CA$HLINE é um artista emergente que vem conquistando o público com suas letras ácidas e uma sonoridade única que mescla o boombap clássico sujeira dos anos 90 com toques modernos. Dono de um EP de sucesso em seu portfólio, ele está pronto para adicionar um novo capitulo em sua crescente carreira, carregando não apenas rimas intensas, mas também uma mensagem poderosa sobre a realidade das ruas do Rio de Janeiro.
O artista lidera uma estética poderosa dentro do cenário nacional, sendo um dos poucos representantes da cultura Chicana. Mas, afinal o que é a cultura chicana?! A VISH te explica brevemente, os Chicanos, foram grupos compostos por pessoas de origem mexicana nascidas nos Estados Unidos, possuem uma identidade cultural única que mescla elementos da cultura americana com as tradições e raízes mexicanas.
Além de seu talento evidente, CA$HLINE também se destaca por sua conexão com tal estética, que permeia em sua obra de forma sutil e poderosa. Influenciado pela cultura Chicana, o artista traz à tona referências visuais e sonoras que lembram a resistência e a luta pela identidade, algo que se conecta diretamente com a realidade das favelas cariocas.
Assim como o movimento Chicano nos Estados Unidos, que utiliza a arte para denunciar as desigualdades enfrentadas pelos latinos e ressaltar a importância da cultura e da resistência, CA$HLINE faz o mesmo no Brasil, utilizando a música como uma ferramenta de expressão de suas vivências e desafios sociais.
Se destacando no cenário nos últimos anos, CA$HLINE segue correspondendo com trabalhos de alto nível. No ano passado o destaque veio com o EP Real OG, e agora, inicia suas atividades novamente na temporada, trazendo para o público uma obra forte, intitulada "Após o Verão". 13 faixas ditam o ritmo do álbum, onde Ca$hline mostra um novo lado para o público, descrevendo os ciclos que envolveram sua adolescência, com cada faixa mostrando um lado da vida, os aprendizados, os sentimentos, as vivências que teve no verão e pós-verão.
A obra conta com um seleto time em suas participações, tendo feats de Black, Gyylo, Rare, Ogermano, Victor Xamã, Tulinho, Pibara, Dean Blue, AfroGuiu e 2ZDinizz, cada um trazendo uma perspectiva única para o trabalho. Após o Verão já pode ser escutado nas principais plataformas de streaming, tendo distribuição pela MusicPro. Ouça na integra abaixo pelo Spotify:
A VISH trocou uma ideia direta com o artista, que de modo exclusivo nos revelou alguns detalhes acerca do seu corre e a cultura chicana. Flagre mais abaixo:
VISH: Para começar, de onde veio o vulgo Cashline?
Cashline: O vulgo ca$hline surgiu da necessidade de começar levar mais a sério a minha carreira se valorizar escrever uma nova história buscar profissionalizar entregar um trabalho Underground muito bem feito e profissional. Ca$hline significa: linha de dinheiro Alguém que quando pegar pra escrever uma linha vai escrever algo de valor, não só dinheiro mas algo que vai ter um valor. Não vai ser uma linha banal.
VISH: Cashline, você tem se destacado por adotar a estética chicana em suas músicas. O que te motivou a incorporar essa cultura tão rica e marcada por uma história própria?
CASHLINE: A cultura de chicana tem muito a ver com resistência orgulho autoestima e luta contra o sistema opressor racista, essa cultura me devolve uma autoestima que eu tinha perdido me fez começar estudar mais sobre a cultura latina que tem tudo a ver com o nosso país Brasil acho que muita coisa foi apagado da história pelo sistema opressor capitalista e racista.
VISH: Você acredita que, ao trazer a estética chicana para o rap brasileiro, está criando uma ponte entre duas realidades culturais distintas? Como você enxerga esse diálogo?
Cashline: Muita coisa foi apagada da história e a cultura chicana tem Muitas semelhanças com a nossa cultura acho que a opressão que passamos aqui principalmente no meu caso moro no Rio de Janeiro a desigualdade social o preconceito e até mesmo a questão das praias tem tudo a ver com Los Angeles só acho que muita coisa foi apagado da história e o meu intuito é dar continuidade essa cultura de chicana e agregar também coisas da nossa cultura brasileira.
VISH: Existem artistas chicanos/mexicanos que te influenciam diretamente ou que têm uma conexão importante com sua música?
Cashline: Sadboyloko e meu empresário Geninho que vive a cultura há anos no Rio de Janeiro sem ter apoio do movimento mas mesmo assim representou o cholo style e agora comigo nós representamos o cholo style sendo resistência no Rio de Janeiro.
O que o nome "Após o Verão" significa para Ca$hline e como ele relaciona essa ideia com sua adolescência?
Ca$hline:O nome Após o Verão carrega um significado denso. O verão é tipo um filme: praia, rolé, romance... Mas aí a ficha cai: problemas, contas, trampo... e a vida real te dá um tapa na cara", explica Ca$hline. Ele descreve sua adolescência como um ciclo de fuga e ilusão: "Morava num quarto zuado, rato era meu brother, mas no verão eu me jogava na rua, atrás de diversão, mesmo na miséria.
Hoje, com uma visão mais madura, percebo que muitos jovens ainda caem nessa armadilha. O lazer é importante, mas não pode virar fuga. Por isso, criei Após o Verão, um projeto com 13 faixas, cada uma mostrando um lado da vida, os aprendizados, os sentimentos, as vivências que tive no verão e pós-verão.
VISH: Quais são as diferenças entre a visão de Ca$hline sobre a vida antes e depois da adolescência, e como isso é expresso no projeto "Após o Verão"?
Ca$hline: Antes eu não via o mundo como ele é, enxerga a apenas as coisas que aconteciam na minha bolha, via o verão como fuga, hoje eu entendo que fugir da realidade é uma ilusão, não tem como, ou você encara ela ou ela te mostra a verdade da pior forma possível.
VSH: Como foi recrutar as colaborações de Black, Gyylo, Rare, Ogermano, Victor Xamã, Tulinho, Pibara, Dean Blue, AfroGuiu e 2ZDinizz na obra?
Ca$hline: Não sei explicar, Deus da música sabe unir as pessoas em prol da arte, a mensagem é maior que o artista. Todos esses artistas sentiram algo diferente nas guias e a energia fluiu livremente.
VISH: Sobre produções, o que vem por aí? Pode revelar algo para o público sobre seus próximos trabalhos?
Ca$hline: Meu álbum acabou de sair hoje dia 27/3 se chama após o verão é um álbum que eu coloco muita melodia, sentimento, coração em cada rima cada música especial pois fala de uma dificuldade de um problema de uma esperança que vem após a ilusão do verão porque no verão muitas pessoas usam como fuga pra fugir da realidade esquecer os problemas mas quando o verão passa, a pessoa tem que lidar com os problemas com as dificuldades e aí que a dura realidade bate de frente com a falsa expectativa de diversão prazer e entretenimento.
O meu intuito agora é lançar mais 2 discos diferentes ainda esse ano de 2025, alguns feats de pessoas importante na cena.