Funk brasileiro no radar: Duos italianos, Alaia & Gallo e DJs Notwins, se unem a MC Negra Nelly em lançamento de “Fazer”
A música, como toda arte, flui ciclicamente. Não é à toa que, entre tantos gêneros, é fácil se perder nas origens entrelaçadas de suas vertentes, influenciando umas às outras e servindo como combustível criativo para que novos estilos dominem palcos e pistas ao longo das décadas. Quando se trata de Funk e música eletrônica, seus caminhos estão mais entrelaçados do que imaginamos, e essa agradável mistura que tem se propagado por grandes clubes e festivais atualmente nada mais é do que um reencontro de velhos conhecidos.
Esse reencontro não é estranho, afinal, o Funk é música eletrônica. Então, o que leva parte do público dos festivais e raves a se opor à presença do funk nas pistas eletrônicas? Uma possível resposta seria a falta de conhecimento sobre a própria base e cultura do estilo. Assim como o Rock ‘n Roll, a música eletrônica também tem raízes negras e periféricas e teve seu pioneirismo apagado em algumas vertentes. Negar esse passado ou preferir desconhecê-lo gera inúmeros preconceitos. Quando na realidade, o que deveria existir é uma postura política sobre inclusão e diversidade acima de qualquer outra bandeira.
Na contramão, existem artistas do próprio Tech House — estilo com um dos públicos mais resistentes a novas roupagens e conversa entre estilos, inovando e fazendo acontecer a simbiose. O último lançamento da Adesso Music traz essa proposta, com a união dos italianos Alaia & Gallo com a dupla de DJs Notwins para o single ‘Fazer’, com participação da MC Negra Nelly. O resultado é uma mistura envolvente entre funk proibidão melódico, percussão vibrante e bongôs animados. Um pouco de mainstream, um pouco de cultura periférica, lado a lado.
O papo pode ser clichê, mas ainda precisamos reforçar o desejo de ver a música permeando os espaços e cumprindo seu papel social, que é de conectar e gerar identificação, criando movimentos, aproximando classes e diferentes visões de mundo. Pode parecer muito pouco, mas dentro da música, qualquer mínima vibração reverbera.
Ouça agora a track: