Refletindo a dualidade de um mundo digital, antônio lança seu primeiro álbum "amor ou vício, vida ou morte"
Guarde com atenção o nome e a versatilidade do artista antônio. O cantor, compositor e produtor musical de 24 anos, oriundo de Porto Alegre, estudante de música popular na UFRGS e atuante como produtor no estúdio VerseMusicLab junto do coletivo SickSkunkProd está em atividade com um belo projeto que merece a sua atenção.
Iniciando sua trajetória musical em 2019 e, apesar de estar lançando seu primeiro álbum solo, o artista já acumula mais de 2 milhões de streams e 20 mil ouvintes mensais no Spotify. Seguindo em crescimento, recebemos no segundo semestre desta temporada o primeiro disco trabalhado pelo cantor.
Iniciando sua trajetória musical em 2019 e, apesar de estar lançando seu primeiro álbum solo, o artista já acumula mais de 2 milhões de streams e 20 mil ouvintes mensais no Spotify. Seguindo em crescimento, recebemos no segundo semestre desta temporada o primeiro disco trabalhado pelo cantor.
Com uma fusão de gêneros como indie, trap, R&B e pop, antônio se destaca por trazer inovação e uma estética singular em suas canções, que transmitem melancolia e suavidade. Seu álbum nomeado "amor ou vício, vida ou morte." representa uma nova etapa em sua carreira, explorando o amor verdadeiro, repleto de incertezas e emoções complexas, e refletindo a dualidade de um mundo digital onde conexão e solidão caminham juntas.
A obra é ditada por quatorze faixas inéditas, onde antônio conta com colaborações de prodskyline, Duda Raupp, Dawmata, Xarão, Conrado Knorrec, Lywie e MXURN. A parte visual que acompanha as faixas no YouTube conta com um time estrelado contando com Giulia Geyer, Theo Tajes e Jão Paulo Dorneles em sua realização, sendo uma produção da Árido filmes. Confira completo:
O álbum "amor ou vício, vida ou morte" já pode ser escutado nas principais plataformas de streaming. Escute abaixo pelo Spotify:
A VISH esteve em contato direto com antônio, que de modo exclusivo nos revelou detalhes acerca do álbum. Flagre o papo abaixo:
VISH: Para começar, qual seria a principal visão por trás do projeto "amor ou vício, vida ou morte'? Por que o álbum carrega esse titulo?
antônio: a ideia do álbum era contar a história de uma pessoa se descobrindo nesse mundo novo, onde a tecnologia e a informação nos deixam muito próximos e, ao mesmo tempo, muito distantes de todos. nesse contexto, questões como amores e vícios aparecem, e também se questiona a própria diferença entre esses sentimentos. até onde uma paixão vira um vício? acredito que as faixas do álbum são perguntas sem resposta, falando principalmente sobre nossas partes mais íntimas e delicadas, construindo uma história de idas e vindas de uma pessoa e suas relações num mundo contemporâneo. o título veio como uma forma de criar um paralelo entre o amor e o vício, assim como existe entre a vida e a morte, e tentar falar um pouco de todo sentimento que fica entre esses dois polos opostos.
VISH: Quais foram as principais influências ou acontecimentos que te levaram a produzir o álbum?
antônio: o álbum veio de um jeito muito orgânico. tem faixas que eu escrevi em 2022 e outras em 2024. eu tava realmente me questionando sobre todas as mudanças que vinham acontecendo na minha vida e nos meus relacionamentos, e quando vi, já tinha mais de 40 faixas abordando o assunto. a partir disso, o processo foi selecionar as faixas e criar um enredo pros ouvintes poderem viajar dentro da história do álbum de diferentes formas. acredito que as mudanças tecnológicas, a pandemia e todo o contexto político que a gente viveu influenciaram diretamente o material que eu estava criando. principalmente o cenário de porto alegre, afetado por desastres climáticos e um grande descaso político com a população. acho que o álbum fala muito sobre dor e solidão, justamente porque eram sentimentos quase impossíveis de não estar sentindo naquele momento, e era a forma que eu queria registrar isso.
VISH: Sobre os instrumentais, como foi se conectar com diversos beatmakers para a realização da obra?
antônio: na verdade foi bem natural, todos os beatmakers que participaram do projeto são ou conhecidos ou pessoas com quem eu já tinha vontade de colaborar. conforme eu fui recebendo mais instrumentais, fui escrevendo o que eu tava sentindo e, no fim, tudo acabou se encaixando no álbum. fora que a maioria das faixas foram produzidas por mim e pelo Conrado Knorrec, que é um produtor que me acompanha desde o início da carreira e participa do meu coletivo artístico SickSkunkProd.
VISH: Como fluiu a produção do disco? Quanto tempo do inicio das gravações até o lançamento?
antônio: primeiramente, eu comecei a criar a ideia do disco. fui amadurecendo a mensagem que eu queria transmitir, tanto nas faixas quanto nas cores, clipes, comunicação etc. enquanto esse processo rolava, eu seguia sempre gravando de 1 a 3 faixas por semana, no mínimo. chegou um momento que foi só separar o material e compreender o que faria mais sentido de ser colocado junto e apresentado como meu primeiro trabalho autoral. se for contar a gravação da música mais "velha" que aparece no álbum, o processo inteiro levou quase dois anos.
VISH: A obra conta feat único de Xarão, como foi realizar essa parceria e principalmente a escolha pela participação única?
antônio: o xarão é um irmão que não é de sangue que eu tenho. ele também é do coletivo SickSkunkProd. , do qual eu faço parte, e estava do meu lado em momentos muito importantes da minha vida. não tinha como meu primeiro álbum solo não ter a participação dele, além de eu achar que ele é uma das melhores pessoas pra se fazer e pensar música junto.
VISH: O clipe da faixa "ontem" foi liberado neste mês e devemos ressaltar a sua qualidade. Conte nos como foi atuar sob a direção de Giulia Geyer?
antônio: a giulia me ajudou a dar forma ao álbum. desde a comunicação até a direção dos clipes etc. tivemos no mínimo duas reuniões por semana por quase um ano pra chegar nesse resultado. fomos colegas de colégio e ela me conhece desde que eu tinha 8 anos de idade, então o trabalho que ela fez foi muito além de algo prático e profissional. ela me ajudou a descrever sentimentos difíceis e atravessar situações complicadas. me sinto muito feliz de poder trabalhar com alguém que me entende de fato.
VISH: O que está por vir? Pode nos revelar algo?
antônio: já tenho um ep quase pronto pra ano que vem. vai ser um trabalho com um processo completamente diferente desse último e tenho certeza de que vai surpreender quem me acompanha.
VISH: Deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho a partir de agora.
antônio: não esperem nada de mim, além de muita música e arte em geral. não pretendo me prender em nenhuma caixinha e nem me submeter às tendências por vontade de outros. faço música porque eu preciso e porque eu amo. o resto é consequência. cada projeto vai ser único e transparente em relação aos momentos que vivi, vou viver e estou vivendo. meu único objetivo é conseguir sempre trazer elementos diferentes para as minhas narrativas.
Acompanhe antônio no Instagram:
Refletindo a dualidade de um mundo digital, antônio lança seu primeiro álbum "amor ou vício, vida ou morte"
Reviewed by VISH MÍDIA
on
22 outubro
Rating:
