Jozzy é a nova grande aposta do R&B; saiba mais sobre a artista que foi apadrinhada por Diddy e Missy Elliott
No início da década de noventa, DeVante Swing, cantor e produtor do lendário grupo de R&B Jodeci, revolucionou o gênero com seu incrível talento para instrumentais marcantes e ajudou a revitalizar toda a sonoridade e estética da época. Entre as várias conquistas do artista, uma das mais importantes foi ter descoberto alguns dos maiores nomes de todos os tempos: Missy Elliott e Timbaland. Os três gigantes até formaram um breve e caótico coletivo na época, chamado Swing Mob, onde outros artistas ilustres também fizeram parte, como Ginuwine e Static Major.
Missy Elliott e Timbaland fizeram suas estreias como produtores no incrível segundo álbum do Jodeci, “Diary Of a Mad Band”, em 1993. Além disso, apenas dois anos antes, o projeto “Forever My Lady” foi o lar do single “Come Talk To Me”, a primeira música que o enigmático Diddy produziu na carreira dele. Mais de trinta anos depois, os três ícones se destacaram de formas diferentes e se tornaram extremamente influentes em áreas distintas, mas continuar o ciclo de mentoria que debutou suas carreiras em primeiro lugar foi, sem dúvida, um dos grandes êxitos dos artistas. Entre tantos nomes recentes e excepcionais para cultivar, o talento escolhido da vez foi Jozzy, a cantora que chegou para trazer novos ares ao R&B.
Em meados de 2010, quando a artista ainda assinava suas composições pelo nome DopeByAccident, Jozzy despertou o interesse de Timbaland e Missy Elliott, que a convidaram para ir a Miami trabalhar com eles e logo se tornaram mentores e padrinhos da cantora. O resultado dessa colaboração veio em 2013 com a faixa "Tryna Wife", em parceria com o rapper Ma$e. Apesar de não ter sido o grande despertar da cantora na indústria musical, foi uma estreia interessante o suficiente para chamar atenção de outros nomes históricos, como Diddy, e abrir espaço para novos trabalhos.
Nascida e criada em Memphis, no Tennessee, Jocelyn Donald é uma artista LGBTQIA+ que começou a ganhar notoriedade de verdade após se tornar co-compositora do hit “Old Town Road”, do Lil Nas X, em 2019. Depois de demonstrar uma incrível aptidão para letras e melodias reminiscentes da década de noventa, a cantora passou a compor músicas para Beyoncé, Rihanna, Coldplay, Madonna, Drake, The Weeknd, Mary J. Blige, Tinashe, Summer Walker, Don Toliver e muitos outros. Após parcerias bem sucedidas, não demorou muito para Jozzy voltar com projetos solos e em 2020 a artista liberou seu curto EP de estreia, "Soul Therapy: APT 215". O talento não passou despercebido e, além de já ser apadrinhada carinhosamente por duas lendas da história da música, Jozzy também recebeu três indicações ao Grammy desse ano pelo seu ócio como compositora.
Jozzy também é a primeira artista a assinar com a Love Records, a nova gravadora do Diddy, fundada em maio de 2022. Sean Combs criou o selo em parceria com a influente Motown Records a fim de desenvolver músicas de R&B atemporais para a nova geração e lançar seu primeiro álbum em dezessete anos. A escolha para dar o pontapé inicial da gravadora foi perfeita, já que Jozzy engloba a sonoridade e o estilo que Diddy sempre buscou em novos talentos: uma pegada old school com melodias sedentas de Soul e elementos elegantes do hip-hop nova-iorquino.
Na última sexta-feira, 24, a cantora de trinta e dois anos lançou seu segundo EP, “Songs For Women, Free Game for Niggas”. Todas as dez faixas foram escritas pela própria artista e conta com produções excepcionais feitas por Stevie J, Bongo ByTheWay, Stereotypes, Arianna Reid, Cardiak e outros. No projeto, Jozzy honra o passado do R&B com o mesmo respeito e admiração em que reconhece a beleza dos novos caminhos que o gênero percorreu na contemporaneidade, além de ser uma ótima prévia do que o público pode esperar daqui para frente. Em um simples momento de encontro de gerações artísticas diferentes, como a sample de "My Heart Belongs To You", do Jodeci, na última faixa da obra, antes de uma despedida melancólica com um interlude do Frank Ocean, Jozzy também demonstra que seu poder está nas sutilezas das suas homenagens.
Com uma carreira em ascensão co-gerenciada pela Roc Nation e uma fã base leal que continua crescendo, Jozzy é, sem dúvidas, uma das maiores apostas do R&B no momento e não há indícios de que a artista vá parar tão cedo. Ouça na íntegra “Songs For Women, Free Game for Niggas”, o primeiro EP da cantora pela Love Records.
