Macaul1 & Sem NeuroZ mantém a classe viva no drop do EP "Provocações"


O estado de Minas Gerais, segue sendo um grande núcleo de talentos do rap nacional. Recebemos um lançamento que demonstra isso, na chegada do projeto colaborativo entre o grupo Sem Neuroz & Macaul1.  

Os artistas deram vida ao EP batizado "Provocações" no final do ano passado, deixando a nova década se iniciar com o belo trabalho. Sendo composto por quatro faixas, o material possui uma vibe sem igual, trazendo muita classe nas composições assinadas por Maucal1, G9 e Mosca

A produção do EP tem instrumentais, captação e mixagem na conta de Macaul1, sendo mixado via FormigaMusicFactory. A arte visual tem desenhos por Gian, recebendo arte final e vetorização na conta de Will Martins, com animação via OPlanoB Rec. Escute o trampo na integra abaixo pelo Youtube:


A VI$H teve o prazer de trocar uma ideia direta com um dos idealizadores do projeto. Flagre o papo abaixo:

VI$H: Primeiramente nos conte, como surgiu a parceria entre a parceria entre Macaul1 & Sem NeuroZ? 
Macaul1 fala que conheceu e virou fã do grupo Sem NeuroZ ( formado por Mosca e G9 ) quando chegou na cidade em 2016, com trabalhos lançados desde “Casa da Intera"(2015), singles e o álbum "100 Neuro Z's"(2018) , a dupla conseguiu um conceito e um público alto dentro de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais.


Macaul1: Dentre vários artistas, eles eram os artistas que eu mais me identificava, tanto no estilo de escrita, flow e beats, quanto na maneira de ver as coisas”. Eu também já estava fazendo meu nome dentro da cena da cidade, como Mc, beatmaker e também produtor, construindo meu home estúdio e gravando alguns artistas desde 2018.” Pude conhecer os caras e recebê- los na minha casa quando convidei eles pra um quadro de Entrevistas (2019) que eu e Inquieto MC fazíamos no canal do selo OPlanoB Rec.

 

Tempo depois eu já tinha um som com o G9 e o Inquieto ( Infame - 2019 ) num beat do Tbong (Produtor e Beatmaker do primeiro álbum do Sem NeuroZ ), mais tarde fiz um som com o Mosca  (“Fruity Loops” - 2019/2020 ), e como o contato e a amizade já estavam maiores, acabou surgindo mais músicas, e creio que isso fez com que o Sem NeuroZ animasse e voltassem a querer produzir um projeto um pouco maior e mais forte, daí surgiu o EP. Colaborativo

(2020).


VI$H: Vocês lançaram o EP Provocações. Qual a principal mensagem deseja passar para quem está curtindo este trabalho?
Macaul1: Acho que a real mensagem é ouvir o álbum inteiro e refletir, sua vida como um todo, o ano de 2020, atitudes, amizades, relacionamentos, rever sua auto cobrança perante as coisas, ou até outros assuntos que provoque você mesmo, temas que te façam crescer e refletir.


VI$H: Como foi o processo criativo do EP?
Macaul1: Foi um pouco diversificado, algumas idéias e versos cada um fez na sua casa, outros momentos a gente se reunia, e era bem intenso a troca de assuntos, risadas e diversão, troca de conhecimento acerca de música, arte, provocações do Abujamra e experiências de vida, fora a conexão intensa dos dois como dupla e amigos que se conhecem há tempos, todo mundo estava envolvido dando alguma ideia ou sugestão, tanto nos beats quanto no arranjo das música, testávamos letras, timbres e flows.

VI$H: Os instrumentais do EP trazem uma vibe clássica. Nos relate como foi esse processo de produção feita por Macaul1. 
Macaul1: Os instrumentais e timbres foram escolhidos e estruturados com muito cuidado e carinho.

Da mesma forma que eu tinha um acervo enorme de samples e beats, o Mosca e o G9 também tinham letras e refrões, que daria facilmente para fazer umas 8 ou mais faixas. Lembro de momentos e conversas sobre música brasileira e internacional, violões, grandes compositores e artistas, durante as sessões. Com isso, por coincidência todos os instrumentais contém samples de violão e dedilhados, trazendo classe, pureza de sonoridade e versatilidade nas músicas, que podem ser transformadas em versões acústicas, por exemplo. 


As gravações foram devagar e durante o ano, devido ao tempo de cada um, mas quando acontecia era rápido e certeiro, justamente pela técnica dos dois. Com isso aprendi muito observando-os e ouvindo as faixas depois durante a mixagem.

Eu gravava com eles minhas rimas, mas sempre gravava de novo um take ou outro quando estava sozinho no home studio.


VI$H: A faixa Caprichos do Destino já possui seu clipe na pista. Como foi atuar nas lentes de Rômulo Spuri/Straditerra?
Macaul1: Falo por mim, foi um aprendizado e tanto, pude observar a experiência do Sem NeuroZ diante das câmeras e tentei dar o meu máximo, atuando da melhor forma, ouvindo as dicas e informações. Fomos a alguns lugares da cidade que achamos interessantes, tinha uma lua enorme em cima da gente favorecendo o cenário. Além de toda experiência do Rômulo, sabíamos que estava em boas mãos e que o clipe iria representar bem a faixa escolhida.


VI$H: O que podemos esperar dos artistas em 2021? Pode nos revelar algo?
Macaul1: A gente pretende divulgar bastante o EP. Colaborativo, esperamos interação entre os públicos de cada um, que o trabalho atinja bastante reconhecimento. 

Fora isso, eu tenho alguns sons já com o G9 e provavelmente sairá outros trabalhos com o Mosca e com o Sem NeuroZ, e cada um vai continuar lançando projetos solos e/ou com outros artistas.


VI$H: Ser artista não é fácil. Nos diga como tem sido a caminhada artística de cada um até aqui.
Macaul1: A caminhada até aqui foi bem intensa. Temos bastante criatividade e talento, e ser artista independente não é nada fácil, são muitos erros e acertos.

O aprendizado é diário, as vezes bate um desânimo, misturado com incertezas.

Mas quando a gente escuta ou vê outras pessoas falando e elogiando cada trabalho, é satisfatório, nos faz querer melhorar cada vez mais


VI$H: Antes de finalizar a entrevista, deixe um recado para os fãs musicas que estão conhecendo seu trabalho agora.
Macaul1: A mensagem é que escutem os trabalhos e se gostar manda pros amigos, acompanhe a gente, discuta sobre o que nós falamos nas letras, sobre a forma que foi abordado os temas, e saibam que nós sempre buscamos deixar a nossa arte da melhor maneira possível, e que a cada novo trabalho estamos sempre melhorando algo. Somos totalmente gratos a todas as pessoas que nos ouvem, se identificam e nos ajudam de alguma maneira.

O projeto já se encontra disponível nas principais plataformas digitais. Escute o EP abaixo pelo Spotify: