A cena do underground nacional recebeu um material único apresentado no final do último mês.
Estamos falando da parceria apresentada entre Raken & lxrente, nomes que integram parte do movimento artístico cyber5upremacy, marcando as plataformas de streaming com um projeto experimental e recheado de originalidade.
Temos a colaboração da artista Raken, ao lado de produtor lxrente, juntos dando vida ao material batizado, "ABULIBS*". A obra é composta por nove faixas inéditas, sendo inteiramente interpretadas por Raken, com os instrumentais assinados por lxrente, de tal modo, exalando uma sintonia única nas músicas do projeto, onde exploram e levam o público de encontra a uma wave única.
ABULIBS* caminha do hard trap a outras subvertentes, com instrumentais cativantes, e vocais nas entrelinhas do calmo e agressivo, trazendo uma crescente a cada faixa escutada, assim como as composições que retratam acontecimentos vividos por Raken, sendo uma artista trans residindo no nordeste do país.
A colaboração já pode ser escutada nas principais plataformas digitais. Escute abaixo:
A VI$H entrou em contato com os artistas, te deixando por dentro de detalhes únicos envolvendo o projeto "ABULIBS*". Flagre o papo exclusivo abaixo:
VI$H: Para começar, de onde surgiu essa sintonia entre Raken & lxrente?
Raken & lxrente: A gente se
conheceu no fim de 2019 e desde sempre tivemos sonoridades que se encaixavam,
desde então trabalhamos em vários projetos, mas nada perto do que um dia seria
a ABULIBS*, mas lançamos músicas que
saíram no perfil do coletivo que fazemos parte chamado cyber5upremacy como exemplo “paraiso”, “o jeito que você mexe
comigo”, “não grita meu nome” e “não fode (remix)” .
VI$H: Por que o projeto foi batizado ABULIBS*? Qual o significado por trás deste nome?
Raken & lxrente:
Raken: O Lxrente tem a mania de criar nomes bizarros o tempo todo e por acaso um dia ele falou “Abulibs” e mais alguma coisa no grupo de whatsapp da “cyber” em um áudio, fiquei com aquilo guardado na cabeça e quando fizemos o primeiro som da mixtape esse foi o primeiro nome que me veio na mente.
VI$H: Sobre a criação da tape, como fluiu o processo de composição e produção?
Lxrente: Eu sou uma pessoa que gosta de experimentar estilos de produção diferentes, ainda mais pelo fato de que não tenho computador e produzo todos os meus beats pelo FL Studio Mobile, então o que me resta é arriscar coisas novas que acabam virando meu próprio estilo característico.
Raken: Comigo era só mais um dia comum, acredito que em março de 2022, eu recebo um beat do Lxrente em que ele experimentou um estilo que eu nunca tinha escutado antes. Na hora me despertou muito o interesse e acho que gravei no mesmo dia e mandei.
Desde então dei a ideia da gente começar essa mixtape e desenvolver várias músicas com essas sonoridades diferentes.
VI$H: Como você definiria a obra para o público que busca entender essa wave?
Raken & lxrente: Exótico, experimental e arriscado. Não esperem escutar algo que já ouviram antes, e tenho certeza vai ser difícil das pessoas digerirem no começo pelo fato de ser algo totalmente novo e “underground”, e esse é o objetivo.
VI$H: Quais foram as principais inspirações para ABULIBS* ganhar vida?
Lxrente: Desde muito tempo eu produzo beats na vertente do “hard trap”, já produzi para artistas como Semtexxx, 83hades, Gxner, .223jerm, Nevexx e Chxeu. A influência e participação nesse gênero com certeza me ajudou a desenvolver a ambientação da abulibs, mas claro, implementando características próprias de ambiental que eu achei interessante incorporar.
Raken: Nas composições eu relatei algumas experiências que aconteceram durante a época que eu gravei as músicas, conto sobre algumas ambições que eu tenho, como menina trans do nordeste e sem muita perspectiva de futuro, o que me resta é cantar sobre alguns sonhos que eu tenho, como exemplo algumas músicas eu só queria elevar minha autoestima então falava sobre ostentar e esse tipo de coisa. Nos vocais é bem visível que tenho influência do Thugger e do Future, ambos escuto desde criança, acho que é importante mencionar o Derek também, as músicas dele me ajudaram muito a encontrar meu estilo em algumas faixas.
Raken & lxrente: A gente tá em constante mudança de estilos e sempre tentando coisas novas, então com certeza podem esperar novidades de ambos os artistas.
VI$H: Teremos mais colaborações? Algum audiovisual do projeto? Podem nos revelar algo?
Raken & lxrente: Com certeza podem esperar alguns singles de colaborações nossas, fazemos muitas músicas juntos e evoluímos juntos, não temos certeza de uma continuação da abulibs* ou tornar isso uma saga, mas quem sabe, podemos mudar de ideia, tudo pode mudar.
De audiovisual não temos nada certo ainda, por enquanto só existe o visualizer da mixtape completa no YouTube, mas antes da abulibs* lançar tínhamos o plano de fazer um clipe para a faixa “battleroyale”, só que devido às circunstâncias deixamos para outra hora.
VI$H: Obrigado pela participação. Deixem um recado para o público que está conhecendo o trabalho de vocês neste momento.
Raken & lxrente: Queremos agradecer a todo mundo que escutou o nosso projeto e aos fãs por mostrarem muito amor a algo que nem imaginávamos que ia ser tão bem recebido mesmo por um público tão pequeno. Muito obrigado a todas as nossas amigas e amigos que estiveram com a gente durante o processo de desenvolvimento dessa mixtape, vocês são muito importantes e amamos vocês. Isso é cyber5upremacy <3.
Raken & lxrente unem forças no projeto experimental "ABULIBS*"
Reviewed by VISH MÍDIA
on
17 maio
Rating:
