O novo álbum da dupla dvsn é um confessional sobre traições amorosas, ouça "Working On My Karma"


A dupla canadense dvsn está de volta na pista com o lançamento de um álbum inédito, intitulado “Working On My Karma”. Formada pelo cantor Daniel Daley e o produtor Nineteen85, a duo de R&B é pertencente à OVO Sound, gravadora do Drake, desde 2015. O projeto também marca o quinto álbum de estúdio dos artistas e contém apenas doze faixas. 

A princípio, dvsn ficou conhecido por percorrer o universo do R&B através de um olhar mais atmosférico e eletrônico. Entretanto, nesse álbum a dupla restaura influências da década de noventa e traz letras explícitas sobre traições e as complicações dolorosas de relacionamentos modernos. Ao invés de tentar moralizar essas situações ardilosas, dvsn tira o peso dos atos e arranja diversas maneiras de justificar atitudes enganadoras. 

O primeiro single do projeto,”If I Get Caught”, é um lembrete egocêntrico de que, para dvsn, a culpa da traição é sempre do traído, e não do traidor. Com um refrão que parece ter sido inspirado em “Down Low”, do R. Kelly, Daniel Daley repete confiantemente "se eu for pego traindo, não significa que eu não te ame" e "não deixe uma coisinha dessa estragar tudo o que nós temos". Além disso, a faixa picou versos da melancólica “Song Cry”, do Jay-Z, e trouxe um ritmo nova-iorquino quebrado que gruda na sua mente logo de primeira.


O álbum também é sobre as consequências de condutas duvidosas e manipuladoras. Em “Stay Faithful”, Daley lamenta ter traído alguém especial com inúmeras mulheres, mas poucas faixas depois, em “Hatin”, ele detesta a ideia de que esse mesmo comportamento fez ele ter sido substituído por outra pessoa. O contraste de ações mesquinhas vem em formato de baladas românticas, como “What’s Up”, em parceria com o icônico grupo Jagged Edge, e “Daniel’s Interlude”. Entretanto, o maior destaque do projeto é “Don’t Take Your Love”, produzido e co-escrito pelo lendário Jermaine Dupri. A faixa balanceia perfeitamente o toque moderno da dupla com as melodias da sample de mesmo nome, da banda The Manhattans.

Os instantes de R&B contemporâneo e sensualidade, já presentes em trabalhos anteriores da dupla, chegam em faixas como "Tired'', "Policy" e “Take It Slow”. “Last Time”, em colaboração com o rapper BLEU, é a combinação de tudo que o álbum expressa, mas é em “Get Even”, quando Daniel Daley revela ser o amante de uma mulher que só está com ele para se vingar da traição que ela sofreu do namorado, que a premissa do projeto é revelada.

O álbum é uma montanha russa confessional do ciclo vicioso e vingativo de traições em relacionamentos monogâmicos. A dupla não tenta esconder ou denunciar o tema, mas sim expor honestamente as complexidades desse tipo de situação. “Working On My Karma” está absolutamente imperdível e merece um espacinho na sua playlist, ouça abaixo: