Skepta, o nigeriano londrino que revolucionou o grime


Joseph Junior Adenuga (nascido em 19 de setembro de 1982), mais conhecido pelo seu nome artístico Skepta, é um artista de grime, compositor, gravador de discos e diretor de música. Joseph disponibilizou seu álbum de estúdio de estréia 'Greatest Hits' no final de 2007, e seu segundo, 'Microphone Champion' em 2009 – ambos de forma independente –, enquanto seu terceiro álbum de estúdio 'Doin 'It Again' saiu em 2011 pela AATW. Seu quarto álbum de estúdio, 'Konnichiwa', foi disponibilizado 6 de maio de 2016, cujo foi muito aclamado pela crítica, ganhando o Mercury Prize desse ano. Skepta tem um irmão chamado JME, que também é rapper e participou da faixa "That's Not Me", que integra o 'Konnichiwa'.

Skepta afirmou que a música "DIY" é o futuro, e disse à revista Time Out: — Eu não sou um rapper, eu sou um ativista.


Sua influência na cultura popular britânica contemporânea se tornou uma peça-chave para a cena do gênero grime, que fê-lo aparecer na lista de Debrett, em 2017, como uma das pessoas mais influentes do Reino Unido.

Carreira

Pouco antes do trio Meridian Crew acabar, em 2005, Skepta, ao lado de seu irmão JME, Joseph Bamber juntou-se ao Roll Deep por pouco tempo antes de se tornarem membros fundadores do selo Boy Better Know, em 2006. Subsequentemente, Skepta se aliou ao MC Devilman, para o DVD "Lord of the Mics 2", que foi condecorado como uma das maiores e melhores apresentações da história do grime. Pouco depois, disponibilizou a mixtape intitulada 'Joseph Junior Adenuga'.

2003-2006: Início da carreira, Joseph Junior Adenuga e Greatest Hits


Skepta é um nigeriano britânico. Ele também é presentador da rádio Julie Adenuga. Skepta era o DJ do trio Meridian Crew, da cena grime de Tottenham, na própria Inglaterra.

No início de sua carreira, Skepta disponibilizou uma série de instrumentais, tendo como os mais notáveis os "DTI (Pirate Station Anthem)" e "Private Caller", sendo que o segundo citado foi single e reproduzido por vários outros membros da Meridian Crew.

Skepta divulgou publicamente seu álbum de estréia 'Greatest Hits' em 17 de setembro de 2007, pelo seu próprio selo Boy Better Know.


2012-presente: Blacklisted e Konnichiwa


Em 2012, Skepta disponibilizou dois singles do seu quarto álbum, "Hold On" e "Make Peace Not War", que entraram para a lista dos 40 principais singles no Reino Unido. O segundo maior álbum de Skepta foi lançado no quarto trimestre de 2011, intitulado 'The Honeymoon', mas foi adiado até 2012. Após uma resposta decepcionante dos dois primeiros singles, Skepta decidiu lançar uma mixtape comprável, intitulada 'Blacklisted'. Disponibilizada em 2 de dezembro de 2012, juntamente com algunas músicas para apimentar um pouco, antes do lançamento.

Em março de 2014, Skepta forneceu um verso para o remix de "Whip Deutsch", de Meridian Dan, e no mesmo mês, ele lançou seu novo single, "That's Not Me", com seu irmão JME, atingindo o número 21 no Reino Unido. O single ganhou o prêmio de melhor vídeo no MOBO Prize de 2014. Ao receber o prêmio, Skepta afirmou que o vídeo custou apenas £80 (80 euros). No final de 2014, Skepta disponibilizou outro single intitulado "It is not Safe" com A$AP Bari. Subsequente a isso, no início de 2015 foi a vez de "Shutdown".

Skepta e outros se juntaram a Kanye West em um show surpresa em Londres, realizando inúmeras músicas juntas. Ele também foi nomeado um dos 50 ingleses mais estilosos pela revista GQ em 2015.
Em 14 de fevereiro de 2016 Skepta disponibilizou sua última música antes do próximo álbum, "Ladies Hit Squad", com D Double E, também do grime, e com o rapper americano A$AP Nast, da A$AP Mob.

Através de uma publicação no Instagram, Skepta anunciou que seu álbum 'Konnichiwa' seria disponibilizado 6 de maio de 2016. 'Konnichiwa' foi, para os críticos, o maior álbum de grime já engendrado, cujo ficou na posição 2 nas paradas musicais do Reino Unido. A disponibilização foi celebrada com uma festa de lançamento um dia antes, em Tóquio, Japão, e transmitida ao vivo no Caldeiras Saloon, apresentando uma performance de todo o álbum com participações dos artistas japoneses Kohh, Dutch Montana, Loota e DJ Riki.

Skepta iniciou sua tour "Banned From America" em 16 de abril de 2017 no Coachella Valley Music and Arts Festival, que cobriria cidades por todo os Estados Unidos e por algumas cidades Europa. A tour teve esse nome [Banned From America] em referência ao cancelamento forçado de sua turnê americana "No Fear", em 2016, em apoio a 'Konnichiwa', quando teve seu pedido de visto relegado para entrar nos Estados Unidos.

Fonte: Wikipedia