De onde surgiu toda essa sintonia com o produtor?
Sujeito: Conheci o Teodoro muito novo, ele tinha 17 anos de idade. O moleque já fazia milagre com um PC velho e umas caixa de gradiente. O fato de nós dois demonstrar a mesma força de vontade e intensidade pela música, fez com que chegássemos nessa sintonia. Primeira vez que gravamos juntos, foi na casa de um brother nosso. Só tinha um mic e mais nada. Com o pouco a gente já fazia muito. Acredito que nossa perseverança contribui para ambos os lados. E toda vez que concluímos alguma música, a gente tem a certeza e convicção de que aquilo foi o nosso melhor. E a meta é sempre superar a anterior.
VI$H: O clipe te coloca em meio a capital, Brasília. Como foi atuar na direção de Thiago Jorge? E a sensação por trás das filmagens?
Sujeito: Apesar de crescer na cidade de Valparaíso de Goiás, região do entorno sul. Eu nasci em Brasília, tá na certidão e tudo. Vendaval é o meu primeiro projeto de grande expressão. E a minha intenção foi reforçar o quão o DF é forte musicalmente. E que apesar de crescer em um bairro de interior, a gente pode barulhar o centro da capital mostrando a nossas características locais. Thiago Jorge é um cara experiente no mercado, já trabalhou com grandes nomes da cena. Ele captou toda minhas referências desde o nosso primeiro contato. Apesar de alguns contra tempos no dia das filmagens. A gente sincronizou bem a demanda. A sensação que tive foi de estar preparado para realização de grandes projetos, com pessoas que pensam do mesmo modo. Aquele papo de águia voar ao lado de águia.
VI$H: Qual o próximo passo do Sujeito? Quando vem material novo? Pode nos revelar algo?
Sujeito: Vendaval tem ganhado uma proporção rápida, uma crescente fora do comum. A gente já acreditava nisso. Meu próximo projeto vem em Dezembro, final do ano. Tudo indica que possa ser uma música em que tenha o produtor lá de Guarulhos Ecologyk, nos bastidores. Mas é algo que eu deixo no ar até lá hahaha.
VI$H: Obrigado pela sua participação! Deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho agora neste momento.
Sujeito: Prazer eu sou o Sujeito, o amor me move a fazer toda essa movimentação na música. O contato com Hip-Hop desde cedo, me fez ser quem sou. Prezo por levar nossa localidade pro mundo. Pois sei da força que existe em cada olhar do nosso pessoal. Espero contribuir mais e mais para a cultura e aprender cada dia mais com cada um de vocês. Somos o que somos e continuamos vivos!
Acompanhe Sujeito no Instagram:
Sujeito se destaca com o lançamento do clipe "Vendaval"
Reviewed by Gustavo Ribeiro
on
19 outubro
Rating:
