10 faixas natalinas de rap que você precisa ouvir antes do ano acabar


O mês de dezembro finalmente chegou e trouxe consigo aquele cheirinho de férias, décimo terceiro e as bagunças das festas em família. Para os que comemoram, o Natal está logo ali e nem sempre é fácil lidar com as escolhas musicais duvidosas dos parentes durante as celebrações. Pensando nisso, a VI$H separou dez faixas natalinas imperdíveis de rap para você comemorar a chegada das rabanadas e amortecer as piadas de "pavê ou pra comer".

BC Raff - "Bem Vindo Natal"

Reza a lenda que o Natal só começa de verdade se você receber aquele áudio do Raffa Moreira falando “feliz natal, meu mano!” em auto tune. Em 2016, BC Raff já era uma lenda incompreendida em ascensão e, no meio da sua maratona insana e inesquecível de mixtapes e EPs, o projeto “Bem Vindo Natal” chegou às ruas. Composto de apenas cinco faixas, incluindo uma música de mesmo título, Raffa abandona o otimismo e canta que realmente você não precisa perdoar ninguém só porque é Natal.

 

Master P feat. C-Murder - "Christmas In The Ghetto"

O lendário Master P é uma verdadeira caixinha de surpresas e talentos escondidos. Nascido como Percy Miller, o artista é empreendedor, cantor, produtor, compositor e já até jogou na NBA. Entre os vários truques na manga que o nativo da Nova Orleans possui, Master P também tem um ótimo espírito natalino e se uniu com seu próprio irmão, C-Murder, para lançar “Christmas In The Ghetto”, em 1994.

   

Snoop Dogg feat. Nate Dogg - "Santa Claus Goes Straight To The Ghetto"

Snoop Dogg já fez de tudo um pouco, desde livros de culinária até canções de ninar para bebês, então não é nenhuma surpresa que ele também tenha músicas natalinas no catálogo. Em 1996, no auge da popularidade da gravadora Death Row, o rapper uniu forças com o inesquecível Nate Dogg para lançar "Santa Claus Goes Straight To The Ghetto". A faixa também possui um videoclipe oficial e foi o primeiro single do álbum natalino da icônica gravadora, chamado "Christmas on Death Row".

 

Gucci Mane - "St. Brick Intro"

Somente um artista pode competir com a Mariah Carey em termos de quantidade de álbuns natalinos, e essa pessoa é nada mais nada menos do que o Gucci Mane. O rapper é um grande fã das surpresas mágicas do Natal e acumula um total de quatro projetos natalinos, como "East Atlanta Santa" e "East Atlanta Santa 2: The Night GuWop Stole X-Mas", lançados em 2014 e 2015 respectivamente. Já em 2016, Gucci Mane lançou a terceira parte da coleção, "The Return Of East Atlanta Santa" e, em 2021, liberou o projeto "So Icy Christmas". Entre tantas músicas natalinas, "St. Brick Intro" é uma das melhores do Papai Noel de Atlanta.

   

Outkast - "Players Ball (Christmas Mix)"

Em novembro de 1993, Outkast lançou sua primeira música oficial, "Players Ball", para promover o álbum de estreia "Southernplayalisticadillacmuzik". Nesse mesmo período, L.A Reid, fundador da gravadora LaFace Records, a qual o grupo pertencia na época, exigiu que André 3000 e Big Boi fizessem um single de Natal para estar presente no álbum "La Face Christmas". Para agradar a todos e não criar desavenças, Outkast fez duas versões de "Players Ball", uma natalina e a outra se tornou o primeiro single oficial da dupla.

   

Ludacris - "Ludacrismas"

Ludacris é um dos rappers mais subestimados de todos os tempos. O artista sempre foi extremamente habilidoso nas rimas e dominou as rádios do começo dos anos 2000, mas nem sempre recebe as flores que merece. Além da música, Ludacris também se aventurou na atuação e, em 2007, ele interpretou um DJ do Polo Norte no filme de comédia "Fred Claus". Para soundtrack do filme, o rapper compôs a contagiante faixa natalina "Ludacrismas".

 

Run-D.M.C - "Christmas In Hollis"

O rap natalino mais famoso de todos os tempos provavelmente é "Christmas In Hollis", do inesquecível grupo Run-D.M.C. A faixa foi lançada em 1987 e pertence ao álbum de Natal "A Very Special Christmas”, um compilado com músicas de diferentes artistas, produzido por Jimmy Lovine.

   

Chance The Rapper & Jeremih - "Snowed In"

Em dezembro de 2016, Chance The Rapper e Jeremih se uniram para criar um projeto natalino em homenagem à Chicago, cidade natal de ambos os artistas. O resultado foi uma mixtape chamada “Merry Christmas Lil Mama”, disponibilizada de forma gratuita no SoundCloud. Com apenas trinta e cinco minutos de duração, o maior destaque da obra é a belíssima faixa “Snowed In”, produzida por Carter Lang.

  

Eazy-E - "Merry Muthafuckin’ Xmas"

Quase ninguém escapa das comemorações de Natal, nem mesmo o Eazy-E. Em 1992, o lendário rapper lançou a música natalina mais agressiva e explícita de todas. Batizada carinhosamente de “Merry Muthafuckin’ Xmas”, a faixa pertence ao EP “5150: Home 4 tha Sick” e foi produzida por Dr. Jam e Madness 4 Real.

   

Rev Run - "Santa Baby" feat. Puff Daddy, Mase, Salt N Pepa, Snoop Dogg, Keith Murray & Onyx

A quantidade de nomes gigantes reunidos em uma única música pode parecer assustadora a princípio, mas tudo se encaixou perfeitamente. Em 1997, Rev Run, um dos fundadores do supergrupo Run-D.M.C, decidiu juntar Puff Daddy, Snoop Dogg, Mase, Salt N Pepa, Keith Murray e Onyx na canção natalina “Santa Baby”. A faixa serviu como single do álbum “A Very Special Christmas 3”, produzido para beneficiar e promover as Olimpíadas Especiais.