Sobre o processo criativo, Kroz explica: “Simplesmente um apanhado de faixas gravadas nos últimos meses, num ritmo de produção frenético. Eu fazia os beats e logo em seguida escrevia e gravava onde dava, algumas faixas fora de casa mas a maioria foi na minha sala, sempre de madrugada. O nome “Insônia” vem dessas sessões durante períodos de insônia, e “Kurt” é como os amigos chamam a “Kush”, difícil aguentar insônia de carão”.
Na mixtape, Bruno Kroz explora tanto sua conexão com o Ragga, presente desde o início de sua carreira, quanto sua habilidade no Drill e Grime. Faixas como "Halloween" e "Chama a Polícia Riddim" destacam a influência do Ragga, enquanto músicas como "Karma", "Qual a Lei" e "Cria" consolidam sua presença nos gêneros Drill e Grime. Esse projeto revela uma faceta mais pessoal de Kroz, mostrando seu lado introspectivo e profundo. Para ele, "Insônia Kurt" é um reflexo autêntico de sua vivência como um "nerd cria", um jovem da periferia de Salvador.
A capa da mixtape também merece destaque. Kroz conta que passou sua visão para o artista Meio Feel, que soube captar a essência do projeto rapidamente. Já a contracapa foi inspirada nas capas de CDs de Rap Nacional que marcaram sua infância. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Matesu, parceiro de Kroz em projetos anteriores, como o EP "Ameaça Detectada".
A obra é composta por seis faixas, trazendo colaborações pontuais de Barona e CNZ. "Insônia Kurt" está disponível em todas as plataformas digitais, trazendo uma proposta intensa e autêntica que reflete a personalidade e a trajetória de Bruno Kroz.