Com imagens de giras de Umbanda, videoclipe de “Eu Menti Pra Ela Zé / Eu Ando Triste Ô Zé” de Zeo e Perola homenageia Zé Pilintra
Uma das entidades mais conhecidas e cultuadas da Umbanda, Zé Pilintra, se popularizou por sua origem brasileira, sendo uma das representações do contexto urbano do Rio de Janeiro. Mas, apesar de todos saberem sobre a sua malandragem, essa conotação está longe de carregar aquele sentido “popular” do termo, já que Zé e sua postura pregam outro significado desta palavra, se voltando aos seus consulentes com bom humor, elegância e atenção, indicando caminhos prósperos, um olhar para além dos obstáculos, contornando os desafios que se apresentam.
A Falange dos Malandros, ao qual pertence Zé Pilintra, trás em si um segredo pouco divulgado, nela estão os grandes mestres capoeiristas, que fizeram parte da resistência libertária da comunidade e cultura afro-brasileira. O próprio Zé Pilintra era um grande lutador e dominava como ninguém a arte da espada, se ele cambaleia não é porque está bêbado, é porque ginga. Além de resistência e liberdade, eles trazem a mensagem de uma vida alegre, com foco no que nos faz bem, mesmo quando estamos envolvidos em um ambiente hostil. Perante este ensinamento, recebido diretamente da entidade, Zeo e Pérola decidiram seguir novos caminhos para suas carreiras, manifestar quem são e o que os representa na música, e nesta jornada individual, se uniram sob o mesmo propósito.
Esse encontro, fruto dessa conexão espiritual, é o que traz vida à “Trilogia à Seu Zé Pilintra”, série de faixas que entoam suas crenças e religiosidades em uma envolvente fusão musical e visual. O primeiro single desse projeto “Eu Menti Pra Ela Zé / Eu Ando Triste Ô Zé” chegou às plataformas no último dia 07, fazendo referência a Zé Pilintra, figura importante para o momento da carreira de ambos.
“Quando nos reencontramos, no início do ano, estávamos ambos numa jornada espiritual e o Zé Pilintra foi a entidade que primeiramente abraçou nosso encontro e caminho, nos guiando e protegendo; por isso essa trilogia é em sua homenagem.”, contam.
Todo esse conceito é manifestado na música, o qual Pérola canta um ponto de Larissa Batista, em uma melodia que mescla música eletrônica, afrobeats e R&B. Mas as vivências e ligação com a entidade ficam ainda mais transparentes a partir do videoclipe, o qual também mostra cenas de uma gira da Umbanda, o qual os artistas receberam aconselhamentos de Zé Pilintra, sobre essa união e caminho; uma delas – bem marcante – é o momento de conversa entre Zeo e a entidade, que diz ao artista “você é foda pra caralho”. Todas as imagens foram captadas pela própria Pérola. Assista:
Com imagens de giras de Umbanda, videoclipe de “Eu Menti Pra Ela Zé / Eu Ando Triste Ô Zé” de Zeo e Perola homenageia Zé Pilintra
Reviewed by Gustavo Ribeiro
on
12 julho
Rating:
