O Truvart se reinventa com a chegada do primeiro podcast brasiliense sobre arte cultural


O Distrito Federal, possui um vasto cenário artístico e cultural, tendo trabalhos a serem observados em cada canto das cidades satélites. O projeto da Truvart, se encarrega de dar espaço para alimentar o crescimento dessa cena. Nascendo afim de potencializar os trabalhos independentes da região, contribuindo de maneira sincera para a expansão da cultura dentro da comunidade periférica. 

"Criamos o evento pois percebíamos um monopólio cultural muito grande em Brasília, e que faltava um maior apoio para a cena local, e como observamos um grande potencial artístico aqui, queríamos fazer algo que pudesse dar voz e contribuir para a expansão dos trabalhos autorais da cidade." contam os criadores da Truvart

Idealizado pelo empreendedor, produtor cultural, stylist e diretor de arte, Jhonathan H, ao lado do artista e produtor cultural, Humberto, temos a Truvart trabalhando com os olhares voltados diretamente para a arte, moda e música. Antes da pandemia, o projeto realizou três eventos físicos na pista, feitos no Conic (espaço cultural marcante de Brasília), onde reuniu mais de 7 grafiteiros, 8 djs, 5 músicos, 4 grupos de rap, desfiles de moda com marcas brasilienses e feira periférica com mais de 15 empreendedores. 


Como a pandemia mudou o mundo, e a forma em que vivemos, tivemos uma mudança nas atividades da Truvart, que caminhou para o meio mais digital possível, aderindo ao formato das atividades online. Devido a essa mudança, temos em 2021, a Truvart com seu mais novo projeto, mantendo a ideia de expandir a cultura do DF viva, com a apresentação oficial do podcast sobre arte cultural, nomeado Truvacast

O primeiro programa brasiliense deste formato, se encarrega de difundir conhecimento, contando com um convidado especial a cada episodio. Até o momento, o Truvacast possui três episódios lançados, tendo sua estreia com os principais colaboradores do projeto, explicando através de um papo descontraído, detalhes sobre o evento, suas trajetórias no ramo cultural e explicando sobre o novo formato. Confira:


A Segunda edição recebe a presença do produtor executivo Paulo Cavalcante. Dando uma nova visão sobre a vida de produtor. Semblunts MCS, Pxrtela, Puro Suco e Murica são alguns dos nomes produzidos por ele. Abordamos uma conversa com muita troca de ideias e estratégias para divulgar seu hit de forma eficiente, além de abordar sobre produção executiva dentro do cenário musical. Veja:


O terceiro programa, foi ao ar no ultimo sábado (01), trazendo um papo único sobre moda urbana, com dois expoentes fortes do DF, contando com as presenças de Nasson (Artista plástico e modelo) e Gabriel Chapakent (fundador da marca Be Fluid), trazendo muita informação sobre identidade visual e o cenário do streetwear afrobrasileiro.
 

O Truvacast, conta com um novo episodio a cada sábado, chegando às 18 horas no Spotify e Youtube. A VI$H trocou uma ideia direta com os realizadores da Truvart, te deixando por trás de alguns processos do projeto. Flagre abaixo: 

VI$H: De onde a necessidade de criação da Truvart? Conte mais.
Truvart: Observamos que existia uma lacuna muito grande quando se tratava de eventos feito para o público periférico, assim como também, existia uma falta de apoio para os artistas da cena local, e como Brasília tem uma potência artística muito grande queríamos fazer algo que juntasse as necessidades que havíamos observado com o real propósito de impactar a cena cultural da cidade, fazendo um evento feito por pretos com foco na juventude urbana periférica.
 
VI$H: O “apoie o cenário local”, funciona com a Truvart. Como tem sido trabalhar ao lado de artistas independentes do DF?
Truvart: Desafiador, muitos dos artistas não possuem nenhuma estrutura, e ficamos contentes de saber que estamos agregando de alguma forma na vida do artista, dando um palco, dando visibilidade e fomentando a arte local. Então pra gente tem sido bastante recompensador.
 
VI$H: A Truvart explora a cultura em todos os lados. Como enxergam a moda e a arte no DF?
Truvart: Nos últimos anos esse cenário teve um boom, surgindo inúmeros artistas novos, várias marcas novas, e muitos fazedores de arte em geral. Acreditamos muito no potencial de Brasília, somente nos falta ter um olhar mais colaborativo para que possamos crescer e fomentar juntos. Existe muito ainda a ser construído e feito, e a partir do momento em que nos unirmos para um bem comum, a cena vai começar a mudar. E para isso as pessoas precisam ter o entendimento da importância de consumir de marcas independentes locais, de artistas locais e fomentar o que está aqui, em vez de valorizar mais o que tem fora. Mas estamos no caminho para construir essa nova realidade.
 
VI$H: Artistas independentes nutrem a cultura. Cite alguns artistas e trabalhos do DF que tem feito um trabalho de excelência nesse meio.
Truvart: Músicos: Puro Suco, Semblunt mcs, Taliz, Marvyn, Permansio, Aff mídia e As Margaridas.
Artistas visual: Jesso (@ziggystarjesso), Descontrole (@yellow_b0y).
Marcas de roupa: Krant (@krantbr). 
 
VI$H: A pandemia brecou muitos projetos. Visando o mundo atual, como enxergam o cenário musical e da moda daqui pra frente? Quais as novas barreiras a se enfrentar?
Truvart: Tivemos que nos adaptar à nova realidade, e acredito que cada vez mais essa resiliência de se reinventar terá que estar presente pela própria sobrevivência no universo da moda e da música.
 
VI$H: O mundo digital tem sido mais habitado do que nunca. O que podemos esperar de pauta por trás do podcast da Truvart? 
Truvart: Vivências reais de fazedores de arte/cultura de Brasília. Queremos agregar e difundir o máximo de conhecimento através do podcast. Para que as pessoas possam aprender com quem já tem experiência nessa jornada, e conhecer também sobre quem está fazendo acontecer aqui no Distrito Federal. 


VI$H: Pode nos revelar alguns que estarão presente nas próximas edições?
Truvart: No momento queremos dar voz pra quem já trabalhou com o truvart de alguma forma, e queremos intercalar os assuntos para poder abranger o máximo possível, nesse mês vai ter convidado para falar sobre moda independente da cena local, e mais alguns rappers pra falar sobre música, fechando com um podcast sobre fotografia.
 
VI$H: Deixe um recado para o público que está se conectando com o trabalho da Truvart agora. 
Truvart: Sejam muito bem vindos a família #truvart, esperamos contribuir de alguma forma através dos nossos conteúdos aqui, a fim de influenciar e inspirar jovens como vocês a fazerem o seu e a correr atrás dos seus objetivos. Estamos com os canais abertos a sugestões de pautas, convidados e para trocar ideia e nos conectarmos. Brasília é gigante, e vamos mostrar isso pro mundo.

Não perca nenhum episodio do Truvacast no Spotify: