Após três anos de desenvolvimento, EPIFANIA nasce da necessidade da artista Cristal de inovar e demonstrar sua versatilidade sonora. Inspirada por grandes nomes da Soul Music brasileira, como Tim Maia, Cassiano, Sandra de Sá, Paula Lima e Toni Tornado, Cristal incorpora negritude, orgulho, excelência, amor e comunidade no lançamento de seu primeiro álbum. O projeto foi lançado todas as plataformas digitais pela ONErpm na última sexta-feira (23).
Patrocinado pela Natura Musical, o disco conta com grandes nomes da música brasileira, que contrastam com a imagem tradicionalista dos artistas do Rio Grande do Sul. Ao longo das 11 faixas, é possível perceber a força do Sul na musicalidade negra com o produtor musical MDN Beatz, que também assume a direção musical do projeto. Além disso, o disco conta com nomes como Drik Barbosa, Paulo Dionísio, Bira Mattos, Duda Raupp, Marietti Fialho e Fredi Chernobyl. As irmãs Kenia e Quinara, naturais de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, contribuem como backing vocals, um elemento essencial em trabalhos que exploram a Soul Music.
“Epifania foi para mim exatamente o que o nome sugere: uma revelação, uma explosão de ideias, um pensamento iluminado", comenta Cristal. "Senti a necessidade de me afastar do mundo por um momento e me ouvir, ouvir o que carrego dentro de mim. Os sonhos que tive quando criança, as músicas que ouço enquanto crio fantasias, os discos guardados e herdados da minha família... Eu sou isso: uma mistura de memórias, pedaços meus e histórias que me contaram. Sou um pouco de cada gosto dos meus tios, da minha mãe, dos meus primos, da minha avó. E percebi que até os familiares que já se foram se faziam presentes por meio dos discos de Cassiano, Luiz Melodia, Tim Maia e tantos outros clássicos. É essa voz, essa sensação que eu quero transmitir. Esse é o ‘lugar’ para o qual vou quando me sinto livre”, completa a artista.
Além do álbum, para ilustrar a jornada sonora que EPIFANIA oferece, será lançada uma animação de 20 minutos que narra a história da personagem "Soul" (Cristal), em busca do ritmo que guia sua nova fase de carreira.
O roteiro da animação é assinado por Cristal e o diretor Cleverton Borges. A dimensão de EPIFANIA a é um lugar onde se encontram conselhos e respostas para muitas perguntas, acompanhada por um mentor familiar - uma homenagem a seu tio Doni, “Revisitei o passado para lembrar que sou um pouco de tudo e de todos, que não tenho data nem limite. E, se for preciso voltar para me lembrar de quem sou, voltarei mil vezes para descobrir mil vozes! ‘EPIFANIA’ é como uma foto antiga que nos traz nostalgia, som, cheiro e memória” finaliza Cristal.
Cristal explora a Soul Music em seu álbum de estreia, EPIFANIA
Reviewed by VISH MÍDIA
on
01 setembro
Rating: