O ilustrador brasileiro Matsuda teve sua artwork utilizada no novo single do Lil Tracy e sem os 'devidos créditos', saiba mais
O Brasil tem sido um bom polo de trabalhos audiovisuais, contando com ótimos designers e ilustradores. Colocando essa visão da área em pauta, decidimos abordar um fato tanto quanto único que ocorreu neste ano, envolvendo o artista gráfico mineiro Matsuda, também conhecido como Cyberless Punk e o grande rapper conhecido Lil Tracy.
De modo surpreendente, Lil Tracy, nome marcado mundialmente, o qual tem retomado sua atividade no cenário musical, acabou utilizando uma arte realizada pelas mãos de Cyberless. Inicialmente a arte foi feita como uma homenagem ao artista, e de modo surpreendente, Lil Tracy acabou utilizando a artwork de Matsuda como a capa oficial do single, "Bowser", lançado no mês de fevereiro.
Levantando um problema que acontece em grande escala no cenário da música, sobre pagamento e créditos. A utilização da arte por Lil Tracy não teve nenhum "contato prévio" ou fechado com o designer brasileiro, que apenas se deparou com o uso da artwork nas plataformas digitais do artista norte-americano.
Cyberless não foi pago diretamente pela arte digital criada e usada por Tracy, o designer nos contou mais sobre o caso e ressaltou: "Não posso deixar de dizer que ele não "tentou" pagar, mandei meu email do PayPal pra ele e tudo, tentei até receber pela conta do dhion e não deu certo, o que eu grilei mesmo foi ele não dar um jeito...".
O designer conseguiu ter contato com Tracy através da DM do Instagram, onde indagou sobre o pagamento da arte, mesmo não tendo um retorno financeiro pelo rapper até o exato momento desta publicação. Outro ponto a ser levantado, foi o pedido do ilustrador brasileiro para obter os devidos créditos pelo serviço, solicitando que Tracy ao menos divulgasse a obra e abrisse portas para novos trabalhos do artista, o que também não aconteceu, mesmo Cyberless solicitando essa força diversas vezes.. Segue abaixo prints compartilhados sobre esse contato entre os artistas.
Cyberless segue em atividade, e o acontecimento mesmo que inesperado tem mostrado a qualidade presente nas artes assinadas pelo mesmo. O designer brasileiro segue marcando presença na cena, trabalhando ao lado de coletivos e artistas independentes, possuindo comissões abertas para novos projetos de art para as plataformas, podendo ser o que falta para elevar a sua arte em outro nível.
Acompanhe Matsuda no Instagram e não perca o desenrolar de toda está história. @cyberless.punk
O ilustrador brasileiro Matsuda teve sua artwork utilizada no novo single do Lil Tracy e sem os 'devidos créditos', saiba mais
Reviewed by VISH MÍDIA
on
07 março
Rating: