Os prós e contras de ser um DJ versátil, pela perspectiva de Cris D.

Versatilidade. Na definição via dicionário trata-se da capacidade de ser diverso em suas habilidades, saberes e atividades. Dentro da música eletrônica, a característica sobre ser versátil pode ser empregada de diversas formas, mas especialmente sobre a identidade sonora do artista e sua capacidade de transitar entre estilos e mais que isso, experimentar essas transições para criar momentos surpreendentes dentro de seu set. 

Da forma mais ampla podemos dizer que o DJ versátil é aquele que mescla gêneros sabiamente, desprendendo-se das barreiras estilísticas sim, mas com a confiança e conhecimento que transformarão a escolha em algo coerente. Mas, um DJ que toque só Techno ou só House pode ser muito versátil dentro de suas escolhas, já que somos servidos de um bocado de ramificações que destilam o macro-estilo a outros menores e com características diversas. Há também um quê de versatilidade ao arriscar sons de outras décadas ou que transcende os sons de pista dentro de um set. 

Confuso? Não para estes profissionais. Já que conhecer, estudar, pesquisar e experimentar faz parte da jornada. Há aqueles que são sempre versáteis, outros preferem se manter puristas dentro de sua “filosofia musical” e há quem curta um caminho do meio e diversifique de vez em quando. 

E a pergunta que não quer calar é: quais são os prós e contras de ser assim? Quem responde a questão para nós é o gaúcho Cris D. O jovem artista é super engajado com a música eletrônica no Sul e tem como principal característica a criatividade. Está à frente de alguns projetos como a Beat on Me, além de residências nas festas Sunset Sessions, Mínimo e Cardinals. Versatilidade é com ele mesmo, então, se liga nas dicas: 

Cris D.:

Pró: Ser versátil é não ter limites! A grande parte de você não pertencer a um estilo é que sua case/pen drives vai estar livre para criar. De clássicos do house a tracks impactantes do techno, tudo está ao seu favor, use a criatividade.

Contra: você não é uma salada de frutas, você é versátil! Mas lembre-se, se organizar e passar a mensagem clara é muito maior que colocar coisas sem nexo, tocar tudo de uma vez na noite sem uma leitura de pista pode passar a imagem de confuso do que de alguém que está a não ter rótulos. Seja sempre claro no que faz.

Pró: Onde você pode chegar? Um DJ versátil sempre vai se perguntar isso, quantas festas, labels entre tudo você consegue chegar com seu trabalho. Usando da dica 1 dos prós e elaborando bem esse plano, você pode e muito chegar longe.

Contra: Se prepare que portas podem fechar: algumas labels/clubs tem esse preceito de ser direto na contratação de artistas voltado a somente um estilo e outro, normal em qualquer lugar do mundo, então pode ser sim que isso caia sobre você, mas não desanime, quando uma porta se fecha, uma janela sempre abre.

Pró: Saiba vender seu peixe e muito bem: instagram, tiktok (eu não sou muito fã, rs) facebook, soundcloud estão ao seu favor, quanto mais material versátil, melhor para você mostrar esse talento. No último mês eu fiz três sets totalmente diferente (na manteiga, D-EDGE e Sunset Sessions), recebi um feedback maravilhoso da Mary Olivetti do primeiro, escutei que foi um dos melhores sets que já fiz do segundo e todo dia tem um play no terceiro, moral da história: minha música passando para todos que estão ouvindo.


Contra: A falta de material pode te complicar: o contratante de uma festa de estilo x te vê em um vídeo tocando o estilo y e no seu perfil não tem outro, o que acontece? Não precisa falar mais nada né? Tudo que for material, aproveite.

Pró: Surpreenda! Se na dica 1 eu te disse que você pode sim usar da criatividade, porque não surpreender? “Mas Cris, não é a mesma coisa?” Não! Versatilidade te traz pesquisas absurdas, então faça com que as pessoas lembrem de ti, use uma intro que não tem nada a ver com o set, mas que seja coerente, uma poesia, um hino ou algo que você goste. Uma artista que eu acho demais, chamada Lapax, de Santa Maria, junto com outro que sou grande fã também, Barbo (um casal), gravaram uma intro (vocal dela, produção dele) e eu amei. Feche um set com algo inusitado. É sua hora de surpreender.

Contra: Última dica que pode te ajudar e muito: EU SEI QUE VOCÊ VAI SE COBRAR E MUITO PARA SER VERSÁTIL, MAS DEIXE IR AO NATURAL. Uma cobrança pesada pode, ao invés de te ajudar, atrapalhar, então analise a apresentação, use a sabedoria, pesquise com calma e não se preocupe, você consegue, mas não se cobre ao ponto de não perder esse rótulo.

Acompanhe Cris D. no Instagram & SoundCloud.


Matéria escrita por Maria Angélica Parmigiani