Pablo, conhecido artisticamente pelo vulgo BLO - P, conta com um novo material recheado de qualidade na pista. No último mês, recebemos o rapper e produtor musical de 23 anos, residente de Curitiba-PR, e também co-fundador da gravadora independente Voala Records, aparece nos guiando em direção ao seu segundo single oficial como Mc.
Atualmente BLO - P conta com 3 músicas lançadas, duas delas como produtor e beatmaker, e dois singles como MC, sendo o seu mais recente apresentado durante o último mês. A obra intitulada "Vista-se de acordo com a ocasião", sendo uma faixa que carrega uma crítica à rejeição pelo Rap por parte de amantes e praticantes da música clássica ocidental.
Segundo BLO - P, o Rap vive uma guerra fria com a música em geral, onde artistas e amantes da musica clássica são conservadores com relação ao Rap e suas vertentes, muitas vezes menosprezando o gênero ou até mesmo não considerando "música de verdade". O artista comenta também que até mesmo o Jazz já passou por esse tipo de crítica no inicio do movimento, entretanto hoje em dia o Jazz já é mais aceito pela comunidade musical e até mesmo alguns amantes e artistas de Jazz reforçam esse preconceito com o Rap nos dias atuais.
Por fim, Pablo descreve a composição da track como um "Telefone Vermelho" entre o Rap e a comunidade músical mais conservadora. "O 'Telefone Vermelho' era o único meio de comunicação entre a União Soviética e os Estados Unidos da América na época da Guerra Fria, minha música representa isso neste momento em que vemos ataques da comunidade musical conservadora ao Rap, e poucos tem coragem de combater à altura esse monstro gigante que vive na "Sala", comenta BLO - P.
W1NDU foi o beatmaker responsável por assinar o instrumental da faixa, a qual recebe mixagem e masterização pro Brasileiro, além de capa pelas mãos de Gabriele Peroli. Confira o material completo abaixo:
O single já pode ser escutado nas principais plataformas de streaming. Ouça pelo Spotify:
A VISH esteve em contato direto com o artista, que através de um papo exclusivo revelou alguns detalhes acerca do single. Flagre abaixo:
VISH: Para começar, qual seria a principal visão por trás do single "Vista-se de acordo a ocasião"?
BLO - P: Obrigado pelo espaço! Primeiro de tudo é o direito de assumir a própria narrativa, sem que isso signifique abdicar da identificação de onde você veio. Sou oriundo da cultura hip Hop e sempre serei isso, mas a gente não liga mais pra desempenhar o estereótipo designado pra nós!
VISH: Por que a faixa foi batizada assim?
BLO - P: Vestir-se na real é além do visual, além da roupa, é uma questão de adaptação em diferentes contextos, e quando você acha que está de acordo a ocasião, quando você acha que vai ter o cartão de aceitação nesse ou naquele espaço, se podando de ser você mesmo, sempre irão lembrar "Você pode ser bem vindo aqui...mas não tanto!" Acho que fica claro que tipos de pessoas né. Minas ou manos como eu.
VISH: Esse é o seu segundo single neste ano, como tem sido após sua estreia entregar mais um trabalho na cena?
BLO - P: Tem sido como fazer uma prova de recuperação, depois de ficar o ano letivo inteiro jogando bola! Eu tô desde 2018 compondo e desde 2020 fazendo Beat! Depois de um vai e vem de ideias e sonoridade somados a vida real da correria cotidiana, simplesmente passei a me desapegar do projeto perfeito pra lançamento, eu estava me brecando de muitas coisas e agora tô mais "Costumo amar a imperfeição".
VISH: A faixa conta com produção de W1NDU. Como foi trabalhar ao lado do produtor e beatmaker na realização deste single?
BLO - P: Foi incrível como sempre, ele é meu mentor no Studio e sempre acreditou nas ideias de som que propus pra gente experimentar! O sample da virada de beat eu levei a ele em 2020 pra gente fazer esse Beat e sinceramente, no início ficou horrível, mas 4 anos depois concretizamos o uso do sample num beat absurdo, é necessário voltar ao início.
VISH: A faixa tem em sua entrada um áudio sobre uma polemica envolvendo o cantor Ed Motta e o cenário hip-hop. Qual seria o encaixe/visão desse áudio na entrada do single?
BLO - P: A música rap se tornou o gênero musical mais escutado do mundo, o hip-hop permeia tudo o que tem rolado, seja na moda ou na indústria musical, ou até mesmo no comportamental e não só isso, ele é definitivamente um meio de expressão que foi essencial pras quebradas de todo o mundo e em especial das pessoas pretas. Uma figura de tamanha relevância na música brasileira ecoar um discurso preconceituoso como o dele, reafirma um espaço imaginário de elitismo cultural dentro das próprias expressões artísticas dos pretos. O jazz e o soul nem sempre foram sinônimos de sofisticação ou trilha sonora de fundo pra uma elite sem raízes culturais históricas. Saber falar sobre a parte técnica de um disco não significa que você entenda do disco, tudo são contextos e o hip-hop cobra, assim como ele aceita/acolhe as nossas narrativas.
VISH: O que você tem preparado para a próxima temporada? Pode nos contar algo?
BLO - P: Alguns singles acompanhados de vídeo clipe e um primeiro EP chamado "Nota de Corte", muita coisa boa. Eu e o W1NDU definitivamente somos famintos por isso, criamos pra existir e existimos para criar.
VISH: Deixe um recado para o público que está conhecendo seu trabalho neste momento.
BLO - P: Curitiba tem algo a dizer!
BLO - P explora a relação do Rap com o conservadorismo musical em novo single
Reviewed by VISH MÍDIA
on
01 novembro
Rating: