Breaking do Verão realiza nova edição no RJ com alguns dos melhores nomes mundiais, de 19 a 22/01



A cidade maravilhosa está se tornando também a capital nacional do Breaking, estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024 e traz boas promessas de medalhas para o Brasil. Marcado para os dias 19, 20, 21 e 22 de janeiro, o maior festival de Breaking do país, o ‘Breaking do Verão’ volta a ocupar o Rio de Janeiro, desta vez no Velódromo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Realizada pela agência Fábrica, a competição internacional contará com grandes b-boys e b-girls de todo o mundo, além de show gratuito com Kiaz, artista carioca com influências de R&B, trap e afrobeat, que já gravou com nomes como Anitta e L7nnon.

Com o dobro de dias em relação à última edição, o evento contará com atletas convidados, além dos inscritos nas eliminatórias na competição, que acontecerão nos dias 19 e 20 de janeiro. O Breaking do Verão tem curadoria técnica de Pelezinho, b-boy que cresceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e que se tornou o responsável por colocar o Brasil no mapa mundial do breaking. O evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras, patrocínio de Cheetos® e Redley e apoio da Red Bull, Sprite e Dorflex.

Ao todo são 32 atletas em busca do título de melhor b-boy e melhor b-girl da 2º edição do Breaking do Verão. Destes, 12 são atletas internacionais, como o americano Victor, campeão do Red Bull BC One Word Final e representante da Seleção Americana de Breaking e Red Bull BC One All Stars, o cazaquistanês Amir, Campeão do Red Bull BC One World Final 2021, a alemã Jilou, atual campeã do BDV e representante da Seleção Alemã de Breaking, a americana Logistx, campeã mundial e representante do Underground Flow, BreakinMIA e Red Bull BC One All Stars, e a japonesa Ami, campeã do Red Bull Bc One World Final 2018 e atual campeã do World Breaking Championship Korea.

Entre os competidores nacionais, o evento traz nomes como o paraense Leony, atual campeão do BDV e o paulista Luan San, atual campeão do CNDD Breaking Sport e representante do Time Petrobras, da parte feminina, estarão a paulista Toquinha, atual campeã do CNDD Breaking Sport e representante do Time Petrobras, a brasiliense Maia, atual campeã do Red Bull BC One Brasil, e outras novidades. O time de jurados será composto pelo b-boy americano RoxRite, o primeiro a somar 100 vitórias no Red Bull BC One All Star, o b-boy argelino-francês Lilou, um dos nomes mais emblemáticos da cena Breaking mundial, b-boy Aranha, que integra os coletivos Style Crew, Tsunami All Stars e Darookies, e a b-girl Bibi, uma das criadoras do grupo exclusivamente feminino We Can do It, ao lado das b-gils Natha e Day.

Além das batalhas, conhecidas como cyphers, que terão as carrapetas comandadas pelos DJs Def Brks e MF, o evento promoverá apresentações musicais com a presença do cantor Kiaz, o MC Badin, os DJs Thai, Thamy e RV (da festa ERREJOTA), DJ Laís Conti, DJ Feijão e DJ Bruno X. O BDV também promoverá um bate-papo com o CNDD Breaking -- Departamento de Breaking do Conselho Nacional de Dança Desportiva - sobre as Olimpíadas 2024 e um workshop com o b-boy argelino-francês Lilou, membro do Red Bull BC One All Stars.

“A segunda edição do Breaking do Verão chega ainda mais forte para dar mais visibilidade a essa nova modalidade olímpica. Estamos trazendo os melhores b-boys e b-girls do mundo que estão se destacando em competições internacionais. Além dos convidados, abrimos vagas para quem quiser participar, se tornando um evento mais democrático através de eliminatórias. Acreditamos que essa competição irá fazer com que as pessoas conheçam mais a fundo a cultura e o que está por trás dessa dança desportiva. O breaking é uma ferramenta de transformação fortíssima e queremos trazer esse olhar para as pessoas” afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

O Breaking do Verão será transmitido ao vivo no Sportv dia 21 e na TV Globo dia 22 de janeiro. Não perca.