Cantora e compositora com deficiência visual alia música pop e acessibilidade, incluindo áudio descrição nos clipes e nas músicas.
Se você ainda não conhece o trabalho de Amanda Mittz, já está mais do que na hora, afinal, ela é uma cantora que está redefinindo o Pop nacional com sua abordagem inclusiva.
Há alguns anos, Amanda descobriu um tipo raro de glaucoma, o que a fez perder a visão do olho esquerdo. Mas a deficiência visual não a impediu de seguir seus sonhos e hoje, como uma grande artista, tem trazido à cena uma mistura de talento, criatividade e representatividade.
Nascida em Santos e atualmente vivendo no Rio de Janeiro, Amanda cursou música com bacharelado em canto popular, mas foi no Pop eletrônico que se encontrou musicalmente. Ela começou sua carreira com o single "Muito Próximo do Fim", em 2016, após ser contemplada no projeto “Rubber Tracks” da Converse All Star, e desde então tem se destacado no cenário através da mistura de Pop, R&B e elementos eletrônicos.
Em 2021, lançou seu primeiro disco, Acesso Acesso, e em 2022 também mostrou seu talento como atriz, interpretando Laura na novela Todas as Flores. Apesar disso, seu trabalho atualmente está ganhando destaque por conta de outra característica: a inserção de audioclipes em suas músicas.
Audioclipes combinam música, narração e efeitos sonoros para criar uma experiência imersiva, expandindo o significado das suas produções. Um de seus singles de maior sucesso, “Indecente”, lançado no início deste ano, é um exemplo dessa inovação, abordando a sexualidade feminina em um contexto pop e dançante.
Mais recentemente, no último dia 30 de abril, ela lançou “Para Mudar”, faixa que além da obra original, de 3 minutos, também acompanha o audioclipe, com pouco mais de 10 minutos. É uma experiência válida para todos. “Sou uma pessoa com deficiência visual e, desde que me empoderei, tornei isso o conceito do meu trabalho”, disse em uma reportagem para o Extra Extra.
A artista ainda foi escolhida como uma das representantes do Pitch Women’s Music Event 2024 , onde terá a chance de apresentar seus trabalhos de forma online para uma bancada de profissionais do mercado da música, o que trará muitas novas oportunidades para sua carreira.
Além do seu talento inato, muito do seu conhecimento técnico em produção musical tem sido absorvido através da Comunidade de Áudio de Andre SalatComunidade de Áudio de Andre Salata, um dos profissionais do ramo mais gabaritados do Brasil neste quesito, que além de professor certificado pela Ableton, é DJ e engenheiro de áudio.
Essa necessidade de capacitação tem se tornado cada vez mais primordial nos dias atuais para aqueles que realmente querem criar música em um outro nível — e Amanda sabe disso. Portanto, fique de olho nessa poderosa artista. Esse é só o começo de sua trajetória na música brasileira, que ainda promete muito por conta de sua proposta inclusiva e inovadora.