Riko Viana, Vetê e Xavier2bit surpreendem com o lançamento do clipe "Trepadinha"


A cada dia que passa, a originalidade tem sido o diferencial dentro da cena. O novo clipe liberado no canal do artista Riko Viana segue bem essa dica de autenticidade, trazendo o artista ao lado de Vetê e Xavier2bit na estreia do belo clipe nomeado "Trepadinha".

Brincando mais que a brincadeira, os artistas surpreendem na colaboração, tratando de realizar uma mistura interessante de gêneros, unindo a onda marcante da pisadinha com o trap, sem deixar de lado aquela identidade vibrante. O conceito por trás da fusão entre os dois gêneros musicais aparentemente muito diferentes, parte de uma visão peculiar do artista sobre o que é o hip-hop brasileiro e o que abrange essa cultura.

“Na minha perspectiva, todas as vertentes do brega estão no guarda-chuva da cultura hip-hop, quando falamos de hip-hop no Brasil. O brega, tecnobrega, pisadinha e suas vertentes também são músicas populares feitas com pouco recurso, hackeando de alguma forma essa energia urbana plural”, diz o artista carioca.

A música tem produção musical realizada pelas mãos de Xavier2bit, Akadindo e Riko Viana. O clipe representa bem a onda da música, tendo direção e filmagem nas mãos de Guilherme Ferreira, além de receber edição por João Bompet e estilo assinado pelas ideias de André Moraes. Veja abaixo:


Você já  pode ouvir a faixa Trepadinha na sua plataforma de streaming favorita. Escute abaixo pelo Spotify:


A VI$H teve o prazer de trocar um papo direto com os artistas, te deixando por dentro de detalhes exclusivos envolvendo o single. Flagre:

VI$H: Para começar, de onde surgiu essa ideia de unir a pisadinha com o trap? 
Riko Viana: Desde 2019 eu entrei numa nova fase da minha carreira, mais pop, tropical e dançante; comecei essa minha nova era com o lançamento do meu single "Caranguejo". Venho de uma pesquisa e provocação, de misturar Rap/Hip-Hop e suas vertentes, com sonoridades mais nordestinas, com brega pop, fazendo um som dançante, latino, sensual; que eu chamo de "Chamegaria". Na minha visão, o brega, o Tecnobrega, o brega funk, o Piseiro, também estão dentro do guarda-chuva do hip-hop, quando falamos de uma perspectiva brasileira, assim como o samba, o funk, o pagode, também são hip-hop. Há algum tempo eu queria encontrar uma forma de juntar Piseiro com Trap, dois dos gêneros que eu mais tenho ouvido, daí a coisa aconteceu num dia em que eu mal esperava, só veio a melodia, letra na cabeça e rolou de forma muito natural. 

VI$H: Vocês demonstram uma sintonia única. Conte como cresceu essa colaboração Riko Viana, Vetê e Xavier2bit?
Riko Viana: Xavier2bit e eu somos amigos há mais de 10 anos, já fizemos diversos trabalhos juntos, então já rola uma identificação na hora de criar. O Vetê chegou no nosso rolé tem pouco tempo, mas já chegou com o pé na porta. Primeira vez que entrou no estúdio ele já chegou amassando, lançamos uma faixa em que ele canta com outros amigos nossos, chamada "GUCCI", ali Xavier e eu fomos impactados pelo talento dele. Ficamos amigos e passamos a compor mais juntos. Vetê é muito talentoso, fiquem de olho nele! 

VI$H: O ritmo da música encanta. Fale mais como foi o processo de produção e criação da faixa.
Riko Viana: Estávamos vindo de um rolé muito louco entre amigos. Começou numa resenha de aniversário, viramos a noite e fomos parar em Itacuruçá no dia seguinte, kkk. Daí voltamos eu e alguns amigos pra casa, nosso estúdio é na nossa casa mesmo, então resolvemos ouvir um som e ficar de boa, mas chegaram outros amigos com mais bebidas, aí o rolé renasceu. Akadindo também chegou meio que de surpresa, ele é carioca e um amigo das antigas, mas tá morando em Curitiba tem uns anos. Nem estávamos com intenção de fazer som, mas aí o Dindo começou a fazer uma parada com essa levada de piseiro, e eu falei com ele que seria foda juntar com rap, trap, Xavier jogou o molho do trap na faixa, e todo mundo ficou louco com o resultado do beat. Vetê e eu começamos a escrever, Pet foi dirigindo a gente, guiando a composição também, foi uma criação coletiva e muito natural. Quando botamos a voz, sentimos que tínhamos feito algo especial. 


VI$H:  E a gravação do clipe? Como foi trabalhar nas lentes e direção de Guilherme Ferreira no clipe? 
Riko Viana: O Guilherme é um cara muito safo, tem experiência, já trabalhou com grandes nomes da cena, então ele sabe bem o que funciona e o que não funciona. Foi muito bom fazer esse clipe com ele porque ele passou segurança, principalmente pra mim, kkk. Os figurinos ficaram bem da forma que nós queríamos também, o André De Moraes assina figurino e direção criativa, ele é incrível! Tivemos um set muito agradável e divertido, isso pra mim é muito importante pro trabalho andar da melhor forma. 

VI$H: Quais foram as referências responsáveis para a criação de Trepadinha? tanto de cantores da pisadinha quanto de nomes do trap
Riko Viana: Não tivemos uma inspiração em alguém específico, foi uma soma de fatores, soma das nossas energias no momento, de estar se divertindo e só querer fazer um som divertido, sem muita pretensão, com a soma do que nós ouvimos no dia a dia. Entre os artistas de Pisadinha, o que tem feito minha cabeça são Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Barões da Pisadinha, tem também o MC Rogerinho que eu acho genial. Do trap, eu tenho ouvido Borges, NGC Daddy, MD Chefe. Tem um som que eu piro muito também que é do RDD com Agent Sasco, e Dfideliz, "We Go Hard", acho genial também. 

VI$H: O que podemos esperar dos artistas a seguir? Pode nos revelar algo? Teremos mais união entre ritmos daqui pra frente?
Riko Viana: Eu tenho mais alguns singles pra sair este ano ainda, Vetê e Xavier também. A gente compõe e produz junto, então tem bastante coisa chegando. 

VI$H:  Ok. Para terminar, mande um recado tanto para seus ouvintes quanto para os leitores da VI$H.
Riko Viana: O Clima está propício pra uma Trepadinha, tá aberta a temporada de Chamegaria sem moderação! Ouçam Trepadinha na sua plataforma preferida, e vamos meter dança. Só fé.