2023 foi um ano de inserção do underground na cena, proporcionando a chegada de novos artistas, o qual total valem a sua atenção. A VISH relata a estreia oficial do primeiro single e vídeoclipe do coletivo Zipmob, trazendo uma junção única de artistas da região de Tiradentes, Zona Leste de São Paulo.
A primeira aparição do coletivo vem sendo guiada pela junção de talentos da região, que é formado por cinco integrantes e dois beatmakers, entre eles @nojon.zip, @zip_jonts, @majzip, @1000dons.zip, @hud.zipmob, @dvdbrehmer e @staffydj. Girando a chave e iniciando um novo momento em suas carreiras, temos a o grupo expressando suas vivências na estreia do primeiro clipe disponibilizado no canal oficial da Zip.
Nesta ocasião, recebemos Maj, Jonts, Nojon e Hud, além do produtor musical munrá, constituindo o a estreia audiovisual da Zipmob na pista. Em sua junção musical, o coletivo trata de colocar seu estilo de vida em pauta, e com muita sintonia nos relatam visões quentes na obra inédita batizada, "Cherokee".
O som possui instrumental, mixagem e masterização realizados na conta de munrá. O clipe recebe vida com captação de Luan Queiroz, além de ser editado pelas mãos de Nojon. Confira o audiovisual na integra:
Nossa equipe teve o prazer de trocar uma visão direta com os artistas do coletivo, realizando um papo exclusivo com infos por trás do lançamento. Flagre abaixo:
VISH: Para começar, qual a história por trás da Zipmob? Por que este nome?
Zipmob: Eu “Nojon” no caso ja estava marretando alguns sons desde 2019, onde montei um Home estúdio com meu mano Binhoo Boss, ja conhecia o Matheus “Maj” e o Jonatas “Jonts”, parceiros aqui do bairro Cidade Tiradentes Zona Leste de SP, nos conhecemos na rua através do Skate e pixação, trombávamos poucas vezes e numa dessa pondo o papo em dia os mlk “maj e jonts” falou que também estavam gravando uns sons e então armamos uma sesh no meu estúdio, os mlk mandou muito bem em cima de um beat que tinha aqui do meu irmão David “munrá” e assim fizemos o primeiro feat na faixa Giroflex.
Começamos a fazer mais sessões de estúdio, meu irmão tinha dado uma ideia que a faixa ficou muito boa e pq não montarmos um grupo, continuamos fazendo sessões de estúdio juntos, logo após somaram com a gente também o Hudson “Hud” e o Milton “Mildons”. Ainda não tínhamos nome do grupo mas ja tínhamos um grupo de WhatsApp onde dividíamos as ideias musicais, em um certo dia pensando em um nome pra Mob estava trocano a fronha de um travesseiro e fechei o zíper e fiquei pensando naquilo, ZIP logo me veio na mente também os ziplocks de embalagens ilícitas, e pensei porque não zipmob?! Algo que se remete a Ziper ou fechar, de que só cola quem fecha, passei a idéia pro grupo e todos acharam muito foda e assim formou a zipmob.
VISH: Qual a principal visão remete o single "Cherokee", o que podem nos falar sobre a composição e representação da faixa?
Zipmob: A faixa Cherokee surgiu no final de uma sesh onde ja estávamos passando a limpo uma outra faixa, então ela surgiu como um bônus, todos ja estavam bem cansado ja era tarde, ja tínhamos o beat e o maj do nada começou a brincar em cima dele, a diante todos que estavam no estúdio também canetou uma parte e gravamos, foi de uma maneira bem natural e espontânea, fechamos o som meio que do nada, apenas o jonts ja tinha a parte da musica que falava Cherokee decorada então encaixou muito bem, esse som acreditamos que soa bem original pelo fato de ser um beat de drill e cantarmos em uma métrica que não estão acostumados de ver no drill, sem ref de flow ou algo que ja estamos acostumados a ver, isso trouxe um resultado bem original, bem a nossa cara.
VISH: Como fluiu a sintonia entre Maj, Jonts, Nojon, Hud e munrá na criação e produção do single?
Zipmob: O Munrá é nosso produtor e beatmaker, então manda vários Beats para marretarmos, quando estamos no estúdio, acreditamos que quando estamos juntos na sessão a magia acontece, e isso muito de forma natural e espontâneo, essa faixa meio que surgiu do nada e de forma meio que aleatória cada um tirou uma onda do seu jeito e esse foi o resultado.
VISH: Por Que 'Cherokee' foi escolhida para receber o primeiro clipe no canal da mob? Como foi atuarem no vídeo captado por Luan Queiroz?
Zipmob: Justamente por ser uma faixa que surgiu do nada de maneira bem espontânea, visualizamos que não teria dificuldade também para fazer o videoclipe, o Luan no caso tem um gimbal e eu um iPhone 13 ja tínhamos essas ideias dele captar umas parado pro coletivo, até porque todo mundo é amigo, então foi meio que no free style, conseguimos juntar todos da mob, gravamos sem roteiro na laje de casa e umas cenas dentro do estúdio, eu mesmo “nojon” editei e aquele foi o resultado. Ps Ninguém tinha aparecido em um vídeo clipe na vida haha.
VISH: Como se sentem realizando a estreia do coletivo na cena?
Zipmob: Somos um coletivo que ama o que fazemos, que é Rap, e conseguir entregar algo do nosso jeito, por mais iniciante que seja, sabemos que não foi fácil e também sabemos que possível evoluir a partir dali se trabalharmos com foco.
VISH: O que podemos esperar da ZipMob no próximo ano? Podem nos revelar algo?
Zipmob: Temos a nossa primeira mixtape que será lançado agora em janeiro de 2024 com 5 faixas e mais 2 videoclipes dentro deste projeto, em diante trabalharemos em outros singles que já estão prontos, a ideia é tirar da frente o que ja foi praticamente feito para darmos sequencias em musicas novas.
VISH: Obrigado pela participação. Deixe um recado para o público que está conhecendo o trabalho de vocês agora neste momento.
Zipmob: Não estamos fazendo rap para disputar com ninguém, fazemos do nosso jeito porque precisamos nos expressar como artistas.
Veja "Cherokee", o primeiro clipe da Zipmob com Maj, Jonts, Nojon, Hud e munrá.
Reviewed by VISH MÍDIA
on
04 janeiro
Rating: